257 Arquitetos em Vila Nova de Gaia

Área servida

Características da arquitetura de Vila Nova de Gaia 

Na margem sul do rio Douro, face a face com o Porto encontramos a cidade de Vila Nova de Gaia. Com fundas raízes na História de Portugal, a região já seria populosa antes do país existir com esse nome, e hoje em dia o município é o mais populoso da zona Norte, fazendo parte da chamada área Metropolitana do Porto. 

Vila Nova de Gaia é uma cidade vibrante, conhecida pela sua indústria, pelas empresas de vinho do Porto, pela sua componente cultural e pelo turismo. 

Devido à sua antiguidade a cidade está cheia de monumentos das mais variadas épocas, e a sua zona histórica, na encosta do Douro, espelha-se com a do Porto, numa notória semelhança das tipologias dos edifícios antigos. Esta zona tão característica, um pouco votada ao abandono depois da construção da ponte D. Luís I, tem nos últimos 14 anos sofrido uma requalificação que projetou a zona no futuro, sem perder de vista o seu fascinante passado. Nesta zona, a par de materiais modernos, os acabamentos das áreas públicas privilegiaram para os acabamentos o granito, que ali esteve desde sempre, e os edifícios habitacionais têm tentado seguir a mesma lógica, mantendo o seu aspeto exterior. Os antigos armazéns de vinho do Porto são uma parte importante, muito característica, que ocupa uma larga percentagem desta área, e que tenta manter a estética criada a partir 1756 quando Vila Nova de Gaia foi feita depósito geral dos vinhos do Douro, por decreto real.

No resto da cidade o moderno impera, com bairros de construção recente e prédios de habitação da segunda metade do século passado, lado a lado com antigas casas senhoriais. 

Como exemplo de arquitetura moderna no seu expoente máximo temos a Torre Plaza, criada pelo Arquiteto Regino Cruz, um edifício de 17 andares para escritórios, voltada para a margem norte, em frente ao Porto, que se caracteriza pelo intenso uso do aço e do vidro. Este edifício de 2006, com as suas extensas superfícies envidraçadas implanta-se de forma leva na paisagem, embora dificulte a sua visualização a partir da rua, e dos seus andares superiores permite uma vista deslumbrante sobre a cidade do Porto que se estende até a mar.

Restrições à construção em Vila Nova de Gaia 

As principais restrições são à construção no núcleo histórico da cidade. Ali a própria Câmara Municipal incentiva à reabilitação, muito mais do que à construção, para manter a identidade e os valores patrimoniais da cidade, sendo da responsabilidade dos proprietário manter o arranjo estético da edificação.

Em caso de construção nova, por impossibilidade de reconstrução existem algumas imposições em termos dos materiais a usar, mas sobretudo da integração do edifício na envolvente antiga. Em qualquer local da cidade, bem como em todas as cidades do nosso país, uma construção nova, ou uma reabilitação que implique obras de vulto, nomeadamente na fachada, carecem de um projeto aprovado pela câmara, e é nessa fase que vai saber em concreto que imposições e restrições existem para o seu projeto em específico. Nas zonas habitacionais mais recentes as restrições não são tão evidentes e construir uma casa moderna é bem mais fácil, embora perca o charme das construções antigas e muito provavelmente a vista sobre o rio e a margem norte, que tanto atraem o olhar com o seu ar castiço e tradicional.

Porquê contratar um arquiteto de Vila nova de Gaia? 

Um profissional estabelecido na região poderá dar-lhe o melhor apoio e as melhores soluções para o seu projeto, sem incorrer em vetos por parte da câmara. Ele deverá conhecer as regras melhor do que qualquer outro e poderá aconselhar os melhores materiais. Um arquiteto de Vila Nova de Gaia irá elaborar um projeto, seja de reabilitação ou de construção nova, que se integre bem na envolvente, sobretudo nas zonas históricas, e conhecerá os fornecedores e empreiteiros certos para conseguir os materiais e as técnicas adequadas à área. Isto não significa que outro profissional de outra região não o consiga, simplesmente será mais fácil para alguém que conheça bem a região e as suas idiossincrasias. 

Encontrar o profissional perfeito para o seu projeto pode não ser uma tarefa fácil, mas a homify põe à sua disposição um grande número de contactos de profissionais, tanto de Gaia, como de áreas próximas, para lhe facilitar a tarefa!

Quanto custa construir ou comprar uma casa em Vila Nova de Gaia? 

A resposta a esta pergunta é muito variável, claro. Os preços de casas e apartamentos variam não apenas de área para área, como de bairro para bairro. E dentro de cada bairro pode ter preços diferentes em função da qualidade dos materiais utilizados. 

Tendo em conta o forte turismo, e o seu desenvolvimento nos últimos dois anos, e a própria densidade populacional, os preços de venda de habitações prontas a habitar atingiram este ano valores médios acima dos 1000 Euros por metro quadrado. Este valor inclui na sua maioria habitações de gama mais baixa, o que indica valores elevados em zonas consideradas mais apelativas, embora se situe bem abaixo dos valores praticados nas cidades mais caras, como Lisboa. 

Os terrenos para construção têm valores na ordem 170 euros por metro quadrado, em média, e uma casa para recuperar totalmente na zona antiga (pequena casa devoluta) pode exigir valores à volta de 70000 Euros. 

A taxa de Imposto Municipal sobre imóveis em Vila Nova de Gaia é de 0,45% para 2017. Este valor é elevado, aproximando-se da taxa máxima legal, o que aumenta o custo das habitações nesta cidade.