Arquitetos de interiores - Maia: Encontre os profissionais ideais | homify

39 Arquitetos de interiores em Maia

Maia – qualidade de vida mesmo ao pé do Porto

A Maia é uma cidade muito agradável para se viver. A escassos 12 km do Porto, a cidade da Maia oferece bons acessos, ordenamento, limpeza, transportes públicos, escolas e um comércio activo, que a tornam muito apetecível para a fixação de pessoas.

O município da Maia é uma região com uma história riquíssima, de grande importância na constituição de Portugal como nação, e os vestígios históricos ainda existem em inúmeros edifícios. Eles atraem turistas e dão bons passeios de fim-de-semana, mas o que realmente fixa as pessoas hoje em dia é o avanço tecnológico e o emprego.

A Maia é uma região com um proeminente desenvolvimento tecnológico e ambiental, que a põe no topo das preferências de investidores, indústrias e pessoas.

Se tem uma casa na Maia, grande ou pequena, vai de certeza querer que ela seja perfeita para si, e isso pode implicar a contratação de um arquitecto de interiores.

Na busca de inspiração, veio parar ao local certo. Na homify, encontra tudo isso e muito mais. 

Como usar a homify para obter os melhores resultados

Para encontrar o arquitecto de interiores da sua eleição, a homify é provavelmente a maneira mais segura e fiável. A homify é uma plataforma que reúne milhares de profissionais e os seus respectivos trabalhos, o que lhe permite ver as imagens e escolher o que pretende para a sua casa, sem sair do seu sofá. Só precisa de se inscrever, pesquisar imagens segundo os seus critérios de preferência e criar um livro de ideias, que será o fio condutor do seu estilo. Quando reunir as imagens certas, mostra o livro ao profissional de eleição, que também pode contactar a partir daqui, bastando para isso clicar no nome do profissional, que aparece por baixo de cada imagem!

A nossa sugestão é que tome o seu tempo, vá guardando as ideias mais inspiradoras e criando os seus conjuntos preferidos para cada divisão da casa, até encontrar aquilo que melhor o define. E não se esqueça de ler os nossos artigos com dicas e sugestões relacionadas com a sua casa!

Se é arquitecto de interiores, tem nesta plataforma uma aliada preciosa para divulgar o seu trabalho. Apenas precisa de se inscrever e fazer o carregamento dos projectos que pretende divulgar!

O que faz um arquitecto de interiores? É diferente de um arquitecto?

Um arquitecto de interiores é um arquitecto que se especializou na concepção dos ambientes interiores de uma habitação. Estes profissionais elaboram planos de piso, fazem planeamento espacial, trabalham com móveis e cores, fazem projectos de iluminação e também precisam de conhecer com algum detalhes os códigos e leis aplicáveis à construção e os regulamentos de segurança. Normalmente, os arquitectos de interiores trabalham com empreiteiros, engenheiros, arquitectos e outros profissionais para dar os acabamentos finais aos projectos. Estes profissionais trabalham com a estrutura principal do edifício e podem fazer mudanças nessa estrutura, enquanto os designers de interiores, só podem mexer em partes de um edifício que não interfiram com a estrutura deste. Por exemplo, os designers de interiores podem optar por derrubar paredes para unir espaços, mas se uma parede mestra precisar de consolidação ou for preciso mudar a forma do telhado, só um arquitecto o poderá fazer. 

Arquitecto ou arquitecto de interiores?

É preciso referir que um arquitecto pode fazer as duas funções, ou seja planear a estrutura e a construção de uma casa e também desenhar o seu layout interior. No entanto, é cada vez mais normal optar pela especialização, havendo muitos gabinetes de arquitectura que já trabalham com equipas multidisciplinares.

Dito isto, a distinção de funções é bastante simples:

  • Precisa de uma projecto de arquitectura completo? Quer fazer alterações à estrutura da casa? Quer fazer obras de alteração na fachada? Quer fazer um projecto de remodelação que abranja o exterior ou um anexo à sua casa? Contrate um arquitecto.
  • Precisa de tirar o melhor proveito possível dos seus espaços interiores? Quer valorizar a sua qualidade de vida? Precisa de tornar as áreas mais funcionais? Uma iluminação mais eficaz é fundamental para si? Então precisa de um arquitecto de interiores.

Que tipos de serviços os arquitectos de interiores oferecem

Na região da Maia, vai encontrar arquitectos de interior com estilos e portfólios muito diferentes. Mas todos estes profissionais têm como missão trabalhar com os clientes para obter espaços funcionais e ao mesmo tempo visualmente apelativos, dentro do orçamento estipulado.
Eles vão propor-lhe por exemplo:

  • uma reunião prévia para perceber as suas expectativas para o trabalho;
  • uma reunião in loco, ou seja na casa, para perceber as dimensões do espaço e as suas potencialidades;
  • desenhar um projecto para o espaço, que pode incluir várias vertentes desde a iluminação, à canalização. Muitas vezes, este desenho é apresentado tridimensionalmente para que possa ter uma real percepção das alterações e do resultado final;
  • orçamentar o trabalho em função dos materiais escolhidos e do trabalho a efectuar, dentro do estipulado;
  • efectuar ou providenciar o cumprimento do plano acordado, incluindo compras e instalação de todos os elementos necessários.


Cada profissional, ou gabinete, terá uma forma de trabalhar específica e cabe-lhe a si escolher a que melhor se adapta ao seu gosto.
É importante também ter em conta os preços, que vão ser de certeza bastante discrepantes entre eles. Por exemplo, se optar por escolher um gabinete reconhecido no meio, ou que se especializou em projectos de luxo, prepare-se para pagar mais. Mas, no geral, se o gabinete estiver interessado no trabalho vai adaptar-se às suas especificações. 

Coisas que deve saber antes de contratar um arquitecto de interiores

  • Antes de avançar para a contratação há alguns aspectos a ter em conta e que deve organizar para que tudo decorra dentro das suas expectativas e para que o resultado final seja exactamente como pretende:
  • Faça uma pesquisa detalhada sobre os seus gostos. Escolha as cores que mais lhe agradam, e aquela que não quer mesmo em sua casa. Especifique as texturas e os materiais (se odeia veludo, por exemplo, diga-o ao profissional sem rodeios, ou melhor escreva-o). Estabeleça bem as expectativas em termos de funcionalidade (Quer uma cozinha com ilha? Descreva-a!). 
  • Escolha o estilo que quer incorporar nos espaços. Elaborar um livro de ideias na homify vai proporcionar ao profissional uma visão mais clara daquilo que pretende!
  • Estabeleça objectivos realistas. Não se deixe levar pela emoção e evite ficar preso a determinados conceitos ou materiais. Ter um objectivo definido e um tecto orçamental vai evitar-lhe surpresas que não poderá comportar.
  • Faça uma previsão do tempo que pode dispor para o projecto, para que o profissional possa adequar tudo nessa linha temporal.
  • A Maia é uma região que tanto se presta a projectos de luxo como a projectos mais modestos, pelo que vai com certeza encontrar o profissional certo, capaz de criar a sua casa de sonhos dentro das suas possibilidade e gostos.

Como encontrar o arquitecto de interiores certo para si na Maia

Já falámos na homify, mas há outras possibilidades reais para encontrar o arquitecto de interiores certo para si.

Parta para a pesquisa simples, através de motores de busca e use a Internet para contactar os profissionais. Procure também empresas em sites específicos, como as Páginas Amarelas digitais.

As redes sociais são muito úteis tanto para procurar empresas, como para encontrar recomendações, por isso mergulhe no Facebook, Instagram ou LinkedIn sem medos.

Quanto custa o trabalho de um arquitecto de interiores na Maia

Como referimos os arquitectos de interiores são arquitectos, por isso deve contar com um custo de cerca de 10% do valor total do projecto, como honorário do profissional que levou a cabo o projecto.

Pesquisar imagens relacionadas