Arquitetos paisagistas - Setubal: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Arquitetos paisagistas em Setubal

Área servida
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Setúbal – no embalo do Sado a paisagem ganha cores de sonho

A história de Setúbal enlaça-se definitivamente com o rio e com o mar, e com a exploração dos seus recursos, que vem desde os primórdios da humanidade. A pesca ainda conserva alguma importância e os antigos bairros de pescadores são imagem de marca das zonas mais emblemáticas.
A zona ribeirinha, incluindo a bonita Avenida Luísa Todi é um projecto paisagístico emblemático de Setúbal. Outros projectos inovadores se perspectivam, como o Parque Urbano da Várzea, planeado para proporcionar melhor qualidade de vida aos habitantes de Setúbal, enquanto contribui para a prevenção de cheias na cidade, e que irá começar a ser construído em 2020.

Se veio até esta secção da página da homify, provavelmente estará à procura de arquitectos paisagísticos, e nós podemos assegurar que os encontra por aqui. Mas antes de iniciar a sua busca nós gostaríamos que nos acompanhasse um pouco mais. Aqui encontra bastante informação útil acerca de arquitectos paisagísticos e sobre optimizar a sua pesquisa que não vai querer perder!

Arquitectos paisagistas – arquitectos ou jardineiros?

A resposta a esta questão é bastante simples, embora a arquitectura paisagística não o seja no seu todo. Os arquitectos paisagistas não são arquitectos no sentido convencional e muito menos jardineiros. Mas então o que são, pergunta o leitor neste momento?
A arquitectura paisagística é uma disciplina que munida de vários recursos em áreas diversas, se dedica a adaptar a paisagem à medida humana.
Através da gestão, do planeamento e da preservação dos espaços livres, urbanos ou naturais, os arquitectos paisagísticos (ou paisagistas) são capazes de harmonizar as áreas plantadas com as zonas construídas para tornar a paisagem mais agradável e harmoniosa para a vivência humana.
Para levarem a cabo estes objectivos, os arquitectos paisagistas contam com uma formação de nível superior, que incide sobre uma vasta gama de conhecimentos, de entre os quais se destacam a meteorologia, a geografia, a biologia vegetal, a arquitectura e a arte.
O trabalho destes profissionais cruza-se frequentemente com o dos arquitectos no objectivo de harmonizar as construções planeadas com a paisagem envolvente, sendo muito frequente haver estas duas categorias profissionais num projecto de uma construção, seja para habitação, comércio, indústria ou outra qualquer aplicação humana.
Por motivos óbvios, também tem de haver uma estreita colaboração com os jardineiros, que serão os profissionais responsáveis por dar forma real aos planos desenhados pelo arquitecto paisagista para as áreas verdes dos projectos. 

O que faz na realidade um arquitecto paisagista?

Já temos vindo a falar sobre as funções dos arquitectos paisagistas, mas é preciso especificar um pouco mais:

  • Fazem planos de organização da paisagem. Podem fazê-los para uma casa, para um empreendimento ou para toda uma região, dependendo das necessidades e do objectivo dos clientes;
  • Fazem a integração das estruturas construídas na paisagem. Podem fazê-lo na paisagem natural, quando a construção está rodeada por ela, mas o mais normal actualmente é que façam essa harmonização com a paisagem urbana envolvente e simultaneamente com a natural, se a houver;
  • Planeiam, executam e supervisionam a recuperação de paisagens destruídas por eventos diversos (incêndios, inundações… );
  • Criam paisagens para parques urbanos, jardins públicos ou privados, ruas, entre muitas outras. Podem contratar as equipas para as executar e supervisionam todos os trabalhos de execução;
  • Estudam as patologias da massa vegetal e traçam planos para a recuperação das espécies que a compõem;
  • Procedem à qualificação e requalificação de paisagens urbanas, fazendo toda a planificação necessária;
  • Avaliam o impacto paisagístico das construções, movimentações de terras, e outras intervenções necessárias e decorrentes das actividades humanas.

Como aplicar a arquitectura paisagista em Setúbal?

Se há cidade que merece carinho e cuidado paisagísticos é Setúbal. Quem tem um negócio, uma empresa ou uma ou uma habitação nesta cidade pode contratar um arquitecto paisagista para o ajudará a enquadrar o projecto na envolvência, valorizando-o e ajudando a melhorar a paisagem onde se insere, de acordo com as várias características da zona, com as suas ideias, e outras recomendações ou restrições existentes.
Esta acção além de valorizar o imóvel vem também cumprir com o desígnio social e humano, de tentar sempre melhorar o meio onde está inserido. É importante melhorar a imagem da cidade como um todo, e a contratação de um arquitecto paisagista para tratar do exterior da sua construção, do seu jardim ou pátio, é um pequeno passo para isso!

O paisagismo como projecto da especialidade num projecto de uma casa

O paisagismo pode na realidade ser considerado como um projecto da especialidade e pode ser exigido na fase de licenciamento do seu projecto de arquitectura.
O projecto de arquitectura paisagística vai ter um papel preponderante na correcta integração da construção na paisagem envolvente, e muitas vezes é necessário entregá-lo para aprovação antes do início da construção.
Nestas situações os arquitectos ou os gabinetes de arquitectura costumam solicitar a intervenção de um arquitecto paisagista. Este profissional é muitas vezes um colaborador regular da empresa, mas também pode ser recomendado ao cliente para contratação ou ser contratado directamente por este.

Arquitectos paisagistas em Setúbal

É muito fácil encontrar arquitecto paisagísticos em Setúbal e nas redondezas. A grande quantidade de empresas e de serviços concentrados na região atraem negócios – e este é um deles. Mas pode não os encontrar logo ao virar da esquina, a não ser que já os conheça, e mesmo nesse caso nunca é bom ficar com a primeira empresa que se encontra.
Para encontrar o profissional ou a empresa certa para o seu projecto de paisagismo é preciso fazer uma pesquisa cuidadosa por vários meios.
Pode e deve prosseguir aqui pela homify, seleccionando imagens que o inspirem e lhe façam querer ter algo parecido. Depois de guardar as suas imagens preferidas num livro de ideias pode contactar os profissionais que as produziram ou deixá-las para mais tarde mostrar ao profissional seleccionado. Na homify encontra centenas de profissionais e os seus projectos mais notáveis à distância de um click, e só tem de se inscrever na nossa plataforma!
Mas não deve cingir-se à homify. Faça também pesquisa através de palavras-chave nos motores de busca mais utilizados (Google, por exemplo) e nas redes sociais (LinkedIn, Facebook, Instagram… ), onde a maioria das empresas hoje em dia já tem uma forte presença (e onde, além dos profissionais, também pode encontrar opiniões sobre o seu trabalho). Junte à pesquisa na internet os fóruns de discussão sobre assuntos da casa. Num tom mais tradicionalista, ouça também as opiniões e recomendações de familiares e amigos.
Contratar um arquitecto paisagista da sua região pode ajudá-lo a poupar, pois estes profissionais conhecem os melhores parceiros da região para realizar o seu projecto, podendo fazer parcerias que lhe permitirão pagar menos. Por outro lado as deslocações dos trabalhadores ao local do projecto ficam substancialmente mais baratas.

Pesquisar imagens relacionadas