Casas modernas por Enrique Cabrera Arquitecto

10 fantásticas ideias para cobrir com pedra a fachada de sua casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Neste livro de ideias, mostrar-lhe-emos algumas fachadas de casas para as quais se utilizou pedra para um revestimento parcial ou total. Que vantagens lhe pode trazer este revestimento? Ora, é necessária pouca manutenção e as zonas cobertas com este material dispensam ser pintadas. 

A pedra surge numa ampla variedade de tamanhos e formas, podendo a sua colocação assumir formas distintas nas paredes ou no chão. É versátil e encontramo-la em edifícios nos mais variados estilos, sendo a sua utilização passível de ser encontrada no interior ou no exterior. Hoje, vamos focar-nos no seu uso exterior, designadamente nas fachadas de dez casas. 

Veja as imagens que reunimos para si.

1. Pedra em combinação com outros materiais

Madeira, pedra, vidro, vegetação. Toda uma gama de materiais – e de natureza – que resulta numa composição harmoniosa devido à combinação de cores que foi utilizada.

Nesta fachada, há duas classes de pedra com cores diferentes. A pedra lisa da parede que conforma um marco tem um tom areia que combina na perfeição com a cor da madeira do piso e do painel vertical. O contraste surge no tom frio de cinza que veste a parede da frente. 

2.Texturas para realçar volumes

Casas modernas por aaestudio
aaestudio

Fachada Principal

aaestudio

Quando quiser fazer sobressair um volume especial da sua fachada, pode cobri-lo com pedra. Desta forma, obterá uma cor diferente numa parte específica, assim com uma textura mais interessante que contrasta com as demais superfícies. Este detalhe trará um interesse adicional à sua moradia.

3. A pedra para destacar determinadas áreas

Na entrada na casa e no piso superior, utilizou-se pedra numa cor suave e discreta. Porém, a sua mera existência sobre estas duas superfícies ofereceu muito mais interesse à moradia, tornando a fachada mais apelativa. Se fosse toda a branca, perderia metade da piada. A emoldurar a pedra, manteve-se, porém, um friso em branco. 

4. A pedra como complemento da cor

Casas ecléticas por D3c Arquitectos
D3c Arquitectos

Residencia 2808

D3c Arquitectos

Nesta imagem, deparamo-nos com pedra num formato rectangular e em cores distintas que se concilia, na perfeição, com a cor eleita para o resto das paredes. Trata-se de um detalhe contrastante que assinala o alpendre e a subsequente entrada da casa que, de outra forma, não se veriam tão bem.

5. Em tons cinza

Nesta fachada, a pedra cinza marca as janelas e complementa as paredes em branco. O guarda-corpos da varanda, em metal, assume quase a mesma cor que a pedra. Juntos, compõem um projecto simples, moderno e com bom gosto. 

6. Quando reveste quase tudo

A nossa sexta imagem mostra-nos um imponente volume revestido em pedra. Os blocos lisos num tom areia oferecem um forte carácter a esta moradia, definindo a sua identidade. Se considerar cobrir grande parte da sua fachada com pedra, deve ter cuidado com o tipo de pedra que escolhe, com a textura e a respectiva colocação. Neste caso, para além de se ter tido esse cuidado, houve ainda a intenção de a misturar com materiais como o vidro e a madeira que ficam sempre bem juntos.

7. Marcar a entrada com modernidade e elegância

A parede de pedra lisa marca a entrada desta casa e harmoniza-se com o tom quente da madeira da porta. A iluminação cria um efeito interessante e destaca ainda mais os materiais. A pedra está também presente no chão coberto com gravilha. 

8. Pedra tipo laje

Contrastando com o cubo branco cego, a fachada abre-se para uma garagem sem portas que revela uma parede de pedra que se divide entre tons mais escuros e outros mais claros. A frieza do branco é assim atenuada pelo calor da pedra enfatizado pela iluminação.

9. Pedra entre reticulados

Quase a terminar, mostramos-lhe mais uma casa com um dos volumes coberto por pedra e ladeado por reticulados de madeira. Uma casa cheia de texturas e cores diferentes que se evidencia pelo sentido rítmico e dinamismo das suas linhas.

10. Presente no muro

Casas modernas por P+0 Arquitectura
P+0 Arquitectura

Narigua House

P+0 Arquitectura

Nesta moderna construção, combinaram-se as superfícies em terracota e as amplas áreas envidraçadas com muros de pedra que acompanham a entrada íngreme para o edifício. Todos os elementos construtivos que rodeiam a sua casa também fazem parte da fachada que quer tornar mais bonita. Logo, não descure as paredes que desenham o perímetro visto que elas são importantes para o conjunto. 

A sua casa inclui este material no interior ou no exterior? Pensa fazê-lo agora que viu estes exemplos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!