Arquitetos - Faro: Encontre os profissionais ideais | homify

27 Arquitetos em Faro

Faro – um elo de ligação com muita identidade

Quem ruma ao Algarve para férias raramente pensa em Faro, a não ser que vá de avião, porque nesse caso tem de aterrar lá.

Faro é a capital do Algarve e é uma cidade muito especial, um pouco diferente das restantes cidades da região. Menos virada para o turismo, a economia farense assenta sobretudo em serviços e comércio, com um foco muito grande no aeroporto e na sua Universidade.

É essa Universidade que injecta quase 10 000 jovens extra na cidade e que por vezes inflaciona os preços dos alugueres de habitação, mas também é ela que dá muita vida à cidade, com os vários eventos a ela ligados.

Faro é uma cidade cosmopolita, com gente um pouco de todo o mundo a passar por lá, eventos culturais e equipamentos sociais e infra-estruturas bastante razoáveis. Tem piscinas, museus, pavilhões desportivos e várias escolas de qualidade.

Em termos urbanísticos Faro é uma cidade cuidada, que pode melhorar em alguns aspectos, e que tem feito um esforço nesse sentido que se sente. A arquitectura da cidade é bastante identificativa da região, com áreas distintivas de vários períodos, incluindo algumas de construção de má qualidade, como em quase todas as cidades. Historicamente é uma região rica com um estilo simples, que traduz uma evolução de longos séculos. 

A Sé de Faro é o seu melhor exemplo de arquitectura histórica, apresentando uma miscelânea de estilos, que inclui o gótico e o toscano, frut de diversas alterações e reconstruções feitas ao longo das eras. 

No que respeita à arquitectura moderna, o Teatro das Figuras, planeado pelo arquitecto Gonçalo Byrne, no âmbito da iniciativa Faro Capital Nacional de Cultura 2005, é um exemplo maior.

Se está nesta secção, provavelmente estará à procura de arquitectos em Faro, e veio ao sítio certo. Na homify encontra centenas de profissionais na sua região e entre eles vai estar o arquitecto certo para si. Mas antes de continuar descubra aqui mais informações sobre esta profissão!

O que faz um arquitecto?

Os arquitectos são profissionais com uma licenciatura na área da arquitectura capazes de estudar, idealizar, projectar e acompanhar a construção de edifícios, seja qual for a sua finalidade.

Eles podem trabalhar em edifícios de habitação ou comerciais, como escritórios, hotéis, centros comerciais, hospitais, escolas, igrejas entre muitos outros. Muitas vezes são debruçam-se também sobre projectos de urbanismo, projectando conjuntos habitacionais, complexos turísticos, parques industriais, escolas, etc. É normal que estes profissionais se especializem em áreas específicas da arquitectura, como a arquitectura de interiores, reabilitação de edifícios históricos, entre outras.

Apesar do curso base ser o mesmo, ou com conteúdos semelhantes, para todos os arquitectos a maioria dos profissionais vai fazendo formações ao longo da sua carreira, para actualização técnica, que os aproximam mais de determinadas áreas. 

Por outro lado, o tempo de experiência é fundamental para as competências destes profissionais. Segundo o Decreto-Lei n.º 176/98, de 3 de Julho, as atribuições e responsabilidades dos arquitectos aumentam com o tempo de experiência, e saber a abrangência do seu projecto e a experiência do arquitecto arquitecto é fundamental para o sucesso da contratação. No site da Ordem dos arquitectos pode encontrar toda informação necessária sobre este assunto.

Porque devo contratar um arquitecto?

Há projectos onde ter um arquitecto é mesmo obrigatório, para outros é apenas um benefício, mas será sempre uma aposta vencedora. Há várias razões para contratar um arquitecto e nem todas têm a ver com orçamento. Vamos descobri-las:

Conhecimentos técnicos especializados – apenas os arquitectos estão habilitados a fazer projectos de arquitectura e só eles possuem os conhecimentos abrangentes que essa actividade exige.

Visão abrangente – os arquitectos possuem visão e intuição para o ajudar a perceber os problemas e as soluções para o seu projecto, sendo capazes de projectar com vários cenários, pondo diferentes hipóteses e possíveis futuros ao seu dispor.

Criatividade e engenho – estes profissionais vão resolver os seus problemas com criatividade e engenho, concebendo as melhores e mais eficazes soluções para o vários problemas. Se tem um terreno difícil e que lá construir uma casa, o seu arquiteto saberá contornar os problemas com engenho e arte.

Poupança – ao invés de pensar na contratação de um arquitecto como um custo considere-a como um investimento pois este profissional vai na realidade ajudá-lo a poupar. Ele vai optimizar o seu orçamento e criar as soluções mais criativas e seguras dentro dele. E não se esqueça de que um edifício bem projectado será mais bonito, mais seguro e terá o seu valor aumentado ao longo do tempo,  podendo mesmo proporcionar uma redução nas contas de água, electricidade ou gás, além de ter custos de construção e manutenção mais baixos.

Gestão do tempo – os arquitectos são especialistas e gerir e coordenar projectos, contribuindo para baixar o seu stress em relação a eles e retirando-lhe uma grande parte do trabalho burocrático.

Valorização do seu negócios – a imagem, o conforto, a funcionalidade e a eficiência são factores fundamentais nos edifícios actuais, incluindo os de negócios, e dizem muito da sua empresa. Um edifício projectado por um arquitecto, será sem dúvidas, mais convidativo e funcional para os seus trabalhadores e para seus os clientes.

Capacidade de gestão – os arquitectos são formados para fazer toda a gestão do seu projecto,, incluindo a coordenação de equipas de especialistas com engenheiros, arquitectos paisagistas, designers de interiores, entre outros.

Dicas para procurar num arquitecto em Faro?

O processo de selecção do arquitecto certo para o seu projecto pode ser bastante intimidante, porque a sensação de que essa escolha pode determinar todo o curso do trabalho é realmente avassaladora. Para tornar esta etapa mais simples e segura há algumas etapas que deve cumprir:

1º Determine o grau de envolvimento do arquitecto no projecto

É importante estabelecer as suas expectativas para o projecto. Determine qual o grau de envolvimento do arquitecto. Só precisa de um projecto inicial ou o profissional vai acompanhar de perto todo o projecto? Esta escolha pode vir a definir o profissional contratado e marcar todas as restantes contratações. Lembre-se que, quanto maior for o envolvimento do arquitecto mais probabilidades terá de ter um projecto de sucesso, pelo que também é importante perceber qual é o histórico de envolvimento do profissional, segundo o objectivo que estabeleceu.

2º Estabeleça a responsabilidade

Quando se contacta um gabinete de arquitectura podemos estar a escolher um grupo de profissionais, mas nunca deixe de questionar directamente sobre quem vai elaborar o seu projecto para poder conhecer o profissional e os trabalhos anteriores.

3º Procure referências e recomendações  

Há muitas maneiras de procurar estes elementos mas actualmente a internet é um meio previlegiado. A presença on-line dos gabinetes de arquitectura é bastante ilustrativa dessa importância. As redes sociais, como o Facebook, e os fóruns de discussão são ótimas fontes informação e de feedbacks de antigos clientes.

4º Pense no capital

Não avance sem avaliar muito bem este ponto. Há profissionais com honorários diferentes e a fama muitas vezes traz custos, pelo que deve avaliar bem as suas prioridades. Pense também nos métodos de pagamento e na possibilidade de fraccionar os pagamentos  não se esqueça  de estudar bem as propostas (verificando os serviços estão incluídos) para não ser surpreendido com gastos extraordinários.

Os honorários dos arquitectos são variados mas, para ter uma noção do que o espera, podemos dizer-lhe um projeto de licenciamento e execução custa cerca 5.000,00 € , e desse valor, o trabalho do arquiteto custa à volta de 3.200 €. A Ordem dos arquitectos elaborou uma ferramenta que lhe será muito útil a estabelecer um tecto orçamental para o seu projecto – aqui

5º Invetigue portefólios

Conhecer o tipo de projectos efectuados e os estilos elaborados é um passo importante para perceber se o profissional em questão vai elaborar para si um trabalho do seu agrado. Pesquise nos sites dos profissionais e peça-lhes directamente para ver projectos anteriores já concluídos. Neste ponto a homify é de grande utilidade porque aqui pode encontrar muitos profissionais, com os seus projectos mais icónicos, os detalhes necessários e os contactos institucionais, tudo num só site. Além disso os nossos artigos periódicos dão-lhe a conhecer mais a fundo esses profissionais!

Pesquisar imagens relacionadas