Não é só na hora da despedida que Coimbra tem mais encanto. É uma terra de muita luz, de muitas histórias e de muita sabedoria. Impossível não se deixar apaixonar por esta cidade universitária.
A arquitetura é um ponto forte deste distrito. Os seus edifícios antigos, que se agarram à colina e que se elevam acima das curvas do rio Mondego, criam postais virtuais em todas as suas perspetivas.
O distrito de Coimbra é grande e envolve-se com os mais diversos segredos da natureza, sejam eles bosques encantados, aldeias pitorescas ou praias refrescantes.
Se quiser envolver-se mais na arquitetura, especificamente na arquitetura de interiores, para viver mais a sua casa em Coimbra, mantenha-se connosco.
Tanto a arquitetura de interiores, como o design de interiores procuram criar soluções para que todo o espaço interior seja harmonioso e agradável. Propõem soluções personalizadas, mediante o gosto e estilo do cliente, mas tendo também em conta as diversas características do espaço.
Relativamente à arquitetura de interiores, esta é realizada por um arquiteto, que se formou na área da arquitetura, tendo-se especializado mais na parte do interior de edifícios. Tanto poderá envolver projetos habitacionais ou serviços públicos, como cafés, restaurantes, ginásios e por aí fora. O arquiteto de interiores saberá intervir e propor uma solução adequada a cada tipo de divisão, desde salas, quartos, casas de banho, cozinhas, entre outros.
Por outro lado, o designer de interiores é formado em design.
Agora, a grande questão é: que diferenças existem entre um e outro profissional, numa obra de interior?
Um arquiteto de interiores pode realizar obras que modifiquem a estrutura. Isto é, aumentar uma moradia, acrescentar umas escadas, derrubar paredes no caso de pretender criar um open space (cozinha + sala), entre outras opções. Claro que são obras que poderão necessitar de autorizações camarárias e deverão respeitar as leis. Mas o seu arquiteto de interiores saberá orientar todo este processo.
O designer de interiores será o profissional indicado para executar pequenas alterações funcionais, ou seja, que não sejam estruturais. O designer de interiores procurará tornar o seu interior mais apelativo, funcional, luminoso e bonito. Poderá alterar a cor das paredes, mudar o revestimento das paredes e do piso, encontrar o melhor layout para a sua casa, propor um novo tipo de iluminação, trocar as peças de mobiliário e acrescentar novos acessórios.
Como vê, ambas as profissões são importantes, sendo que a contratação de um ou de outro, dependerão dos seus objetivos e também do budget disponível.
Se pensar em contratar um arquiteto de interiores, veja em que situações este especialista lhe será útil:
Existe uma vasta oferta de arquitetos de interiores, como tal, resta-lhe filtrar o profissional que mais se adapta ao seu estilo e também à sua personalidade. Sendo um processo de mudança rigoroso, em que as suas expetativas são bastante elevadas, deve ter em conta o seguinte quando escolher o seu arquiteto de interiores:
Para ajudá-lo, poderá ter várias imagens de apoio, com amostras de cores, de estilo, de móveis… Assim, será mais fácil entender o que imagina realmente.
Não hesite também em fazer um trabalho prévio, para agilizar todo este processo. Crie os seus moodboards, faça muita pesquisa em revistas e no mundo online, nomeadamente pela plataforma da homify, uma vez que temos aqui, ao seu dispor, uma vasta oferta de imagens e inspirações. Até pode criar os seus próprios livros de ideias, inscrevendo-se gratuitamente na homify. Organize as imagens por cor, por tema (cozinha, casa de banho, sala, hall entrada, jardins), por estilo e por aí fora. Assim, no final, só terá que partilhar estas pastas com o seu arquiteto de interiores. Será muito mais claro e fácil de perceber o que realmente pretende para a sua casa. Quanto mais certos e determinados formos, mais fácil será;
Dependerá do que pretende e das suas necessidades. Além disso, o distrito de Coimbra é bastante vasto, tanto abraça serras como o mar. Mas seria interessante criar uma ligação entre o sítio onde vive e a sua decoração. É uma forma de contar uma história, dentro da sua casa!
Por exemplo, se viver na Figueira da Foz, poderá incluir acessórios alusivos ao mar, como uma garrafa de areia ou uma concha como saboneteira.
Se viver perto da Serra da Lousã, por exemplo, poderá incluir ramos de eucalipto na sala ou no quarto. Além de ficar bem, deixa uma fragrância natural pela casa.
Por outro lado, se viver perto do mar, deverá ter em conta o tipo de ar, uma vez que a quantidade elevada de sal acabará por ser bastante corrosiva e poderá danificar algumas peças de mobiliário, como o mobiliário da varanda. Mas o seu arquiteto de interiores da região de Coimbra saberá todos estes detalhes e informá-lo-á.
Nunca foi tão fácil aceder aos contactos de profissionais, mas para relembrar o leitor das suas possibilidades, reunimos as mais recorrentes:
homify - a nossa plataforma existe para quebrar fronteiras entre os profissionais e clientes. A partir da nossa página, pode aceder a vários profissionais, quer deste tipo de serviço ou de outro, como arquitetura, pintura, jardinagem, etc. Navegue pela nossa plataforma e nem vai ver as horas a passar, porque temos uma base de dados muito diversificada e inspiradora.
Redes sociais - elas existem para os mais diversos fins, sendo um deles a pesquisa de informação. Publique uma recomendação e vai ver que rapidamente será ajudado por um familiar ou por um seguidor seu. O mundo nunca foi tão próximo!
Internet - explore o mundo online, usando alguns motores de pesquisa. Introduza algumas palavras-chave, como arquitetos de interiores em Coimbra.
Passa-palavra - este era o meio mais usado antigamente, além das páginas amarelas. Mas continua a ser muito útil, nomeadamente quando precisamos de um conselho amigo. Não hesite em pedir referências ao seus amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho.
De que outros profissionais poderei precisar para melhorar a minha casa?
Uma vez que o arquiteto de interiores deverá trabalhar com uma equipa multidisciplinar, não se deverá preocupar em contratar mais nenhum profissional. No entanto, se quiser aproveitar todas estas mudanças, para dar uma lufada de ar fresco ao exterior da sua casa, poderá precisar dos seguintes profissionais:
Arquiteto paisagista: este profissional irá analisar a área exterior e saberá tirar partido de cada espaço. Poderá idealizar uma área lounge, uma zona de refeição, um jardim, uma piscina, entre outros.
Pintor: não hesite em dar uma nova cor e outro brilho às fachadas da sua casa. Contrate um profissional especializado, tendo em conta a exigência deste trabalho.
Colocador de telhados: O seu telhado tem musgo? As calhas não evacuam corretamente a água da chuva? O seu telhado tem telhas partidas? Então deverá procurar a ajuda de um colocador de telhados.