Arquitetos de interiores - Barcelos: Encontre os profissionais ideais | homify

9 Arquitetos de interiores em Barcelos

Barcelos – identidade portuguesa, até nos galos

Uma cidade cujo símbolo é um galo? E esse galo ainda por cima se torna símbolo de portugalidade um pouco por todo o mundo? Sim, é isso! É Portugal, é Barcelos!

Barcelos é uma cidadezinha pequena, com pouco mais de 20 000 habitantes, e é Sede de Concelho de uma região bastante grande do Distrito de Braga, mas o que lhe falta em tamanho sobra-lhe em carisma. O seu símbolo maior, o Galo de Barcelos, nasce de uma lenda castiça, onde um galo morto e assado canta na frente de toda a gente na hora do enforcamento de um homem falsamente acusado de um crime, para provar a inocência. O homem diz: É tão certo eu estar inocente como esse galo cantar quando me enforcarem e na hora o galo não falha, salvando a sua vida!

Viver em Barcelos é muito agradável. É uma cidade calma e acolhedora com um bonito centro histórico e vários espaços verdes urbanos, como a alameda e o parque das Barrocas, o parque da Cidade e o passeio dos Assentos. É servida por bons acessos, com estradas nacionais e auto-estradas com ligação facilitada às cidades vizinhas, nomeadamente a Braga. A oferta escolar é bastante razoável e conta inclusivamente com um politécnico.

A actividade principal na região ainda é a agricultura, com especial relevância para a premiada vinicultura, mas Barcelos é a considerada a capital do artesanato, e esta actividade económica tem uma expressão bastante relevante na economia local.

Em Barcelos, como em qualquer outro local do país, a arquitectura de interiores é importante para obter as melhores condições de vivência dos edifícios, e provavelmente é essa a razão de nos estar a ler nesta secção.

Se procura um arquitecto de interiores na zona de Barcelos está no local certo. Na homify encontra centenas de profissionais que o podem assistir no seu projecto. Só precisa de fazer a pesquisa, seleccionar as fotos com os trabalhos que mais lhe agradam e entrar com contacto com as empresas a partir do link que disponibilizamos em cada uma. Se não encontrar o profissional certo exactamente na cidade de Barcelos não descure as cidades vizinhas, nomeadamente a cosmopolita Braga.

Mas antes de prosseguir com a sua busca tire um pouco do seu tempo para ler esta secção e informar-se melhor sobre estes profissionais!

Que tipo de profissional é um arquitecto de interiores?

O arquitecto de interiores é um arquitecto que enveredou pela área da criação, planificação e execução de espaços interiores. Normalmente têm uma maior sensibilidade para o aspecto estético e para o design, tentando sempre obter as melhores e mais funcionais distribuições espaciais combinadas com os melhores acabamentos, e para isso acabam por tirar formações especializadas em design, arte e materiais de revestimento.
Estes profissionais são responsáveis pela criação de planos de piso, pelo planeamento espacial e pela criação estética dos ambientes interiores. Para isso distribuem ou eliminam paredes, criam elementos divisores e usam revestimentos, texturas, cores e mobiliário. Fazem também projectos de iluminação e precisam de conhecer em detalhe os códigos e leis aplicáveis à construção e os regulamentos de segurança. Estes arquitectos podem planear alterações estruturais em renovações de edifícios e muitas vezes trabalham com empreiteiros, engenheiros, arquitectos e outros profissionais para dar os acabamentos finais aos projectos.
Há alguma confusão entre os profissionais de arquitectura de interiores e os de design de interiores, e na verdade muitas tarefas que executam são idênticas. A maior diferença entre eles é a estruturação arquitectónica dos interiores que os arquitectos podem fazer e os designers não. Um arquitecto de interiores é um arquitecto e por isso está autorizado a planear alterações estruturais aos interiores das habitações. A alteração de uma parede-mestra ou a mudança da localização das loiças de casa de banho, e inerente nova canalização, são exemplos de trabalhos que só podem ser feitos por arquitectos de interiores.

Vantagens de contratar um arquitecto de interiores

À semelhança dos outros arquitectos e dos designers de interiores, por vezes há alguma renitência em contratar arquitectos de interiores. O dinheiro gasto com eles é visto como um custo a evitar, mas não devia ser assim uma vez que poder contar com um destes profissionais tem vários benefícios. Vamos descobri-los:

  • Potencialização do orçamento: os conhecimentos acerca de materiais, design, construção e muitos outros, além de uma carteira de colaboradores e fornecedores estruturada, permitem a estes profissionais obter uma melhor gestão do seu orçamento, para atingir os seus objectivos sem incorrer em derrapagens e gastos desnecessários;
  • Fornecedores e colaboradores: como referimos, os arquitectos de interiores conhecem os melhores fornecedores de materiais e têm colaboradores assíduos nas diversas áreas intervenientes no projecto, como colocadores de piso, pintores ou construtores. Com estes conhecimentos têm acesso a descontos para profissionais e poupa-lhe tempo da busca de outros profissionais;
  • Valorização do móvel: um imóvel planeado ou alterado por um arquitecto de interiores tem muito maiores probabilidades de sucesso, por estará mais bem estruturado e com uma apresentação óptima, sendo por isso mais valorizado tanto no mercado de arrendamento como para venda;
  • Potencialização do espaço: saber ler um espaço, percebendo as suas potencialidades e conseguindo tirar o máximo partido de cada metro quadrado não é uma tarefa fácil ou acessível a qualquer um. E saber onde colocar pontos de luz ou como aproveitar a luminosidade oferecida pelas janelas são conhecimentos menos empíricos do que parecem. Um arquitecto de interiores vai fazer tudo para que o seu espaço tenha as melhores características de utilização com a sua estética favorita.

Aspectos a ter em conta na contratação de um arquitecto de interiores

  • Faça pesquisa de profissionais. Use as várias ferramentas da Internet e não apenas as de pesquisa tradicionais (motores de busca). As redes sociais são muito importantes nos nossos dias e ali pode encontrar muitas empresas e informações úteis sobre elas.
  • Os arquitectos de interiores costumam seguir uma linha estética e de execução muito própria, mesmo ouvindo as suas ideias e necessidades, por isso é fundamental descobrir se o profissional se enquadra nas suas preferências. Para isso é importante conhecer a fundo o seu portefólio. Neste ponto a homify é muito útil, pondo à sua disposição o trabalho de centenas de profissionais de forma fácil e rápida;
  • Certifique-se de que o profissional escolhido demonstra abertura para ouvir as suas ideias;
  • Reúna-se com os profissionais antes de passar à contratação. Demonstre claramente os seus gostos e preferências, sem deixar de mostrar o que não lhe agrada. Usar os livros de ideias da homify é muito prático, mas também pode optar por recortes de revistas, amostras de materiais ou mood boards;
  • Procure opiniões e feedbacks de antigos clientes, tentando saber o que o espera. Contratar em Barcelos pode dar-lhe a oportunidade de contactar pessoalmente com os anteriores clientes e quem sabe ver um trabalho do profissional pessoalmente;
  • Peça sempre mais do que um orçamento para poder ter um leque de opções. O nosso conselho é que procure pelo menos três profissionais diferentes e lhes peça orçamentos;
  • Opte pelo orçamento que proporcione o melhor pacote de serviços, não se deixe guiar apenas pelo preço;
  • Não avance com qualquer trabalho sem antes firmar um contrato assinado, para ter garantias;
  • Não se limite à cidade de Barcelos. Nas proximidades pode encontrar bons profissionais sem que isso represente um aumento significativo dos custos.
Pesquisar imagens relacionadas