Arquitetos paisagistas - Braga: Encontre os melhores profissionais | homify

4 Arquitetos paisagistas em Braga

Área servida

Braga – a cidade e a paisagem

A história da cidade de Braga é longa e ascende aos milhares de anos. Dizer que esta região faz parte do núcleo duro que fez nascer Portugal, não é mais do que fazer jus ao seu passado tão rico.
Numa região habitada como cidade, desde a Idade do Bronze, o ser humano há muito que vem transformando a face de Braga à sua medida, com obras arquitectónica e adaptações dos terrenos envolventes. Quintas antigas e monumentos históricos, com impressionantes jardins, marcam a paisagem com o profundo cunho da intervenção humana… Falamos, por exemplo, dos parques e jardins do Santuário do Bom Jesus do Monte (cuja estrada serpenteante que permite apreciar a encantadora paisagem veio da mente brilhante do Arquitecto Paisagista Ilídio Araújo) ou do Jardim de Santa Bárbara, no centro histórico (ladeado pelas paredes do Paço Episcopal).
Mas Braga é hoje uma cidade jovem, a mais jovem do país na realidade e, por isso, não se fica pelos jardins antigos e pelas intervenções históricas, no que diz respeito ao paisagismo. Em 2007, a envolvente do Estádio Municipal de Braga foi galardoada com o Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista, numa homenagem ao trabalho de Daniel Mangana Monteiro, que envolve a impressionante obra arquitectónica de Souto Moura.
A relação desta cidade, com a arquitectura paisagista, é privilegiada desde sempre e é um excelente ninho para profissionais de alta qualidade, nesta área.

Que formação tem um Arquitecto Paisagista?
Um arquitecto paisagista tem, no mínimo, uma licenciatura em Arquitectura Paisagista, feito numa Universidade. Esta licenciatura proporciona uma formação abrangente, apoiada nas artes, nas ciências naturais e físicas e nos estudos aprofundados da evolução da paisagem, para capacitar os profissionais a fazerem o planeamento, o posicionamento, a construção e a gestão da paisagem intervencionada, melhorando o bem-estar das populações e aproveitando, racionalmente, os recursos naturais.

O que faz um Arquitecto Paisagista?

Em termos gerais, podemos dizer que os arquitectos paisagistas estudam e planeiam a paisagem, procedendo ao ordenamento dos seus diversos elementos, com o objectivo de favorecer o equilíbrio ecológico, observando os aspectos biofísicos, estéticos, económicos e sociais da região onde esta se insere. 

O arquitecto paisagista tem conhecimentos de agricultura e biologia, conhecendo as necessidades fisiológicas das plantas, as características do seu desenvolvimento e as suas necessidades ambientais. Por outro lado, este profissional também estudou os ecossistemas e a relação das populações com eles, para além de história da arte e da relação do Homem com a beleza, ao longo das eras.

Isto traduz-se num conjunto de actividades bastante diversificadas, de entre as quais salientamos algumas, embora todas se traduzam na organização e desenho da paisagem, segundo critérios variados:

  • Planos de organização da paisagem em grande escala, para ordenamento territorial e integração de várias actividades humanas;
  • Projectos de integração de estruturas construídas na paisagem;
  • Recuperação de paisagens destruídas por eventos diversos;
  • Criação de paisagens para recreação e melhoria da qualidade de vida (jardins, parques urbanos, etc);
  • Levantamentos de patologias e respectivos planos de recuperação de espécies;
  • Execução e implementação de planos de gestão paisagística;
  • Planeamento para qualificação da paisagem urbana;
  • Avaliações sobre o impacto paisagístico;

Vantagens de contratar um arquitecto paisagista

  • Planificação – estes profissionais vêem o espaço como um todo, na perspectiva de um sistema vivo e dinâmico, conseguindo ter uma visão abrangente do conjunto, localizando áreas problemáticas e determinando o potencial inerente. Desta forma, criam soluções sistemáticas que se traduzem num plano estruturado para a intervenção, que inclui o estilo, os materiais, as espécies a utilizar, entre outros detalhes.
  • Valorização do edifício – ao contratar um arquitecto paisagista, vai conseguir áreas exteriores ajardinadas mais harmoniosas e belas e uma melhor integração das vivências interiores e exterior, podendo aumentar o valor da sua casa em cerca de 15%.
  • Soluções adaptadas a cada cliente – um arquitecto paisagista vai criar soluções adaptadas à sua casa, ao seu terreno e à envolvente da construção. Vai fazê-lo tentando respeitar, ao máximo, as suas expectativas e gostos.

Quanto custa contratar um arquitecto paisagista

É muito difícil estabelecer um valor certo porque a amplitude dos projectos é muito diferente. Cada um vai precisar de uma atenção específica e há situações e terrenos mais complicados do que outros.
Por outro lado, o valor vai variar em função daquilo que contratualizar com o profissional, podendo ir da simples criação do projecto à execução total do trabalho, incluindo fornecimento de materiais e contratação de equipas para a sua implementação.
É também importante saber que, muitas vezes, os arquitectos paisagistas trabalham em parceria ou na dependência de empresas de jardinagem, pelo que o valor do seu trabalho será incluído no preço do projecto contratado.
Dito isto, estamos a falar de um trabalho especializado, que se pode revelar moroso, pelo que não será (provavelmente) barato mas, face às vantagens expostas, de certeza que valerá o esforço financeiro.

Há arquitectos paisagistas em Braga? Como posso encontrá-los?

Sendo uma cidade com tanta ligação a esta área da arquitectura e tendo a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro por perto, a formar profissionais, naturalmente que há vários arquitectos paisagistas a trabalhar em Braga!
Para os encontrar, basta uma pequena pesquisa aqui no site da homify mas, se não encontrar o que procura, pode tentar encontrar profissionais em cidades próximas, para evitar o aumento dos custos inerente ao aumento da distância entre o projecto e a empresa.
A sua pesquisa deve incidir sobre empresas que forneçam os serviços que procura e com a estética que aprecia mas, não se esqueça de que estes são profissionais competentes e versáteis, capazes de lhe apresentar soluções em que nunca tinha pensado, pelo que não negue imediatamente uma empresa, sem expor o seu caso e sem pedir um orçamento.

Posso incluir o projecto de paisagismo no projecto de construção da minha casa?

Pode, e em muito casos deve, pois o projecto de arranjos exteriores e paisagismo é um dos projectos da especialidade a entregar para aprovação na Câmara Municipal aquando do licenciamento da sua casa.

Normalmente, nestes casos, o arquitecto paisagista vai trabalhar directamente com o seu arquitecto para lhe apresentar uma solução abrangente.