Corredores e halls de entrada  por ruiz narvaiza associats sl

7 segredos para que a sua casa esteja sempre limpa e ordenada

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Deixamos-lhe, neste livro de ideias, sete dicas para que consiga manter a sua casa sempre limpa e organizada. Lembre-se que, por mais bonita que seja a arquitectura e a decoração de um espaço, este último só sobressairá realmente se a atmosfera se mantiver ordenada.

A decoração não é, de facto, tudo; assim como não é tudo o estilo dos móveis ou as cores que prevalecem num espaço. Uma casa limpa é uma casa onde queremos regressar, é uma casa que nos propicia conforto e bem-estar físico e mental, é a casa onde os nossos convidados se sentem bem. Habitar um espaço sujo e caótica não nos beneficia em nenhum aspecto. Como é natural, também não devemos ser escravos do lar. A casa serve para ser vivida. Mas, há pequenos comportamentos que, quando regulares, nos garantem qualidade de vida.

Veja o que lhe propomos.

1. Diminuir a quantidade de objectos soltos

Desde a revista do momento até aos nossos sapatos, chaves ou carregadores do telemóvel, são vários os elementos que se espalham em nossa casa devido ao uso diário que lhes damos. Todos juntos acabam por criar ruído visual e, se acumularmos, rapidamente a nossa casa fica com um ambiente caótico e pouco confortável. Para evitar que isto aconteça, espalhe cestas e caixas por cada divisão para poder guardar todos os seus pertences que, assim, fazer com que desapareçam do seu campo de visão, estando na mesma à mão de semear quando deles precisar.

2. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje

Este ditado aplica-se a diversas circunstâncias. Para esta, não é excepção. Se for assíduo no cumprimento das suas tarefas domésticas, evite que as coisas se acumulem e que venha a ter mais trabalho posteriormente.

Leu uma revista? Coloque-a no sítio. Esteve no sofá muitas horas? Componha as almofadas. Levou um prato para comer na sala? Devolva-o à cozinha e arrume-o na máquina ou lave-o. Tirou roupa que precisa de ser lavada? Deposite-a já no saco de roupa suja. São pequenas coisas que não demoram mais do que segundos o minutos a serem levadas a cabo e que fazem toda a diferença. Não se esqueça deste conselho.

3. Casa de banho limpa

Casas de banho asiáticas por choc studio interieur
choc studio interieur

Badderen in Oriëntaalse sfeer

choc studio interieur

Nós todos sabemos que por muito pequena que seja uma casa de banho, pode levar algum tempo a ser limpa. Para evitar ter que perder muito tempo, nos seus dias de descanso, a limpar a casa de banho, tente mantê-la limpa e organizada no dia-a-dia. Passar um pano, aspirar o chão ou substituir as toalhas são coisas que pode ir fazendo. Depois, já não será necessário ter que a limpar a fundo e a casa de banho estará sempre apresentável para si e para os seus convidados.

4. O básico: fazer a cama e abrir as janelas

Não demorará mais do que cinco minutos e a mudança que produz no quarto é enorme: acordar e fazer a cama. Simples. Muitas pessoas já não conseguem sair de casa sem fazer isto. Se não tiver tempo, faça-o quando chegar. Ao fim do dia, vai ser agradável deitar-se numa cama feita. 

É, também, importante abrir as janelas do quarto para renovar o ar do espaço onde respiramos ao longo de tantas horas, muitas vezes com as portas fechadas. Isto previne odores e humidade dentro da divisão. Se repetir estas tarefas todos os dias, depressa se tornarão um hábito.

5. Deixar de ver como entediante a tarefa de lavar os pratos

Ninguém gosta particularmente de ter que lavar a louça diariamente, mas, infelizmente, não há como evitá-lo, a menos que coma todos os dias fora. Contudo, não convém deixar a louça acumular-se. Deve fazê-lo passadas, pelo menos, oito horas. A partir desta altura, os restos de comida começarão a provocar odores desagradáveis e será mais difícil removê-los. Se não os puder lavar logo após o seu uso, passe-os, pelo menos, por água, para evitar cenários pouco bonitos.

6. Roupa espalhada pela casa não!

Quartos modernos por De Jager Interieur
De Jager Interieur

De Jager Interieur | Heemstede

De Jager Interieur

Na primeira imagem, falávamos de cestos e de caixas para ir guardando todos os objectos diários de uso corriqueiro. O mesmo se aplica aos quartos. Coloque, em cada um, um cesto de roupa suja – no quarto ou na casa de banho – para que tenha sempre onde a colocar e não tenha que a depositar no chão, em cima de uma qualquer cadeira ou, pior, sobre a cama. Não deixe o cesto encher demasiado. Faça uma máquina por semana.

7. Calendário de tarefas de limpeza

Como já referimos, é comum que as pessoas definam um dia da semana dedicado à faxina. Porém, em vez de deixar tudo para um dia, pode dividir as tarefas para durante a semana de forma a deixar o fim-de-semana desocupado. Segunda-feira para limpar o pó e aspirar, Terça-feira para aparar a relva, Quarta-feira para limpar as casas-de-banho, e assim sucessivamente.

É uma pessoa arrumada ou vai tomar em consideração alguma das nossas dicas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!