Arquitetos paisagistas - Cascais: Encontre os melhores profissionais | homify

4 Arquitetos paisagistas em Cascais

Área servida

Cascais e o Paisagismo da Linha

Cascais é uma das zonas mais concorridas da Linha. É comum ouvirmos esta expressão, que no fundo, representa a ligação ferroviária que interliga os concelhos de Lisboa, Oeiras e Cascais. Inicia-se na estação do Cais do Sodré e termina na estação de Cascais, percorrendo o Rio Tejo e a faixa costeira da cidade de Lisboa. 

Pelas suas características naturais e paisagísticas, esta cidade enfrenta uma popularidade entre portugueses e estrangeiros, desde o século XIX. O fenómeno do turismo em Portugal, que se tem vindo a registar nos últimos anos, não passou ao lado de Cascais. Inclusive tornou-se um dos principais destinos do País, chegando a ter começado a ser cobrada uma taxa turística, nas dormidas locais, à semelhança de populares cidade Europeias, como é o caso de Veneza.

Cascais, a vila portuguesa, sede do município homónimo, totaliza cerca de 210 625 habitantes, distribuídos por uma área de 97,40 km2. Geograficamente, encontra-se no extremo sul-ocidental de Lisboa, limitada por Sintra, Oeiras e o Oceano Atlântico. Encontram morada mais privilegiada, à desta cidade?

Parque Natural de Sintra-Cascais

A maioria do património natural de Cascais, situa-se na região poente e insere-se no Parque Natural de Sintra-Cascais. O maior parque do concelho, estende-se do limite norte do concelho de Sintra, na foz do Rio Falcão, até à Cidadela de Cascais. A serra de Sintra, elemento dominante, e a sua orla marítima, constituem um ponto de interesse ecológico e cultural, devido às suas características geomorfológicas, florísticas e paisagísticas. 

Criado em 1994, enquanto Parque Natural, o Parque Natural Sintra-Cascais tem 14.583 hectares e é o habitat de mais de 200 espécies. Residente, ou não residente, de Cascais, se ainda não teve a oportunidade de passear por este magnífico parque, aconselhamo-o, vivamente, a fazê-lo!

A paisagem de Cascais não se define apenas pelo Parque Natural Sintra Cascais. Convidamo-lo, a visitar também, as outras cinco unidades de paisagem de Cascais, Abano-Penha Longa, Outeiro de Fontaínhas, Vale das Ribeiras, Costa do Sol e, claro, a paisagem Urbana, que se foi constituindo a partir da década de 60, integrando os maiores centros populacionais do município. 

O que é o Paisagismo?

O Paisagismo, ou Arquitetura paisagista, é a arte de conceber um projeto, planeamento, gestão e preservação de espaços exteriores, urbanos ou não, de forma a promover micro e macro paisagens. Entende-se por micro paisagem, os detalhes paisagísticos que compõem a paisagem no seu total (a macro paisagem)! O Arquiteto paisagista é o profissional que leva a cabo este trabalho de projetar os espaços verdes e tudo o que interfere na paisagem externa das edificações. 

Porque deve contratar um Arquiteto Paisagista em Cascais

Valorização da sua casa – Com a intervenção de um Arquiteto paisagista, não só estará a investir no embelezamento da sua casa, mas também a aumentar o valor do seu imóvel. Uma casa, que tenha sido alvo de um projeto de paisagismo, valoriza cerca de 15%!  

Optimização do espaço exterior – Não atribua o espaço exterior da sua casa apenas ao seu cão. Esta zona, com um enorme potencial por m2, deve ser aproveitada por toda a família! Já pensou em criar uma zona de refeição, ou lazer, abrigada, no seu jardim? A utilidade do espaço exterior, não é, necessariamente, sazonal!

Coordenação da obra – Ao adjudicar esta obra a um Arquiteto paisagista, adjudica também todas as preocupações inerentes. Comunique-lhe as suas necessidades e gostos, e deixe que ele trate do resto!

Harmonia do espaço – Nada como um olho de arquiteto paisagista para planear a funcionalidade do seu espaço exterior. Este profissional irá, não só criar um espaço harmonioso com todos os seus elementos, mas também considerando o estilo da sua casa!

Conhecimento de espécies autóctones e exóticas que se adaptam ao clima de Cascais – Espécies autóctones, ou espécie nativa, são as naturais de um determinado ecossistema ou região. Quando uma espécie não se encontra no seu habitat natural, ou seja, é introduzida pelo Homem em determinado local, é chamada de espécie exótica para aquela região. Um Arquiteto paisagista saberá conjugá-las, no seu espaço, e no clima húmido, com verão seco e temperado da zona de Cascais. Considerando, sempre, os gostos do cliente! Por exemplo, nas costas graníticas da serra de Sintra, dá-se a florestação de pinheiro e eucalipto, e, também, espécies invasoras como as acácias. Já nas zonas calcárias, área mais aplanada de Cascais, a vegetação é composta, essencialmente, por bosques de carvalho-cerquinho e zambujais. 

Onde encontrar um Arquiteto Paisagista em Cascais

Pode fazê-lo da forma tradicional, e pedir referências aos seus amigos, colegas, familiares e conhecidos. Pode, também, adaptar esta prática aos dias de hoje e fazê-lo através de uma publicação no Facebook, Instagram ou LinkedIn. O que importa é encontrar um profissional competente com quem se identifique. 

Comece por fazer uma pesquisa de projetos de paisagismo e, depois, entre em contacto com o responsável. Na internet e com a rapidez de propagação de conteúdos, sabemos como, por vezes, pode ser difícil encontrar a autoria de determinada imagem. Para dar resposta a este problema, todas as imagens que irá encontrar na homify, estão ligadas à página do profissional que as concebeu. Crie uma conta e experimente criar um livro de ideias de jardins. A partir daí, conhecerá os Arquitetos paisagistas responsáveis, e poderá enviar-lhes uma mensagem, diretamente pela homify!

Quanto custa contratar um Arquiteto Paisagista em Cascais?

Um orçamento para uma obra de paisagismo é altamente variável. Varia consoante os m2 do espaço, o profissional responsável ou atelier, o local da intervenção, a magnitude da obra, etc! Para ter uma ideia de como poderá ser orçamentado este trabalho, geralmente é feito por m2 e por percentagem dos custos totais. Isto é, se tiver um espaço de 60m2 e a estimativa de custos for 300€ por m2, o valor do serviço prestado será uma percentagem dos 18 000€. O mais indicado será pedir um orçamento a um profissional da zona de Cascais, ou regiões próximas, como Sintra! Inspire-se nestes 10 exemplos de paisagismo na entrada de casas!