Arquitetos de interiores - Guimaraes: Encontre os melhores profissionais | homify

9 Arquitetos de interiores em Guimarães

Área servida

Guimarães – a cidade que conta histórias

A cidade de Guimarães é conhecida por ser a cidade berço de Portugal. Esta antiga província do Minho apresenta um passado rico e crucial para o país, sendo que o seu centro histórico é considerado Património Cultural da Humanidade, pela UNESCO. Uma realidade que faz desta cidade um dos maiores centros turísticos da região. Afinal, é impossível ficar indiferente aos vários monumentos e às ruas pitorescas, de Guimarães. É como reviver o passado e absorver a cultura portuguesa. 

Guimarães conta, aproximadamente, com 54.097 habitantes, distribuídos por uma malha urbana de 23,5 km², em 20 freguesias e com uma densidade populacional de 2223,9 hab./km².

Se Guimarães foi considerada, pelo jornal Expresso, como a segunda cidade com melhores condições para se viver, em 2008, é porque há realmente boas condições de vida. Assim, se quiser fazer de Guimarães o seu berço, poderá precisar de uma lista de contactos profissionais, nomeadamente de um arquiteto de interiores. Saiba como este especialista o pode ajudar.

Como se desenvolve o trabalho de um arquiteto de interiores?

A principal missão do arquiteto de interiores é de projetar, desenhar e criar espaços interiores, que se destinam tanto à habitação, ao trabalho ou ao lazer. O profissional presta especial atenção ao desenvolvimento das várias divisões, dos volumes, dos pisos, das paredes e dos tetos, da iluminação artificial, dos tecidos, dos móveis, entre outros.

O trabalho de um arquiteto de interiores é feito, geralmente, em três fases.

1. O projeto embrionário

Primeiro, o arquiteto de interiores deve desenvolver um plano que articule os requisitos, desejos e objetivos do cliente, tanto do ponto vista funcional como estético. Este pré-projeto é importante, uma vez que cria uma estrutura. Nesta fase, também se incluem os custos, para depois o profissional elaborar um orçamento. 

2. O projeto final

Assim que o pré-projeto é acordado pelo cliente, o arquiteto de interiores pode ajustá-lo. Além do plano, o profissional elabora uma descrição por escrito dos trabalhos que irão ser executados, bem como dos materiais que irão ser usados. 

O projeto também deve responder a todos os requisitos e regulamentos em vigor.  Qual é a finalidade do espaço? O imóvel responde às especificações técnicas, de segurança e de saúde? Algumas renovações exigem uma licença de obra camarária? Entre outras questões.

No caso de uma demolição, o arquiteto de interiores deverá solicitar uma licença de obra de demolição. O profissional responsabiliza-se, ainda, pelo cumprimento dos regulamentos, das normas e de outros requisitos. Se necessário, irá procurar outros profissionais (eletricistas, designer de casas de banho, canalizadores, carpinteiros, etc.), de forma a levar a cabo o projeto final, com o máximo de rigor. 

3. A execução do projeto

Depois de todos os detalhes estarem definidos e todas as arestas estarem limadas, o projeto está pronto para começar. Conforme o prazo estipulado: uma semana, um mês, seis meses… O cliente terá o seu espaço completamente renovado. O prazo irá depender do volume do trabalho e das condições em que se encontrava o espaço. 

Ao longo das obras, o arquiteto de interiores realiza inspeções regulares, delega tarefas, averigua a qualidade do trabalho, partilha os detalhes com o cliente, entre outros aspetos.

Que vantagens existem ao contratar um arquiteto de interiores em Guimarães?

É claro que a escolha de um arquiteto de interiores em Guimarães – a sua área de residência – traz inúmeras vantagens:

Benefícios qualidade/preço: contratar um arquiteto de interiores pode ser dispendioso. Contudo, a obra e a qualidade do seu trabalho são inquestionáveis. Mesmo que tenhamos bom gosto e saibamos alguns truques de decoração, nada se equipara à intervenção de um arquiteto de interiores. É uma oportunidade para ter aquela casa de revista com que sempre sonhou!

Rapidez na execução: as tarefas do dia-a-dia e o nosso trabalho já roubam muito tempo precioso da nossa vida. Por isso, delegue estas obras a profissionais que saberão exatamente o que fazer, dentro de um curto prazo de tempo. Imagine que tem de planear tudo, escolher e comprar os materiais, supervisionar os profissionais contratados? Mesmo que possa ficar relativamente mais caro, nada paga a nossa sanidade mental. 

Conhecimento da região: um arquiteto de interiores de Guimarães terá um melhor conhecimento sobre as características da região, sendo que as pode incluir no design de interiores. Além de que saberá escolher os materiais mais apropriados e os mais típicos em Guimarães. Por outro lado, terá mais facilidade em deslocar-se a sua casa, o que pode reduzir os custos de deslocação, no orçamento. 

Valorização do seu bem imobiliário: deve pensar a longo prazo também. Um trabalho realizado por um profissional da área, poderá aumentar o valor de venda ou de aluguer da sua casa. Cada vez mais, os arquitetos de interiores são procurados para transformar casas particulares em alojamentos locais, como pode ver nesta remodelação – aqui.  

Espaço melhor aproveitado: às vezes vivemos 10, 15 ou 20 anos numa casa e não mudamos nunca a posição dos móveis. Não conseguimos pensar noutra forma de organizar o espaço, e poderemos não estar a tirar o melhor partido de todos os metros quadrados. Acredite que há diferentes formas de organizar a sua casa. O seu arquiteto de interiores ajudá-lo-á a abrir horizontes. 

Onde pode procurar um arquiteto de interiores em Guimarães?

Sabemos que o mercado da arquitetura de interiores e do design de interiores é bastante concorrido. No entanto, não se deve deixar levar pelo primeiro profissional que vir. 

Poderá começar a sua pesquisa pelos arquitetos de interiores registados na homify, são especialistas de confiança e com grande distinção profissional. 

Mas como pode usar a vossa plataforma? É fácil, nós explicamos: 

A homify é uma página que reúne diversos profissionais da construção civil, arquitetura, design e decoração. Nós não criamos projetos, queremos guiá-lo até encontrar o que mais precisa para a sua casa, quer em termos de contactos profissionais, como de inspiração, conselhos e dicas para a sua casa. 

Para encontrar o profissional que mais se adapta ao tipo de trabalho que pretende, que neste caso particular é um arquiteto de interiores, pode navegar pela nossa página, combinando filtros (estilo, espaços, cidade, categoria profissional… ), de modo a ter uma pesquisa muito direcionada e específica. Desta forma, será mais fácil encontrar o que pretende. 

Saiba ainda que cada imagem da nossa plataforma está ligada a um profissional. Se gostou de um projeto, clique em cima da imagem e peça mais informações ou solicite um orçamento. Faça-o diretamente através da página da homify, que pode ser consultada a partir do seu computador ou do seu telemóvel. Não hesite em instalar a nossa aplicação gratuita, para estar mais próximo da homify, sempre que precisar.

Para ajudá-lo a escolher o profissional pode, ainda, analisar as avaliações e experiências de anteriores clientes.

Como usar outros meios para pesquisar um arquiteto de interiores em Guimarães?

Apesar da homify ser a plataforma mais fácil e rápida de usar para encontrar um profissional, poderá usar outros meios de pesquisa. Por exemplo, indague sobre a sua rede de contactos, como a família, amigos, vizinhos ou até colegas de trabalho. Provavelmente, terão uma boa recomendação para si!

Use, também, motores de busca na Internet e as suas redes sociais, como o Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter. São sempre alternativas para fazer um broadcast mais eficaz das suas necessidades. 

A Câmara Municipal de Guimarães também poderá ter um contacto de um arquiteto de interiores.

De que outros profissionais poderei precisar para a minha casa em Guimarães?

Tal como já referimos, na homify poderá encontrar todos os profissionais para a sua casa. Por isso, se quiser aproveitar as obras em casa, para melhorar também o seu jardim, poderá contratar um jardineiro ou um arquiteto paisagista, de forma a criar uma bonita zona lounge ou de refeição. 

O pintor ser-lhe-á útil para pintar as fachadas ou muros do exterior da sua moradia. Caso seja necessário limpar o seu telhado, poderá fazê-lo ao contratar um colocador de telhados.


Quer ter uma casa de sonho? Inspire-se neste artigo da nossa revista: Casas de sonho: como conseguir este oásis de luxo?

Pesquisar imagens relacionadas