Arquitetos paisagistas - Santarem: Encontre os profissionais ideais | homify

0 Arquitetos paisagistas em Santarem

A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Arquitectos paisagistas em Santarém

No coração do Ribatejo, situa-se a bonita cidade de Santarém, capital de distrito com o mesmo nome. A cidade tem, aproximadamente, 29 mil habitantes e raízes muito antigas. 

A agricultura e a agropecuária são o pilar da economia em Santarém. Não é, todavia, uma cidade anacrónica. Tem, pelo contrário, equipamentos modernos e boas infraestruturas que asseguram a qualidade de vida da população. Cabe mencionar que, em Santarém, o custo de vida é bastante sedutor, sobretudo por oposição aos grandes centros urbanos.

Entre os pontos de interesse do concelho incluem-se a Capela de Nossa Senhora do Monte, a Sé Catedral, o Mercado Municipal, a Fonte Mourisca e, claro está, os espaços naturais como o Jardim das Portas do Sol, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e a Reserva Natural do Paul do Boquilobo.

Se procura um arquitecto paisagista em Santarém, anote as informações que incluímos neste texto e saiba como encontrar um profissional na sua zona.   

1. O que fazem os arquitectos paisagistas?

Os arquitectos paisagistas são os profissionais responsáveis pelo planeamento, gestão e manutenção do território. A função primeva de um arquitecto paisagista é lidar com o embelezamento holístico de um lugar. Nas cidades portuguesas, que cresceram, muitas delas, de forma rápida e desordenada, o papel dos arquitectos paisagistas é cada vez mais importante para criar espaços verdes que promovam o bem-estar da população. No entanto, estes especialistas também abraçam muitos projectos residenciais e privados.

O trabalho de um arquitecto paisagista começa pelo entendimento das especificações dadas pelos clientes e dos desafios colocados pelo local onde o projecto se desenvolve. De forma a dar uma resposta adequada, o arquitecto consulta outros profissionais que possam vir a estar envolvidos no projecto: jardineiros, biólogos, silvicultores ou designers. Depois de fazerem o estudo prévio com o plano geral do projecto, algumas simulações e uma estimativa orçamental básica, os arquitectos paisagistas, mediante a aprovação do cliente, procedem ao projecto de construção que é muito mais abrangente, na medida em que surge acompanhado por um orçamento detalhado e por todos os pormenores de construção: iluminação, sistema de irrigação, pérgola, piscina, zona de refeições ao ar livre e/ou de estar, vedação, revestimentos, e assim por diante. Em linhas gerais, o design do jardim passa pela criação de um plano de distribuição das zonas de jardinagem, de plantio e recreativas.

2. Quais são os principais compromissos de um arquitecto paisagista?

De um bom arquitecto paisagista, espera-se o seguinte:

  • Desenvolvimento de projectos de paisagismo e apresentação de mais do que uma proposta aos clientes. Hoje em dia, com o uso de softwares 3D, os arquitectos paisagistas – e outros profissionais das áreas da arquitectura, do design e da construção – têm a possibilidade de mostrar mais do que uma solução para determinado espaço, dando aos clientes algumas opções e permitindo que estes vejam de forma ultra-realista como a área vai ficar depois de intervencionada. Através destas ferramentas, podem-se, por exemplo, experimentar diferentes layouts, acabamentos ou cores.
  • Depois de os clientes darem luz verde, o arquitecto paisagista deverá supervisionar a obra, tendo em conta o projecto, os prazos de entrega e o orçamento.
  • O arquitecto paisagista poderá – e deverá – alocar a mão-de-obra necessária à execução do projecto, libertando o cliente dessa tarefa.
  • O profissional deverá comunicar activamente com o cliente, pondo-o a par dos progressos e das vicissitudes da obra.
  • Um bom arquitecto paisagista dará uma garantia em relação ao trabalho prestado. A garantia pode variar em termos de duração.

3. O que distingue o arquitecto paisagista do jardineiro?

Arquitectura paisagista e jardinagem: o que é que as diferencia? Há, ainda, alguma confusão entre ambos os conceitos, o que é normal visto que se cruzam em alguns aspectos.

O arquitecto paisagista é, como o próprio nome indica, um profissional formado em Arquitectura Paisagista, um curso muito abrangente que tem como objecto de estudo a paisagem e a relação da mesma com o Homem. Trata-se de uma ciência muito específica que, não obstante, implica uma abordagem multidisciplinar que se cruza com as humanidades, as ciências sociais e ecológicas, as ciências naturais e, sobretudo, as biológicas e geológicas. O curso tem, como não podia deixar de ser, uma vertente artística e arquitectónica.

Os jardineiros, por seu lado, dedicam-se à plantação e à manutenção dos jardins, podendo colaborar com os arquitectos paisagistas nas partes plantadas dos projectos. Estes profissionais podem também enriquecer a formação através de cursos que são, por norma, de curta duração. Os jardineiros conhecem bem as características das plantas e as doenças e pragas que as podem afectar, os tipos de solo, os métodos de irrigação e o melhor tipo de vegetação mediante o clima de determinada região. É oportuno terem sentido estético para saberem combinar as plantas entre elas e enquadrá-las no espaço em que elas se inserem.

4. Porquê contratar um arquitecto paisagista?

Valorização do imóvel: a intervenção de um arquitecto paisagista no exterior de uma casa aumenta o valor da mesma em cerca de 15%, o que é uma grande mais-valia se, mais tarde, ela for vendida. Além disso, o trabalho deste profissional valoriza o imóvel do ponto de vista estético e melhora o bem-estar e o conforto dos proprietários que poderão desfrutar de um espaço ao ar livre bonito, funcional e bem organizado.

Visão mais abrangente: os arquitectos paisagistas têm um conhecimento abrangente e uma visão de conjunto que um leigo não tem. É-lhes fácil detectar os problemas e, pelo contrário, o potencial dos espaços e optimizá-los ao máximo, fazendo as escolhas certas a vários níveis.

Personalização: estes profissionais consideram as necessidades e as expectativas dos clientes e conseguem criar espaços à medida dos mesmos, sem esquecer o próprio cunho criativo e diferenciador.

Acesso a boas oportunidades: os arquitectos paisagistas têm acesso a produtos exclusivos e a descontos aos quais os clientes comuns não têm. O investimento neste serviço pode levá-lo a poupar em muitas outras coisas.

Poupança de tempo: o facto de não ter que estar presente ao longo da obra porque tem quem o faça por si é uma grande mais-valia. O projecto de execução de um jardim implica a tomada de muitas decisões e a gestão de vários profissionais. É preferível confiá-lo a quem sabe.

5. O que devo considerar antes de contratar um arquitecto paisagista em Santarém?

Antes de contratar um arquitecto paisagista em Santarém, pondere os pontos que se seguem:

  • Analise com atenção os portefólios de alguns arquitectos paisagistas em Santarém. Escolha os seus preferidos e entre em contacto com os profissionais por eles responsáveis para marcar reuniões com os mesmos.
  • Aproveite os encontros pessoais para transmitir a sua ideia para o projecto – pode levar imagens que ilustrem a sua visão -, para colocar dúvidas, para abordar a questão do orçamento e para conhecer melhor o tipo de profissional que tem à sua frente.
  • Pergunte se é possível visitar jardins ou outros espaços exteriores projectados pelo atelier. Ver ao vivo é sempre melhor!
  • Procure as opiniões deixadas pelos antigos clientes. Se o feedback for positivo, não há motivos para acreditar de que o seu projecto não correrá bem. Por outro lado, também pode aproveitar para ver como o profissional reagiu a um comentário ou avaliação menos positiva.
  • Peça mais do que uma estimativa orçamental. Ficar-se pela primeira proposta é um erro. Reúna, pelo menos, três orçamentos para comparar os valores praticados pelos profissionais da sua zona. Não se fixe apenas nos preços. O alcance do serviço prestado também é importante.
  • Certifique-se de que todos os profissionais imiscuídos estão protegidos por um seguro de acidentes de trabalho e que esse ponto vem salvaguardado no contrato.

6. Onde posso encontrar um arquitecto paisagista em Santarém?

Há várias formas de encontrar um arquitecto paisagista em Santarém. Deixamos-lhe, abaixo, algumas sugestões:

homify: na nossa plataforma, partilhamos consigo uma panóplia de projectos nas áreas da arquitectura, do design, da decoração e da construção. Todas as imagens que encontra na nossa galeria estão creditadas, o que significa que é fácil aceder aos nomes dos profissionais por elas responsáveis. O nosso propósito é dar a conhecer os melhores projectos nacionais e as empresas que estão por detrás deles. Desta forma, fazemos uma ponte entre os profissionais e os nossos leitores. Note-se que cada profissional tem o seu próprio perfil dentro do nosso site onde partilha os trabalhos que executa, bem como os contactos. Nesse mesmo perfil, há uma etiqueta verde onde se pode ler “contactar”. Ao clicar sobre ela, abre-se uma caixa de mensagens através da qual pode alcançar a empresa em questão sem sequer sair da página.

Online: hoje em dia, a Internet é um dos mais importantes “espaços” de promoção e de publicidade para um profissional. Se não encontrar o profissional que pretende na homify, expanda a sua pesquisa para o Google e para as redes sociais. Nestas últimas, pode fazer uma publicação a pedir uma recomendação aos seus contactos/seguidores. O LinkedIn é, também, uma boa opção. Trata-se de uma rede social só para negócios onde muitas empresas e profissionais autónomos se divulgam.

Lojas de jardinagem e de construção e estufas: visite estes locais onde os arquitectos paisagistas se abastecem e pergunte aos funcionários se conhecem alguém na área. Algumas destas lojas podem até prestar o serviço de que precisa.

Amigos e familiares: indague junto dos seus amigos, familiares e colegas, sobretudo dos que já recorreram a este profissional. 

Recomendado: 

Pesquisar imagens relacionadas