Arquitetos de interiores - Setubal: Encontre os profissionais ideais | homify

3 Arquitetos de interiores em Setubal

Setúbal – golfinhos no Sado e choco frito desculpam alguns problemas

Setúbal é uma cidade grande, capital de um Distrito a condizer, que se estende até Sines, no Alentejo Litoral. É uma cidade cheia de história, com raízes quase tão profundas quanto a humanidade, pois a fixação humana na região, captada pelo mar e pelo rio, já vem do neolítico e desenvolveu-se ao longo das eras com base no comércio. As ruínas da Fábrica romana de Salga em Cetóbriga são um dos testemunhos da exploração dos recursos das águas na região desde tempos remotos.
A personagem histórica mais conhecida de Setúbal é sem dúvida o Poeta Bocage, mas a sua figura pícara divide hoje o protagonismo com outra, quase tão controversa, a do treinador Mourinho.
O bairrismo de Setúbal está patente até aos nossos dias, em especial nos pitorescos bairros de pescadores, onde nasceu o famoso choco frito, iguaria perfeita para noites de verão, depois de uma tarde de praia em Tróia.
A arquitectura e o paisagismo de Setúbal cidade reflecte, em algumas zonas, um crescimento desenfreado de matriz industrial, com edifícios habitacionais sem interesse arquitectónico e bairros realmente problemáticos. A situação agravou-se com o desaparecimento de muita indústria na região, embora a cidade ainda seja sede de fábricas de vulto. Mas esta cidade também tem edifícios de grande valor arquitectónico, como o edifício da Escola Superior de Educação de Setúbal, projectado por Álvaro Siza Vieira ou o Fórum Municipal Luísa Todi, da autoria do arquitecto Fernando Silva, responsável por projectos emblemáticos, como o Hotel Sheraton ou o Cinema São Jorge, em Lisboa.
Nesta secção encontra arquitectos de interiores em Setúbal, e se está aqui, com certeza reconhece a importância destes profissionais, mesmo tendo em conta a confusão que por vezes se instala quanto às suas funções. Por isso, antes de continuar a sua pesquisa saiba aqui como optimizá-la e conheça melhor estes profissionais. 

Um arquitecto ou um arquitecto de interiores?

Em primeiro lugar é importante referir que um arquitecto de interiores é um arquitecto, mas com uma especialização em espaços interiores, que inclui disciplinas como design, ergonomia, distribuição espacial, entre outras, relacionadas com o planeamento dos interiores dos edifícios.

Um arquitecto pode fazer a arquitectura de interiores, mas com a crescente especialização que a exigente actualidade impõe, é normal haver uma separação de funções, havendo gabinetes com profissionais dedicados a cada área de intervenção.

Os arquitectos de interiores fazem os planos de piso, o planeamento espacial, distribuem e criam móveis, combinam cores, projectam a iluminação e são especialistas em aplicar os códigos e leis relacionadas com a construção e os regulamentos de segurança. 

Estes profissionais costumam trabalhar em parceria com construtores, engenheiros, arquitectos, decoradores e outros profissionais, sempre com o objectivo de obter o melhor resultado possível. Pela sua formação de base podem fazer alterações à estrutura principal do edifício, ao contrário dos designers de interiores. Por exemplo os designers de interiores podem planear o derrube de paredes simples para unir espaços, mas se essa alteração interferir com paredes de sustentação ou quando não há certeza sobre a sua importância para a resistência da estrutura, impõe-se um arquitecto.

Vantagens de contratar um arquitecto de interiores

À semelhança do que acontece com muitos profissionais ligados à casa, a contratação de alguém especializado vai trazer vantagens de peso ao seu projecto. No caso dos arquitectos de interiores essas vantagens estarão sempre ligadas ao tempo que poupa e aos conhecimentos que estes profissionais põem ao seu dispor. Vejamos:

Optimização do espaço – perceber qual é a organização mais eficiente dos elementos no espaço pode parecer algo intuitivo, mas nem sempre é assim. Os arquitectos de interiores com os seus conhecimentos de ergonomia, organização e design vão obter para si o melhor layout em função do seu espaço e das suas necessidades, estabelecendo a distribuição dos elementos, as áreas de circulação, os pontos de iluminação, entre muitos outros pormenores. Vão também mostrar-lhe o que deve ser eliminado, acrescentado ou reposicionado.
Poupança – neste tempo temos dois tipos de poupança: a poupança de dinheiro e a poupança de outros recursos. Apesar de a contratação destes profissionais lhe poder parecer uma despesa, eles na verdade vão eliminar erros por desconhecimento (fazer uma alteração à estrutura da casa pode ser um erro com custos demasiado altos e muito perigoso) e gastos desnecessários (eliminando compras em excesso, ou em defeito, que obriguem a novas cobranças para entregas de materiais).
A poupança de outros recursos é algo menos quantificável, mas de grande valor. Um arquitecto de interiores vai poupar-lhe muito trabalho, frustrações, indecisões e perdas de tempo, que podem não se traduzir em dinheiro mas em muita paz de espírito.
Valorização do imóvel e do próprio negócio – a imagem e a funcionalidade são as chaves para o conforto. Apresentar um estilo actual, combinado com um lado prático bem conseguido, vai valorizar a sua casa e melhorar a aparência do seu negócio, atraindo mais clientes.
Profissionalismo – uma abordagem profissional, planeada e bem estruturada é sempre mais bem conseguida do que uma tentativa amadora e vai tornar o seu projecto mais eficiente em termos de controlo de custos. Quantos projectos não ficaram nas gavetas por falta de uma abordagem bem pensada? E quantos projectos de remodelação não viu derraparem por falta de um controlo eficaz? Um arquitecto de interiores vai cuidar para que estas situações não aconteçam.
Segurança – o arquitecto de interiores tem os conhecimentos necessários para zelar pela segurança dos trabalhadores, e vai zelar por ela durante a execução e acompanhamento do projecto.

Que meios usar para encontrar o arquitecto de interiores perfeito?

Aqui na homify é um bom começo. Pesquise por localização, por especialização e por estilo, para conseguir uma boa lista de profissionais dentro da região de Setúbal. Aqui encontra milhares de imagens, que tanto lhe podem servir de inspiração, como base de trabalho ou como meio privilegiado para contactar com os profissionais e pedir orçamentos. A funcionalidade de criação de livros de ideias com as suas imagens preferidas, e respectivos comentários, é muito útil para estruturar as suas preferências e a comunicá-las aos profissionais seleccionados. Lembre-se de que a homify não faz projectos nem dá orçamentos, mas facilita muito a vida a quem está à procura de profissionais que os façam.
Se não encontrar o que procura na zona de Leiria (lembre-se de que pode poupar ao contratar profissionais da área do seu projecto), pode experimentar cidades nas proximidades, como Almada.
Mas não se limite à pesquisa no nosso site! Actualmente a maior parte dos profissionais e empresas têm uma forte presença nas redes sociais, pelo que não deve esquecer-se de pesquisar no Facebook, ou no LinkedIn, por exemplo. A simples pesquisa em motores de busca com as palavras-chave arquitectos de interiores Setúbal vai produzir resultados úteis. Nos fóruns de discussão sobre assuntos da casa também vai encontrar bons contactos, para além de recomendações e opiniões de anteriores clientes (nesta questão as redes sociais também são muito úteis). Por último, não se acanhe de pedir recomendações e contactos aos seus amigos e familiares, mas evite contratar por simpatia.
Seja qual for o meio de pesquisa seleccionado nunca deixe de estudar com atenção os diversos portfólios dos vários profissionais até encontrar aquele com que mais se identifica e de pedir mais do que um orçamento, para poder fazer comparações (pelo menos três).

Pesquisar imagens relacionadas