Arquitetos de interiores - Vila Nova De Famalicao: Encontre os melhores profissionais | homify

16 Arquitetos de interiores em Vila Nova de Famalicão

Área servida

Vila Nova de Famalicão – desenvolvimento sempre em perspectiva

Bem vindos a Vila Nova de Famalicão, um destacado centro de industrialização, cultura e comércio do nosso país! Por estas terras se estabeleceu Camilo Castelo Branco com a sua esposa, e ali viveu, na Quinta de S. Miguel de Seide, até à sua morte trágica. Também aqui nasceu o poeta Júlio Brandão.

Há muitos motivos para viver em Vila Nova de Famalicão e o mais importante é que se vive com qualidade de vida. O Concelho tem um parque escolar vasto, que inclui ensino superior e formação profissional, uma boa oferta cultural e desportiva, e deliciosos espaços verdes que atraem as famílias.

Se tem uma casa em Vila Nova de Famalicão e veio parar a esta secção da homify é porque, provavelmente estará à procura de ideias de arquitectura de interiores e de profissionais para as concretizar. Aqui, encontra tudo o que precisa para a sua casa, mas antes de continuar a sua busca, saiba mais sobre a actividade dos arquitectos de interiores.

Arquitecto de interiores – formação e funções

Um arquitecto de interiores é um profissional com uma especialização na criação e distribuição dos espaços interiores dos edifícios. Este profissional dedica-se a planear os espaços interiores, tendo como objectivo máximo melhorar a funcionalidade, aliada a uma estética actual, ao gosto do cliente. Utiliza o desenho para projectar distribuições espaciais, alterações estruturais, layouts de utilização, conjugações de elementos, escolhas e posicionamento de móveis, cores, materiais, acabamentos, iluminação e muito mais. Estas escolhas e planeamentos devem sempre ter em conta a disponibilidade orçamental do cliente e os requisitos de funcionalidade. Estes profissionais tanto podem intervir na concepção de um espaço de raiz como numa remodelação a fundo, pois como arquitectos podem modificar a estrutura do próprio edifício. Por vezes, os designers de interiores também fazem trabalhos semelhantes, mas não podem planear intervenções abrangentes, que mudem a estrutura, mesmo que interior, da casa.

Como posso ajudar o arquitecto de interiores no planeamento da minha casa?


Se está a equacionar contactar um arquitecto de interiores para o ajudar a planear a sua casa ou uma parte dela, é importante que tenha uma boa ideia daquilo que pretende ver feito. Faça uma lista dos seus gostos e referências e fale com o profissional. Ele saberá como ajudar e irá conseguir a melhor forma de atender os seus desejos, dentro do seu orçamento.
Comece por pensar em tudo o que precisa de fazer nos espaços a intervencionar. Precisa de mais arrumação? Quer mais amplitude? Quer elementos específicos, como ilhas de cozinha, banheiras elevadas ou lareiras de dupla face? Será um espaço mais funcional ou mais decorativo? Precisa de optimizar as vias de passagem? Há crianças ou idosos com dificuldades de mobilidade a usar os espaços?
A resposta a estas questões e a outras do género vai condicionar as escolhas a fazer e a própria distribuição espacial dos vários elementos, pois cada pessoa ou família faz uma utilização diferente da casa.
Depois deve pensar no estilo e no seu gosto pessoal. Que cores prefere? Que estilo gostaria de ter nos espaços (minimalista, clássico, moderno… )? Quais são as suas cores e materiais preferidos (azulejo, pedra ou madeira, por exemplo)? Gostaria de incorporar um elemento, mas teme não conseguir harmonizá-lo com o estilo que pretende?
Escreva as respostas a estas perguntas, aponte todas as dúvidas que tiver e, se possível, ilustre tudo com imagens, para que fique mais claro. A homify ajuda-o nesta tarefa de organização prévia, ao disponibilizar a possibilidade de criar livros de ideias, facilmente editáveis, com os projectos mais inspiradores e os profissionais que os criaram. Percorra o nosso site, escolha as suas imagens preferidas, guarde-as e mostre tudo ao seu arquitecto de interiores. Garantimos que o projecto vai ficar mesmo ao seu gosto!

Etapas do trabalho de um arquitecto de interiores

Cada profissional tem o seu método de trabalho mas, normalmente, este desenvolve-se em algumas etapas fundamentais:

  • Numa primeira abordagem, dá-se a reunião com os clientes para a comunicação e troca de ideias acerca das suas necessidades e expectativas para os espaços a trabalhar;
  • De seguida, deve dar-se um passo muito importante: a inspecção do espaço pelo arquitecto de interiores, para percepcionar as potencialidades, as condicionantes e as condições preexistentes da área a intervencionar;
  • Depois da visita, o profissional está capacitado para lhe fornecer um orçamento detalhado, que deve incluir o preço dos seus serviços, respeitando o tecto estabelecido pelo cliente;
  • A etapa seguinte passa-se no atelier, começando com a criação de planos de acção para os espaços, que devem incluir esboços, plantas ou renders. Normalmente, os bons profissionais apresentam mais do que uma solução para o cliente e estão abertos a fazer as alterações pedidas;
  • Depois, é fundamental que haja a elaboração de um documento com as especificações do projecto, para que qualquer pessoa o possa pôr em prática, mesmo que o arquitecto de interiores não seja o responsável pelo que vem a seguir. Este documento tem de apresentar claramente todas as informações relevantes acerca de materiais, técnicas de aplicação e especificidades de equipamentos;
  • Sempre que seja contratualizado, o arquitecto de interiores deverá fazer o seguimento do processo de execução do projecto, apresentando flexibilidade e capacidade de improviso para respeitar os prazos acordados.

Há alguma vantagem em contratar um profissional de Vila Nova de Famalicão?


Um arquitecto de interiores pode operar a partir de qualquer ponto do país, mas se o seu projecto é na zona de Vila Nova de Famalicão, tem muitas vantagens em contar com um profissional que trabalhe nas proximidades. Porquê?
Porque o trabalho do arquitecto de interiores, bem como de todos os outros profissionais envolvidos no projecto, pressupõe viagens até ao local e, por isso, custos de deslocação serão incluídos no orçamento que lhe for apresentado.
Não podemos esquecer que, para executar um projecto desta natureza, é importante envolver profissionais de outros ramos, como construtores, empreiteiros, fornecedores de móveis e, eventualmente decoradores. Um bom arquitecto de interiores vai conseguir apresentar-lhe as soluções e os profissionais mais adequados ao melhor preço, baixando os custos das entregas e dos próprios trabalhos.
Por fim, um determinado contexto social influencia directamente os gostos da população nele inserida. São as chamadas modas regionais, geradas por contacto directo entre as pessoas. Se isso existir na sua região e estiver na sua lista de desejos, um arquitecto de interiores na zona do seu projecto saberá satisfazer essa necessidade.

Como posso encontrar o arquitecto de interiores certo para o meu projecto em Vila Nova de Famalicão?

Actualmente, a maior fonte de informação é mesmo a Internet, é por isso que está a ler este texto!
Explore os motores de busca, como a Google, as redes sociais (Instagram, LinkedIn, Facebook… ), os fóruns de discussão e os sites da especialidade.
Aqui, na homify, vai encontrar profissionais de Vila Nova de Famalicão e não só. Vai encontrar também profissionais de cidades próximas, como Braga, que fica a uma curta distância, não influenciando drasticamente os custos de deslocação. Também pode adquirir revistas de arquitectura decoração, que normalmente são boas montras para estes profissionais.
Outra forma bastante eficaz de procurar profissionais de design de interiores à sua medida é indagando junto de amigos e conhecidos, que contrataram projectos de design de interiores, e pedir contactos e referências.
Seja qual for a forma de pesquisa escolhida, não se esqueça de pedir vários orçamentos a diversos profissionais para poder ter diferentes escolhas e comparar esses orçamentos em detalhe, não só o preço mas também a abrangência do serviço proposto.

Quanto custa o trabalho de um arquitecto de interiores em Vila Nova de Famalicão?

Como já referimos, estes profissionais são arquitectos com uma especialização, pelo que deverá considerar 10% do valor total do projecto para o pagamento referente ao planeamento e à criação. No entanto, os valores podem variar muito de profissional para profissional, ou entre gabinetes.