1,185 Arquitetos paisagistas

Área servida

O que faz um arquiteto paisagista

O arquiteto paisagista trabalha em espaços exteriores, tanto em espaços públicos, como privados. É o responsável pela gestão do projeto, como pelo parecer final dos trabalhos.

O processo de trabalho de um arquiteto paisagista abrange os seguintes serviços:

• Para um trabalho de foro público, o profissional toma conhecimento do convite à apresentação de propostas da comunidade em questão e prossegue, entre outras coisas, para as pesquisas topográficas, de modo a concorrer;

• Se for um trabalho para um particular, o arquiteto paisagista identifica o pedido do cliente, as suas expectativas, mediante a região, o ambiente e as condições do cliente;

• Procede a uma análise paisagística do local que irá desenvolver, bem como ao diagnóstico, identificando as soluções técnicas mais justas aos problemas e constrangimentos impostos pelo ambiente;

• Elabora todos os documentos que definem os pré-projetos e o projeto final, textos e imagens: esboços, planos de layout, esboços de perspetiva, entre outros. Faz as medições, os planos de nivelação e plantio;

• O arquiteto paisagista é, ainda, responsável pelos documentos administrativos necessários para o projeto: cláusulas legais, regras de licitação, documentos de compromisso. Os planos técnicos das terraplenagens, redes de irrigação e infra-estruturas também são da sua responsabilidade;

• Além da implementação de um projeto, o arquiteto paisagista também pode intervir no campo da consultoria, estudos, ensino e pesquisa.

O arquiteto paisagista pode exercer a profissão em diferentes valências: como liberal, num escritório de design, em serviços municipais ou autoridades locais, em grandes empresas, em instituições de formação, associações ou ONG… Sem dúvida que, é uma profissão polivalente e em crescimento, já que é dada cada vez mais importância à área, tanto em termos urbanísticos de municípios e particulares.

Como encontrar o arquiteto paisagista certo? 

Estamos convictos que nunca foi tão fácil encontrar um arquiteto paisagista, pois a homify funciona um pouco como as páginas amarelas da era moderna. Através da nossa plataforma tem acesso a uma vasta lista de contactos. Basta aceder ao separador “profissionais” e afunilar a sua pesquisa através do seu código postal ou área servida. Depois só lhe resta escolher o arquiteto paisagista, entrar em contacto e pedir-lhe gratuitamente um orçamento.

Por outro lado, terá, com certeza, na sua cidade, escritórios de arquitetura paisagista, com uma vasta equipa de profissionais, com quem poderá trabalhar.

Finalmente, se, em algum momento, viu um projeto de arquitetura paisagista que tenha gostado, pode sempre procurar o profissional que o tenha executado, de modo a entrar em contacto com o próprio.

O que deve ter em conta antes de contratar um arquiteto paisagista?

Coloque o seu projeto por escrito. Antes de entrar em contacto com um profissional, faça uma lista de todos os seus desejos para a realização do seu jardim ou exterior. Defina prioridades, avalie o seu orçamento e, se necessário, divida o seu projeto por prioridades. É uma forma de ajudá-lo a decidir se consegue levar a cabo o projeto sozinho ou se precisa de contratar uma empresa de paisagismo.

Depois de pensar e avaliar todos os elementos, bem como de colocá-los no papel, terá uma visão geral mais clara sobre como criar o layout, antes de entrar em contacto com o arquiteto paisagista.

A verdade é que por detrás das belas fotografias de revistas de jardinagem, muitas vezes esquecemo-nos que houve antes grandes trabalhos e obras, até chegar ao resultado final. Sem falar das somas astronómicas, por vezes, investidas.

Questione-se (muito) – quem irá gerir o trabalho e providenciar a entrega de materiais? Sozinho ou com a ajuda de um arquiteto paisagista? Um arquiteto? Quem vai acompanhar o processo? Pretende fazer algum trabalho sozinho? Sabe cavar, cortar árvores, escolher as plantas adequadas à sua região e mexer a terra? Como se vai livrar do entulho? Então, deve informar-se junto do seu município. Existem cabos ou canos que passam por baixo do solo do seu jardim?

Enfim, um arquiteto paisagista saberá aconselhá-lo, de acordo com os seus gostos, as suas intenções, o estilo da sua casa e o ambiente em que se encontra. Também será um mentor, entre toda uma equipa multidisciplinar de profissionais.

Quanto custa um arquiteto paisagista?

Não é um serviço barato. Mas será que mesmo assim não vale a pena fazer mais um esforço financeiro, para ter uma casa ou um espaço comercial harmonioso e em consonância com o estilo definido? Por mais boa vontade que tenhamos em fazer, o trabalho de um profissional especializado fará sempre a diferença.

Tente encontrar um profissional da sua área servida, assim, evitará custos de deslocação. Recomendamos que peça sempre entre 2 a 3 orçamentos diferentes, para comparar preços, duração, serviços, entre outros. 

Procure investigar sobre as empresas ou o particular e peça o portfólio, para evitar más surpresas. Através da homify, tem acesso a arquitetos paisagistas portugueses fiáveis, onde pode analisar o trabalho, ler comentários e ter algum feedback sobre o trabalho executado, através de fotografias dos projetos.

De que outros profissionais precisa para o exterior da sua casa

Jardineiros: Os jardineiros andam de mãos dadas com os arquitetos paisagistas, uma vez que executam e concretizam grande parte do projeto. Além disso, a longo prazo, poderá contratar os serviços de um jardineiro para a manutenção do seu jardim ou de outro espaço exterior.

Eletricistas: Caso opte por apostar num projeto luminotécnico no exterior, o trabalho de um eletricista será primordial. Não vale aventurar-se nesta área, porque más ligações elétricas podem ser perigosas, tendo em conta que existe contacto com a água. Mas claro que, pode sempre optar por uma iluminação solar, além de ser prática é mais económica.