Arquitetos paisagistas - Santa Maria Da Feira: Encontre os melhores profissionais | homify

2 Arquitetos paisagistas em Santa Maria da Feira

Área servida

Contexto socioeconómico da cidade de Santa Maria da Feira

Santa Maria da Feira é uma cidade com história e com um passado muito relevante para Portugal. Há vários monumentos como, por exemplo, funerários – as mamoas, bem como os castros (povoações fortificadas) pré-romanos ou romanizados, são os vestígios que nos levam a viajar no tempo, mais especificamente até ao IV-V milénio, antes de Cristo.

O império romano trouxe as vias romanas, construídas por necessidades comerciais e militares, sendo que, hoje em dia, ainda são bem visíveis os traços de vias e pontes dessa época. 

E esses marcos do passado, que denotam uma excelente conservação, enriquecem e preservam a beleza paisagista de Santa Maria da Feira. 

Vila da Feira, como era conhecida até ser elevada a cidade, em 1985, tem vindo a ter um crescimento bastante positivo, em termos demográficos. A sede de município conta com 139 312 habitantes (censos de 2011). O facto do seu perímetro urbano pertencer à Área Metropolitana do Porto, ao distrito de Aveiro, à região Norte e à antiga província do Douro Litoral, tem acabado por fomentar a procura desta cidade em termos habitacionais, sem falar da grande atração turística. 

Em 2019, o Presidente da Câmara apresentou um orçamento ambicioso, que se situa na casa dos 70 milhões de euros, sendo que uma grande parte do investimento será alocado para a reabilitação da rede viária do concelho, numa extensão aproximada de 100 quilómetros. O que demonstra uma grande preocupação em desenvolver e crescer com a cidade. 

Neste sentido, esta cidade medieval tão apaixonante deve ser respeitada, tanto em termos arquitetónicos como urbanísticos. Como tal, a contratação de um arquiteto paisagista é mais do que uma recomendação, para que exista uma harmonia entre o passado, o presente e o futuro, sem nunca esquecer os seus objetivos e desejos. Mais à frente, iremos perceber como pode pôr o seu projeto em prática, tanto a nível particular, como comercial. 

Quais são as principais razões para contratar um arquiteto paisagista?

As razões para contratar um arquiteto paisagista são muitas e variadas. Mas em qualquer dos casos, o recurso a este especialista é mais do que recomendado:

  • Para começar, permite que tenha o seguro profissional necessário para um projeto de desenvolvimento externo;
  • A experiência profissional permite ter uma ideia mais clara do seu projeto, antes de iniciar a obra;
  • Saberá se o projeto é viável ou não e qual é o orçamento que precisa para planeá-lo;
  • Um arquiteto paisagista também oferece a oportunidade de ajustar o seu projeto e conhecer os materiais certos, as cores apropriadas e o mobiliário de exterior certo para usar. Neste sentido, otimiza o potencial do seu espaço ao ar livre e, portanto, cria um exterior sublime, satisfazendo as suas necessidades, expectativas e, mais importante, vai ao encontro do seu orçamento;
  • Finalmente, graças ao conhecimento do mercado, o arquiteto paisagista irá ajudá-lo a encontrar preços mais justos, para a compra do equipamento de jardim necessário, bem como para a escolha dos restantes profissionais (jardineiros, eletricistas, etc), que cuidarão da obra a ser concretizada.

Mas afinal o que é um arquiteto paisagista?

Como o seu nome sugere, um arquiteto paisagista é um profissional especializado em paisagismo e em espaços verdes. Ninguém pode reivindicar este título, sem ter as qualificações necessárias. 

Note que, graças às habilidades que possui, este especialista é capaz de criar todos os tipos de jardim (jardim paisagístico, jardim vertical, jardim mediterrâneo, etc.). 

Os seus serviços são bastante versáteis, já que visam responder a particulares, mas também a entidades maiores, como municípios, parques, jardins, etc.

Como escolher um arquiteto paisagista, em Santa Maria da Feira?

Seja em Santa Maria da Feira, no Porto, em Aveiro ou em qualquer outra vila ou cidade de Portugal, os critérios para escolher o seu arquiteto paisagista serão exatamente iguais. 

Como deve imaginar, os profissionais são numerosos no mercado, por isso, é conveniente fazer uma boa escolha para encontrar o arquiteto paisagista certo.

Neste sentido, tome nota dos aspetos  a considerar: 

  • As habilidades e a experiência do arquiteto paisagista vêm em primeiro lugar. É essencial ter certeza de que o trabalho será bem feito e em conformidade com os padrões requisitados;
  • Além deste critério, também será necessário ter em conta as conquistas já realizadas pelo especialista. Não hesite em pedir para ver algumas delas, através do seu portfólio;
  • Peça, no mínimo, 3 orçamentos de profissionais especializados na área. Assim, poderá comparar preços, duração do projecto e outros detalhes, permitindo que realize o melhor negócio;
  • Pesquise muito. É fulcral que peça recomendações, contactos a amigos ou familiares. Procure saber mais informações na internet, há muitas plataformas de conversa ou grupos, em redes sociais… Enfim, hoje em dia, é muito fácil aceder à informação que deseja;
  • Não se esqueça da homify! Através da nossa plataforma, tem acesso a arquitetos paisagistas fiáveis, onde pode averiguar diretamente o trabalho e o feedback de clientes. Além disso, pode filtrar diretamente por Santa Maria da Feira obtendo, assim, apenas os profissionais da cidade ou das imediações.

Que vantagens tem ao contratar um arquiteto paisagista de Santa Maria da Feira?

Caso o seu projeto seja na área de Santa Maria da Feira e residir nesta cidade, as vantagens em contratar um profissional local são mais que muitas: 

  • o arquiteto paisagista conhece a realidade socioeconómica da cidade;
  • apresenta parcerias com vários fornecedores na região, agilizando os contactos ou obtendo preços mais acessíveis, quer de materiais, quer de mão de obra, caso seja necessário contratar outros especialistas;
  • pode reduzir custos de deslocação, tanto suas como do profissional.

Quanto custa um serviço de arquitetura paisagista?

É difícil darmos valores certos, já que tudo dependerá do tipo de trabalho, bem como dos materiais, o custo da mão de obra, etc. Todavia, pode contar com algo entre os 25 e 75€ por metro quadrado, para o desenvolvimento de um jardim. 

Aconselhamos que peça, diretamente, um orçamento a um arquiteto paisagista, já que os valores referidos são estimados.