Arquitetos - Viana Do Castelo: Encontre os profissionais ideais | homify

44865 Arquitetos em Viana Do Castelo

par-do
par-do é um atelier de arquitectura formado por Sofia Parente e André Delgado.
Valdemar Coutinho Arquitectos
Valdemar Coutinho Arquitectos é um atelier de arquitetura, urbanismo, design e engenharia civil fundado por Valdemar Coutinho
Graphite Arquitectura Sociedade  Unipessoal, Lda
A NOSSA HISTÓRIA Fundada em Julho de 2016, surge da evolução da anterior denominação, Insight-Arquitectura que conta com
C & C architects  - ARQUITECTURA E SERVIÇOS
Quem somos A C& C architects, é uma empresa em plena evolução e ascensão, e que pratica Arquitectura há praticamente
PROD Arquitectura & Design
 PROD é um atelier de arquitectura e design industrial situado em Viana do Castelo.
Arq. Duarte Carvalho
Arquitecto, licenciado pela Universidade do Minho em 2007, colaborou, primeiro como arquitecto estagiário na Câmara Municipal
feedback-studio arquitectos
FEEDBACK STUDIO ARQUITECTOS is an Ibero American partnership architecture office based in Portugal. Founded in 2006 by Joana
sérgio rocha.arq
Sérgio Rocha.arquitecto é um atelier/oficina de idéias estruturado para execução e materialização do projecto na área da
MIA arquitetos
O MIA arquitetos foi fundado em 2009, pela arquiteta Filipa Frias, após ter estagiado e trabalhado como arquiteta e arquiteta
Office of Feeling Architecture, Lda
OFFA_ Office of Feeling Architecture apresenta-se como um atelier de arquitectura e design, inserindo-se no mercado com
OGGOstudioarchitects, unipessoal lda
A OGGO STUDIO ARCHITECTS é um atelier de arquitetura com especial foco em projectos de habitação, sejam eles moradias unifamiliares
Limit Studio
limit É o fim e o início.  É o momento charneira.  É o lugar entre. É o não-lugar.  É 2, ou 3 lugares (ao mesmo tempo).
Arqvoid - Arquitetura e Serviços, Lda.
A Arqvoid é um gabinete de arquitetura, sediado em Vila do Conde desde 2009. Transformar e potencializar vidas e negócios
Pedro Ferreira Architecture Studio Lda
Pedro Ferreira Architecture Studio é um atelier de arquitetura sediado em Portugal com projetos a decorrer na Europa, Africa
OBRA ATELIER - Arquitetura & Interiores
OBRA ATELIER - Arquitetura & Interiores é uma marca criada em 2004 e registada em 2010, que desenvolve serviços integrados
MCSARQ
A MCSARQ dedica-se exclusivamente a projectos singulares e personalizados na âmbito da Arquitectura e Arquitectura de interiores
Atelier 72 - Arquitetura, Lda
FILOSOFIA Somos uma equipa com mais de dez anos de experiência na elaboração de projetos de arquitetura nas mais variadas
SOLE ATELIER, LDA
O gabinete “Solé Atelier, Lda – Arquitectura, Design Interiores, Urbanismo, Consultoria e Obras” , foi fundado no ano de

Viana do Castelo - uma cidade com grande património

A cidade de Viana do Castelo é capital de distrito e uma das mais belas cidades do litoral português. Afastada da capital portuguesa, vê poucos turistas, comparativamente a outras maiores cidades do litoral português, mas este facto é consequente da sua localização e não propriamente das suas potencialidades.

Este concelho do Alto Minho conta com 85 445 habitantes (2011), está subdividido em 27 freguesias, numa área que se estende a 319,02 km².

A história de Viana do Castelo é muito densa e profunda. A povoação de Viana recebera Carta de Foral de Afonso III de Portugal, em 18 de julho de 1258, tendo passado a chamar-se Viana da Foz do Lima. Também destacamos a sua participação nos Descobrimentos portugueses e, mais tarde, na pesca do bacalhau. Viana enriqueceu-se com palácios brasonados, igrejas e conventos, chafarizes e fontanários que constituem uma herança patrimonial digna de visita. 

Assim, a cidade de Viana do Castelo é considerada uma “Meca da Arquitetura”, graças aos vários e importantes nomes da arquitetura portuguesa contemporânea, que assinam equipamentos e espaços da cidade. Neste sentido, há que fazer jus a esta riqueza patrimonial, procurando um arquiteto à altura desta cidade. A homify traz-lhe toda a informação para encontrar um arquiteto Vianense, que tratará da sua casa como ninguém. 

Viana do Castelo: preços (terreno e IMI)

No início de 2018, no concelho de Viana do Castelo houve uma proposta de redução que aponta para a fixação do imposto em 0,37% - uma redução de 18 pontos percentuais relativamente à taxa máxima, definida por lei em 0,45%. Este novo valor aproxima-se do limite mínimo apontado para 0,3%. 

Quanto ao preço por metro quadrado de venda em Castelo Branco, este rondava, em 2018, os 808/m². Um valor que está entre os mais elevados do país, embora não se compara aos 1254/m² do Porto, por exemplo. 

Por que deve procurar um arquiteto?

Está a pensar construir uma casa? Pretende reabilitar o seu apartamento ou moradia? Quer ampliar a sua casa? Enfim, seja qual for a obra que pretende concretizar deve procurar um arquiteto. 

O arquiteto é o profissional necessário em qualquer escala construtiva, pois não só domina os métodos de construção, como também estuda a teoria do espaço, os efeitos psicológicos que este pode causar, as estratégias de conforto ambiental, explora o potencial do terreno, consegue administrar e conter gastos, como detém essenciais as ferramentas para transformar a sua casa numa verdadeira obra de arte. De facto, a arquitetura não é apenas construção, mas é também Arte. 

Além disso, o arquiteto ajuda a transformar as suas ideias e pensamentos, realizando uma obra que atenda às suas necessidades.

Posto isto, o arquiteto é um dos únicos profissionais que participa em todas as etapas e acompanha as obras do início ao fim. O seu trabalho pode começar na avaliação do terreno, passar por toda a fase executiva e terminar na especificação dos detalhes da construção, como a iluminação, os pisos, os revestimentos ou a escolha do mobiliário.

Neste sentido, deve ver a contratação de um arquiteto como um investimento a curto e longo prazo.

O que ter em conta na contratação de um arquiteto em Viana do Castelo?

A contratação de um arquiteto não pode ser feita de forma aleatória, deve haver rigor e bom senso, para não ter más surpresas ao longo do projeto. Reunimos algumas dicas para ajudá-lo a escolher um bom arquiteto:

  1. Não tenha pressa para contratar o arquiteto: como diz o ditado popular “a pressa é inimiga da perfeição”, por isso, só deve contratar um arquiteto quando se sentir seguro. Dedique tempo para conversar com vários arquitetos (três pelo menos), tire todas as suas dúvidas. Embora possa estar ansioso para ter a sua casa pronta, vale mais esperar mais um breve período e fazer a mudança apenas quando o espaço estiver entre as mãos de um bom profissional.
  2. Confira a especialidade do arquiteto: pode parecer uma dica óbvia, mas nem sempre nos lembramos de pesquisar a especialidade de quem estamos a contratar.
  3. Explore as características do escritório de arquitetura: o arquiteto tem um local de trabalho para recebê-lo ou faz home office? Trabalha sozinho ou tem uma equipa estruturada para executar o seu projeto? Tem bons fornecedores e profissionais especializados? Em conversa tente perceber como funciona a empresa, para que o seu projeto seja realizado com o maior sucesso. 
  4. Esclareça as suas dúvidas: este é o momento em que pode perceber como é o profissional que está diante de si e esclarecer todas as dúvidas. Tente conhecer ao máximo quem é o arquiteto que está à sua frente, como é que trabalha e que tipo de relação terá ao longo da obra. Fale das suas expectativas, apresente as suas referências e conte a sua história, fazendo com que ele entenda o seu perfil. Não sinta vergonha de perguntar, afinal, o profissional está ali para ajudá-lo e disponível para explicar o que não compreender. Veja as características dos escritórios. Aconselhamos-lhe a analisar o ambiente de trabalho e a decoração do escritório do arquiteto, pois estes pormenores dão a entender um pouco sobre o perfil do profissional. 
  5. Entenda como o profissional trabalha: pergunte alguns pontos específicos sobre o seu trabalho, analise a forma como ele apresenta o projeto, a disponibilidade que tem para fazer alterações do projeto inicial, se o acompanha durante as visitas às lojas de decoração para comprar os itens, se apresenta uma boa relação com outros profissionais que estão envolvidos na obra, como os carpinteiros, canalizadores e eletricistas. Enfim, questione sobre o seu procedimento de trabalho e veja se gosta dessa metodologia. São pequenos detalhes, mas que farão toda a diferença na contratação de um bom arquiteto.
  6. Converse com outros arquitetos (mais de uma vez, se necessário): não se deve precipitar e contratar o primeiro profissional que visitar. Converse com mais arquitetos antes de fechar um negócio, visite mais gabinetes de arquitetura e ouça o que têm a lhe oferecer. Este passo fará com que a sua decisão seja mais acertada. Se persistirem dúvidas, não tenha receio ou vergonha de pedir uma nova reunião com o profissional – e, não, não será obrigado a contratá-lo apenas porque agendou várias reuniões. 

Onde encontrar um arquiteto em Viana do Castelo?

Na página da homify é muito fácil encontrar projetos inspiradores e os profissionais por eles responsáveis. Todas as fotografias que compõem a galeria da homify estão devidamente creditadas, basta clicar nelas para ser encaminhado ao respetivo profissional. 

De facto, a homify dá-lhe a conhecer milhares de profissionais portugueses das mais diferentes áreas da arquitetura, construção civil, design de interiores ou decoração, permitindo fazer a ponte entre os leitores e eles. Assim a nossa plataforma tem sido um veículo de transmissão, que tem facilitado imenso a procura e a relação cliente/profissional.

Por isso, se precisar de encontrar um arquiteto em Viana do Castelo, basta filtrar as palavras-chave, para ser remetido apenas aos especialistas nesta região. Navegar na homify é muito intuitivo, por isso, irá ser fácil para toda a gente. 

Pode, igualmente, alargar a sua pesquisa num motor de pesquisa e nas suas redes sociais – Facebook, Instagram e/ou Twitter. Até pode escrever uma publicação a pedir uma recomendação à sua rede de contactos. Se prefere o contacto “à moda antiga”, peça, diretamente uma indicação aos seus amigos, familiares, colegas ou até vizinhos. Nada melhor do que ter o aval de pessoas que são da sua confiança.

Quanto custa um arquiteto em Viana do Castelo?

Dificilmente lhe conseguimos dar um preço certo porque os orçamentos incluem inúmeras variáveis e dependem do grau de dificuldade dos projetos, da dimensão da obra, dos materiais escolhidos, da reputação dos profissionais ou da contratação de técnicos. 

Por acreditar que a questão de valores é muito difícil de responder, a Ordem dos Arquitectos (OA) criou duas ferramentas, disponíveis na Internet, que pretendem também ser um contributo para “trazer a arquitectura para o quotidiano das pessoas”. 

Ao clicar - aqui - poderá calcular a estimativa do “custo da sua com base num universo de obras licenciadas, em construção ou concluídas nos últimos 3 anos nas áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e Algarve.”

Além disso, providenciamos-lhe alguns valores que podem servir como referência quando analisar as propostas que receber. Por exemplo, um projeto de licenciamento e execução custa por volta de 5.000,00 € e o trabalho de um arquiteto custa em média 3.180 €.

Consulte ainda: Quanto custa construir uma casa? (evitando custos extras).

Pesquisar imagens relacionadas