Arquitetos de interiores - Funchal: Encontre os profissionais ideais | homify

0 Arquitetos de interiores em Funchal

A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Funchal – a capital da ilha das flores

Passagens de Ano com fogo de artifício inesquecível, Carnaval, Festa da Flor… Estas são alguns dos acontecimentos mais entusiasmantes do Funchal, mas a cidade é maravilhosa mesmo sem qualquer acontecimento extraordinário.

O Funchal é a capital da Ilha da Madeira, capital de distrito e a cidade mais populosa fora de Portugal continental. Situada num anfiteatro natural criado pela baía, pelas montanhas e por picos vulcânicos, esta é uma cidade espectacular, de geografia sinuosa, com casas alcantiladas na encosta e uma vista estonteante sobre o oceano. O seu clima é glorioso, subtropical, com temperaturas amenas a maior parte do ano e humidades relativas confortáveis.

Com todos estes atributos é natural que a principal actividade económica seja o turismo, mas a agricultura, em especial a floricultura e a indústria dos lacticínios.

O nível de vida tem bastantes assimetrias, com áreas mais desfavorecidas do que outras, mas no geral é bastante razoável e o tecido urbano é bastante cuidado. O urbanismo é uma preocupação do município e a cidade conta inclusivamente com edifícios modernos famosos, como o complexo hoteleiro Pestana Casino Park, da autoria do grande arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer.

As casas no Funchal não são baratas, em especial nas zonas mais nobres e turísticas mas, seja onde for a sua casa, de certeza que deseja que seja perfeita, e por isso está aqui, à procura de arquitectos de interiores. Está no bom caminho! 

Na homify encontra milhares de imagens e centenas de profissionais que o vão ajudar mas, antes de começar, junte-se a nós por mais um pouco à descoberta de mais informações sobre arquitectos de interiores.

Arquitectos de interiores – uma profissão que deixa alguma confusão

A arquitectura de interiores é uma arte que deixa algumas dúvidas. A confusão com a profissão de designer de interiores é comum e quase inevitável, sobretudo tendo em conta a grande sobreposição de tarefas executadas pelas duas profissões. As apesar das semelhanças há diferenças fundamentais que lhes dão abrangências diferentes. Ora vejamos:

Arquitectos de interiores: são profissionais formados em Arquitectura que se especializaram no planeamento de interiores. Estes profissionais intervêm nos projectos desde a sua concepção e tomam decisões importantes relativamente ao posicionamento de elementos estruturais que vão determinar a funcionalidade, a estética e a segurança dos espaços interiores. Como são arquitectos podem planear e supervisionar a execução e obras a alterações estruturais no interior dos edifícios. Se pretende construir ou renovar a fundo a sua casa ou o seu negócio, incluindo alterações estruturais, precisa de um arquitecto de interiores.

Designers de interiores: os designers de interiores também têm normalmente uma licenciatura, mas a sua formação tem como base a área do design. Tal como os arquitectos de interiores, estes profissionais também podem alterar radicalmente os espaços, embora o façam de forma menos invasiva, sem tocar na estrutura do próprio edifício. O trabalho dos designers de interiores está mais ligado à estética, à escolha de acabamentos e de outros pormenores da imagem. Muitas vezes, são apenas chamados a alterar a decoração, executando as funções de decoradores

Como planear a contratação de um arquitecto de interiores

  • O primeiro passo é encontrar um profissional com um portefólio que se adeque às suas preferências. É normal os arquitectos de interiores seguirem uma linha estética que tem muito de si próprios, o que significa que, se têm trabalhos que não lhe agradam,  ao escolhê-los correrá mais riscos de ficar com espaços com que não se identifique.
  • A busca de profissionais pode ser feita por diversos canais, mas provavelmente nenhuma melhor do que a homify. Aqui encontra centenas de profissionais com os respectivos portfólios. Só precisa de seleccionar os trabalhos com que mais se identifica num livro de ideias e selecionar a partir daí, contactando os profissionais a partir do link anexado a cada imagem. Se mesmo assim não conseguir encontrar um profissional adequado, seja por distância ou incompatibilidades de qualquer ordem, pode sempre mostrar o livro de ideias ao profissional seleccionado para comunicar as suas preferências.
  • Expanda esta procura às diversas ferramentas da internet (motores de busca, sites especializados, redes sociais, fóruns de discussão… ), mas não descure o lado pessoal, ouvindo familiares e conhecidos.
  • Utilize as mesmas ferramentas para obter opiniões e feedbacks de anteriores clientes. Evite os profissionais que têm predominância de opiniões negativas.
  • Reúna com os profissionais e exponha-lhes as expectativas. Facilite uma visita prévia aos espaços a intervencionar para facilitar a orçamentação.
  • Peça sempre mais do que um orçamento para poder escolher. O nosso conselho é que peça no mínimo três.
  • Evite olhar apenas para o preço. Foque-se também na qualidade e na abrangência dos serviços propostos.
  • Evite pensar na contratação deste profissional como um custo e tente vê-la como um investimento com várias vantagens, nomeadamente a qualidade do resultado final, a racionalização dos seus recursos e a poupança.
  • Lembre-se de que o trabalho do arquitecto de interiores vai valorizar a sua casa e torná-la mais bonita e funcional, escolha um profissional com quem se sinta à vontade para exprimir as suas opiniões, necessidades e desejos. A empatia é a chave para um trabalho bem sucedido.

Há vantagens em contratar um arquitecto de interiores no Funchal?

Há algumas vantagens em contratar profissionais nas proximidades do local do projecto. Se precisa de contratar um arquitecto de interiores e o seu projecto situa-se no Funchal, será mais barato contratar o profissional nesta zona do que noutros pontos do país, sobretudo se passar para o continente. Veja as vantagens

  • o primeiro contacto é mais fácil e rápido se o arquitecto estiver perto do imóvel. Como referimos, serão precisas visitas para conhecer as potencialidades do espaço e descobrir os pontos fracos que poderão afectar o projecto;
  • nas reuniões necessárias ao decorrer do trabalho irá poupar nos custos de deslocação do profissional, que podem não ser visíveis, mas que serão imputados ao valor global do projecto, pois são gastos no âmbito de trabalho e deverão ser cobertos pelo cliente;
  • provavelmente o arquitecto conhece melhor os fornecedores de materiais da região e consegue melhores preços;
  • o arquitecto saberá como encontrar os materiais necessários para a execução do projecto no Funchal, ou como arranjá-los por outros meios.

Quanto custa contratar um arquitecto de interiores no Funchal?

É muito difícil estabelecer preços para este tipo de trabalhos. Não há uma regra estabelecida e oficial, e cada profissional é livre de cobrar o que acha justo. Obviamente, os profissionais mais cotados, famosos e reconhecidos terão preços mais elevados, cabendo-lhe a si estabelecer as suas prioridades orçamentais.

Ainda assim, sabendo os arquitectos de interiores são arquitectos com uma especialização e que normalmente o trabalho dos arquitectos representa um valor de cerca de 10% do valor total do projecto de arquitectura, podemos extrapolar à semença e contar com este valor num projecto de arquitectura de interiores.

Pesquisar imagens relacionadas