Santa Maria da Feira é uma região bastante industrializada e economicamente relevante. Cerca de 60% da indústria da indústria corticeira nacional está sediada neste concelho e a indústria do calçado representa uma fatia importante de todas as empresas da região. Mas o concelho alberga muitas outras empresas sólidas, com perspectivas de diversificação de clientes e mercados, nomeadamente indústrias do papel, tintas e cerâmica, metalurgia, entre outras.
Viver em santa Maria da feira é vantajoso em termos de negócios pois os empresários estarão próximos do centros de trocas comerciais e das indústrias, mas também oferece muita qualidade de vida. A cidade e os arredores são muito seguros para criar uma família, há escolhas, parques, oferta cultural e bons acessos.
Por tudo isto, se tem, ou pensa vir a ter, uma casa em Santa Maria da Feira, a homify é o local certo para vir em busca de ideias. E, se está nesta secção, provavelmente anda à procura de um arquitecto de interiores para planear a sua nova casa.
Antes de continuar a sua busca por ideias ou profissionais, fique um pouco mais e descubra tudo sobre a profissão de "Arquitecto de Interiores"e sobre como aproveitar bem todas as funcionalidades desta plataforma.
O arquitecto de interiores é o profissional habilitado por formação e experiência para desenhar e trabalhar os ambientes internos dos edifícios. Normalmente são arquitectos que se especializaram na concepção dos espaços interiores.
Estes profissionais vão ajudá-lo a satisfazer as suas várias necessidades, expectativas e desejos, como futuro morador dos espaços projectados. Eles vão desenhar os espaços de forma coerente e funcional, seguindo as mais recentes normas e conhecimentos técnicos em ergonomia, conforto térmico e acústico e iluminação. Vão também ajudá-lo na escolha de cores e texturas, e criar jogos de luz e sombra para obter um espaço confortável e harmonioso, pelo que importa que conheçam bem os materiais e acabamentos, e que estejam actualizados sobre as mais modernas tendências de design, arquitectura e decoração.
Os planos de arquitectura de interiores são muito abrangentes e podem servir para mudar completamente a configuração de um espaço, intervindo a vários níveis. Podem incluir tudo, desde as paredes, portas, janelas, até às canalizações de água e de electricidade.
Outra parte fundamental do trabalho destes profissionais é a alocação dos recursos. Isto significa que os arquitectos de interiores costumam providenciar a obtenção de todos os elementos necessários (tais como mobiliário, decorações de parede, tapetes, tintas e materiais), bem como os profissionais mais competentes para a sua instalação (carpinteiros, pintores, electricistas...), aos melhores preços, para a conclusão do projecto dentro do orçamento, do prazo e com o estilo escolhido.
Normalmente, os arquitectos de interiores utilizam software de última geração para criar imagens tridimensionais para ilustrar o espaço depois do projecto concluído. Assim vai ficar com uma ideia bastante aproximada do resultado final.
A contratação de um arquitecto de interiores tem como finalidade máxima o seu conforto, livrando-o da pressão de elaborar um projecto para os interiores de sua casa, de comprar materiais, de orientar e gerir profissionais, economizando-lhe tempo e muitas vezes dinheiro. Dando-lhe a confiança de não cometer erros por inexperiência, ou mesmo falta de visão. Afinal comprar um revestimento, contratar a instalação e supervisionar o processo apenas para descobrir depois que fica mesmo mal pode sair-lhe bem caro!
Por tudo isto é fundamental escolher bem o profissional adequado para o seu trabalho, e isso acaba por ser bastante simples:
No entanto, se não pretende prescindir de nenhuma destas vertentes, hoje em dia é relativamente fácil de encontrar gabinetes com propostas multidisciplinares, com profissionais qualificados em ambas as áreas para lhe dar a melhor resposta para o seu caso.
Escolher um profissional da região próxima ao local do projecto vai trazer-lhe vantagens, nomeadamente vai proporcionar-lhe custos de deslocação mais baixos, entregas mais baratas e ligações com outros profissionais ligados ao projecto a preços mais atractivos. Isto acontece porque o arquitecto de interiores normalmente tem uma teia de conhecimentos que lhe permite conseguir os melhores materiais, os profissionais certos para os trabalhos e os fornecedores de mobiliário mais adequados, dentro da zona e aos melhores preços.
Por outro lado um profissional a trabalhar na região vai conhecer não apenas as tendências globais do mercado, mas também as especificidade e tendências regionais (muitas vezes nascidas e propagadas entre pessoas do mesmo meio).
Se está a considerar contratar um profissional da área do design de interiores para um projecto em Santa Maria da Feira, o mais acertado será contratar um profissional da mesma cidade ou de localidade próximas. Para isso, pode pedir referências a amigos e conhecidos, cujos projectos lhe agradem. Pode fazer uma pesquisa em revistas da especialidade ou em sites.
Se não encontrar um profissional que lhe agrade em Santa Maria da Feira, avance para as cidades mais próximas, como o Porto ou Aveiro.
A homify oferece-lhe um sistema de pesquisa, por profissionais e por região, onde consegue ver detalhadamente os portefólios dos profissionais e escolher o melhor para o seu projecto, com toda a informação necessária.
Faça um caderno onde constem todos os seus gostos e preferências, em termos de cores, texturas, materiais e disposições. Registe todas as suas ideias e objectivos. Quanto mais detalhado for este trabalho, melhor e mais adequada será a resposta do profissional e melhor será o resultado final.
Veja bastantes imagens e portfólios para ficar com uma noção sólida das tendências mais atuais e quais se adaptam ao seu gosto. Prepare todas as questões que pretende ver respondidas pelo profissional a contratar.
Estabeleça um tecto orçamental para depois discutir com o arquitecto escolhido.
Uma boa ideia, que o pode ajudar muito neste processo, é fazer um ou mais livros de ideias no site da homify, enquanto faz também a pesquisa de profissionais. Assim terá imagens concretas das suas aspirações, para discutir com os arquitectos de interiores que escolher!