Arquitectos de interiores | homify

7,916 Arquitectos de interiores

Quando é que eu preciso de um arquitecto de interiores?

Os arquitectos não são apenas para o exterior da casa. Contratar um arquitecto de interiores irá também possibilitar que aproveite o espaço de dentro de sua casa da melhor maneira. Um arquitecto de interiores é necessário para assegurar que o seu espaço é utilizado de forma eficiente e, ou irá trabalhar com a estrutura interior da casa como ela é, usando elementos e instalações para aproveitar o espaço ao máximo, ou irá manter apenas a estrutura exterior do edifício e replanear completamente o número e distribuição das divisões: como preferir. Optar por um arquitecto de interiores é, portanto, uma óptima ideia, quer queira redecorar uma casa inteira, ou apenas uma divisão. A homify tem uma abundância de sugestões inspiradoras sobre que arquitectos de interiores contratar, e muitas ideias de como aproveitar ao máximo os seus serviços.

Design de interiores vs. Arquitectura de interiores – qual é a diferença?

Design de interiores é tudo o que tem a ver com o uso do espaço existente dentro de uma casa para criar um bonito lar e sítio para viver. Os designers de interiores trabalham tipicamente com cores e mobiliários, sugerindo maneiras de criar ambientes apelativos combinando mobiliário, escolhendo esquemas de cor para as paredes, e sugerindo acessórios como lâmpadas e toalhas de mesa que ajudem a harmonizar o design. No entanto, um arquitecto de interiores vai mais além e pode ajudar a modelar o próprio espaço útil da casa para assegurar que este lhe oferece a atmosfera que deseja. Os arquitectos e os designers de interiores podem, claro, complementar-se mutuamente com os seus conhecimentos, e a homify oferece várias ideias de como fazê-lo.

O que faz um arquitecto de interiores?

Os arquitectos de interiores são especialistas em manipular o espaço da sua casa de maneira a que este seja perfeito para si. Por exemplo, um arquitecto de interiores pode modelar ombreiras de portas e outras entradas, criando divisões extra, ou alternativamente, fundir duas divisões numa só para tornar uma certa área de sua casa mais espaçosa. Estes podem ainda lidar com elementos chave como instalações eléctricas e molduras de portas. Os arquitectos de interiores têm as capacidades e conhecimento que são necessários para assegurar que todos os ajustes são não só seguros, como esteticamente apelativos. Tentar alterar o espaço da sua casa sozinho, sem a ajuda de um arquitecto de interiores, pode ser complicado e até perigoso. Por exemplo, muitas pessoas já deitaram abaixo paredes estruturais quando tentavam remodelar o interior de suas casas, tornando o seu tecto instável!

Acabamentos e instalações interiores

Obviamente, o espaço da sua casa devia encaixar perfeitamente com os seus acabamentos interiores. A disciplina da arquitectura de interiores estende-se a aspectos como instalações de luz e ombreiras de portas e janelas. Com um arquitecto de interiores, pode ter a certeza que a sua casa irá ficar no seu melhor.

Iluminação

Acertar nas instalações eléctricas é essencial para alcançar a atmosfera perfeita para a sua sala de estar. Use a homify como guia para encontrar a iluminação ideal para a sua casa; quer prefira robustos candeeiros forjados a ferro ou lâmpadas escurecidas por suaves tecidos, a homify tem tudo o que precisa para tornar os seus sonhos realidade. Um arquitecto de interiores irá então ser capaz de tornar os seus elementos de iluminação parte de um fantástico design de interiores.

Acústica da divisão

Poucas pessoas pensam em como as propriedades estruturais de uma divisão afectam a sua acústica, mas isto é o pão nosso de cada dia para o arquitecto de interiores. A última coisa que precisa numa divisão onde recebe convidados, é de uma escadaria que range ou de um efeito de eco em que as vozes soam de forma fria e desagradável ao reflectirem de forma áspera nas paredes. Também não é desejável que o ruído das outras divisões passe pelas paredes do seu quarto quando precisa de ter uma noite descansada. Usando móveis, carpetes e materiais cuidadosamente seleccionados para as paredes e chão, um arquitecto de interiores irá assegurar que a acústica das divisões de toda a sua casa estão perfeitamente calibradas.

Como é que eu encontro o arquitecto de interiores certo para o meu projecto?

A equipa de especialistas da homify passou a pente fino o reino da arquitectura de interiores e criou assim uma fantástica lista de diferentes arquitectos de interiores que pode contratar para os seus projectos de design. Muitos profissionais têm especializações em áreas específicas da arquitectura de interiores, como acústica ou iluminação, enquanto outros também têm ainda experiência como designers de interiores. Por isso, quer queira um arquitecto de interiores com conhecimentos gerais sobre vários temas ou alguém especializado para o ajudar com um projecto específico, a homify terá a sua resposta.

O que é que eu devo ter em atenção quando escolho um arquitecto de interiores?

Uma boa coisa a ter em atenção é o CV individual do arquitecto. Onde é que estudou? Onde é que ganhou experiência? Tem acreditação profissional? Tem exemplos ou um portefólio de projectos terminados a que se possa ter acesso? Normalmente, irá ser capaz de encontrar informação suficiente sobre arquitectos de interiores na sua lista da homify. No entanto, também pode contactar directamente o arquitecto de interiores que está a pensar contratar para lhe pedir para ver o seu portefólio, podendo assim avaliar se o seu estilo de trabalho é algo que possa encaixar nas suas aspirações pessoais. Não queremos com isso dizer que só devia optar por um arquitecto de interiores com várias décadas de Projectos no seu currículo. Muitas vezes, são os arquitectos mais novos, que estão ainda a começar as suas carreiras, que têm as ideias de design mais inovadoras.

Quanto é que um arquitecto de interiores irá custar?

Há arquitectos de interiores para todos os bolsos. O custo de contratar um arquitecto de interiores depende do tipo de trabalho que tem em mente. Se quer renovar completamente o layout de sua casa dentro da estrutura geral do edifício, então pode esperar um orçamento maior do que se apenas necessitar de um arquitecto de interiores para remodelar a iluminação ou acústica da sua sala de estar.

Como é que eu preparo a primeira reunião com um arquitecto de interiores?

Primeiro, tenha uma ideia dos aspectos mais importantes do seu projecto. É sempre uma boa ideia ter uma ideia firme sobre o seu orçamento, talvez com algum espaço de manobra relativamente ao valor máximo, para o caso do seu arquitecto de interiores ter uma ideia fantástica que fique encaixe perfeitamente mas que custe um pouco mais do que se estava à espera. Os arquitectos de interiores estão treinados para planear um espaço útil de acordo com as formas como o espaço vá ser utilizado. Por isso, pense bem no uso que quer dar às divisões mais relevantes da sua casa: vai ser muito importante quando chegar a hora de preparar o primeiro encontro com um arquitecto de interiores.

De que outros profissionais preciso durante o meu projecto de construção?

Dependendo do tamanho e tipo de projecto que tem em mente, pode precisar de trabalhar com outros profissionais, como designers de interiores ou construtores civis. Alguns arquitectos de interiores fazem parte de uma equipa por isso serão capazes de sugerir outros profissionais que podem ser de grande utilidade no seu projecto de construção. Ou então, pode sempre seleccioná-los sozinho.

Gabinete de planeamento

Como mencionado anteriormente, a arquitectura de interiores centra-se no design de espaços dentro de uma casa, com certos e determinados propósitos. Quando se fala em escritórios, o objectivo é (normalmente, pelo menos) maximizar a produtividade! Os arquitectos de interiores da homify irão ser capazes de moldar a acústica e instalações do seu escritório de forma a diminuir as distracções, quer auditivas quer visuais. Luzes fortes, que podem ser direccionadas para a sua secretária ou espaço de trabalho são essenciais, para que possa ver todos os seus livros e documentos, e o seu computador. Finalmente, explore a homify em busca de acessórios adicionais como candeeiros, prateleiras ou almofadas para assegurar que o seu calmo e pacífico escritório é um óptimo espaço para passar o tempo.

Designers de cozinhas

Quer queira uma cozinha a plano aberto recheada de luz natural ou um confortável cantinho para tomar o pequeno-almoço, um designer de cozinhas irá ajudá-lo a criar o espaço perfeito para cozinhar e (se assim o desejar) partilhar refeições. Porque não usar as ideias temáticas da homify para pedir ao seu designer de cozinhas que crie a sua cozinha em torno de uma área específica? Uma cozinha rústica é ideal para refeições partilhadas, por exemplo, enquanto uma cozinha minimal é perfeita para alguém que apenas deseja um espaço funcional onde possa preparar rapidamente uma refeição deliciosa sem complicações.

Designer

De certa forma, um arquitecto de interiores é também um designer de interiores, uma vez que ambos são sensíveis às maneiras como um espaço pode impactar na atmosfera de uma casa. Um arquitecto de interiores não trabalha apenas com floreados e ornamentos, modela ainda a sua casa de forma mais profunda ao alterar, ou acrescentar, a sua estrutura. Assim, irá assegurar que o seu espaço é perfeitamente adequado ao uso que lhe quer dar. Depende apenas de si, se quer contratar um designer e um arquitecto de interiores, ou se quer usar a estrutura básica criada por um arquitecto com uma tela em branco onde pode projectar as suas próprias ideias de design. Seja qual for a sua escolha, a homify está aqui para o ajudar. Podemos sugerir arquitectos e designers de interiores com quem pode trabalhar e providenciamos ainda um grande conjunto de ideias de design que pode aplicar por si próprio, por isso dê asas à sua criatividade por entre a nossa selecção de esquemas de cor, mobiliários, instalações, acessórios e ideias para divisões e casas temáticas.