A história de Viseu é rica e muito antiga, pois remonta à Idade do Ferro. Esta cidade foi conquistada pelos romanos, após uma forte resistência do povo lusitano. Em 716, foi a vez dos muçulmanos de a dominar, sendo que em 1058 voltou ao controlo cristão, graças à vitória do rei Fernando de Léon. Foi em 1123 que Viseu integrou o Condado Portucalense. Mas esta cidade não vive apenas do seu passado e da sua história, pois Viseu desenvolveu-se com os tempos modernos, proporcionando uma excelente qualidade de vida a quem lá vive, mas também a quem a visita. Não é por nada que a população Viseense passou de 33.000 pessoas, no início do século XIX, para quase 100.000, atualmente. Viseu apresenta, assim, uma excelente qualidade de vida, pois não é por nada que esta cidade já foi eleita, diversas vezes, como a melhor cidade para viver em Portugal.
Em termos geográficos, Viseu fica na região centro, praticamente entre a Serra da Estrela e o Alto Douro Vinhateiro. A cidade apresenta excelente vias rodoviárias que a liga às diversas regiões do país.
Se vive ou pretende viver em Viseu, precisará de vários profissionais na área da construção civil, arquitetura ou design. Desta forma, queremos dar-lhe todas as informações necessárias para os contratar. Neste texto, foquemo-nos nos arquitetos de interiores.
O trabalho de um arquiteto de interiores passa, principalmente, por reestruturar as áreas, reorganizar as divisões da casa, abrir o espaço se necessário (criar uma cozinha aberta, tipo open space, por exemplo), criar uma área extra na casa (mezanino, espaço adicional através de uma divisória… ), entre outras possibilidades.
Além disso, o arquiteto de interiores também pode estar envolvido no design de interiores da casa, quer do ponto vista estético e funcional. Assim, pode sugerir soluções decorativas e uma nova organização do espaço, tal como a posição dos móveis, das peças decorativas, dos pontos de luz, etc.
O profissional coordena a equipa necessária - eletricistas, colocadores de pisos, canalizadores, carpinteiros, etc., de forma a levar a cabo o projeto final, com o máximo de rigor.
A execução do projeto - depois de todos detalhes estarem definidos e aprovados pelo cliente, o trabalho pode iniciar. O prazo irá depender da envergadura do projeto, pode demorar uma semana, um mês ou mais. Durante todo o processo, o arquiteto de interiores efetua inspeções regulares, atribui tarefas, verifica a qualidade do trabalho, dá a conhecer o desenvolvimento do trabalho ao cliente, entre outras questões que possam surgir.
A contratação de um arquiteto de interiores é como um investimento, porque irá trazer-lhe inúmeras vantagens, como por exemplo:
Qualquer reunião deve ser preparada, por isso, deve ter alguns cuidados antes da primeira reunião com o arquiteto de interiores. Crie, num caderno, uma lista onde estão incluídas todos os seus gostos e preferências, como as cores, as texturas, os materiais e a organização que pretende. Pode usar imagens de revistas ou imprimir algumas que viu na homify. Registe todas as suas ideias, objetivos e dúvidas. No fundo, quanto mais detalhado for, melhor e mais assertiva será a resposta do profissional e, consequentemente, o resultado final.
Para inspirá-lo, deve ler muitas revistas e navegar pela plataforma da homify, onde partilhamos diariamente as novidades e tendências do momento, na nossa revista. Além disso, é importante definir um plafond orçamental, para que seja discutido com o arquiteto.
É muito difícil dar-lhe um valor certo de quando irá gastar no seu projeto de arquitetura de interiores, porque os preços irão variar mediante o tipo de profissional/gabinete, da experiência do mesmo, como também da envolvência do projeto.
Pretende um projeto de remodelação em toda a casa ou só numa divisão? Que mudanças quer executar? Que móveis deseja comprar? Enfim, os aspetos variam imenso e estes influenciarão também o orçamento.
Contudo, o honorário do profissional que realizou o projeto, tem um custo de cerca de 10% do valor total do projeto.
Dica: deve sempre procurar, no mínimo, três profissionais diferentes, de modo a ter um termo de comparação e verificar a qualidade/preço.
Existem várias formas de encontrar um arquiteto de interiores em Viseu, sendo que pode seguir uma ou várias das nossas sugestões: