Cortinas de cozinha mais bonitas que as da vizinha!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Queridas donas de casa desesperadas: 

Vimos por este meio informar-vos que a cozinha também é digna de umas cortinas! Ora, pense bem no assunto. É lá que passa grande parte do tempo quando está em casa, é lá que prepara as suas refeições, é lá que, muitas vezes, almoça ou janta e até é lá que os seus filhos se resolvem sentar a fazer os trabalhos de casa. Acertamos em cheio ou nem por isso? Talvez. Seja como for, a cozinha merece uma decoração tão esmerada como o resto da casa e, como tal, não olvidemos a colocação de cortinas ou estores que as embelezem, que controlem a entrada de luz e que resguardem a sua privacidade. 

Se é pessoa de gostos simples e gosta de coisas práticas, pode sempre optar por japonesas ou estores de rolo. Se, por outro lado, fica com o coração a bater mais forte com um bonito padrão ou umas cortinas brancas e esvoaçantes a deixar a frescura e a luz entrar na sua cozinha, então também temos opções para si. 

Veja com atenção as dez cozinhas de luxo que hoje lhe deixamos e eleja as suas preferidas. Estamos certos de que encontrará umas. Inspire-se! 

Branco no preto

Foi com sensibilidade que se escolheram cortinas brancas e translúcidas que deixam trespassar uma suave luz para esta cozinha onde o preto prevalece no mobiliário e no revestimento das paredes. As cortinas aparecem embutidas. Este efeito consegue-se através da instalação de um trilho metálico na zona fechada por via do rebaixamento do tecto. O resultado minimalista e moderno cria a percepção de altura o que é particularmente interessante se a divisão tiver um pé direito baixo. Neste caso, o contraste entre o preto e o branco não podia ser mais pertinente e as cortinas devolvem leveza a este espaço que, de outra forma, correria o risco de ficar excessivamente pesado.

E preto no branco

Cozinhas modernas por Stellati Rénovation
Stellati Rénovation

Rénovation d'un appartement à Lyon 6e

Stellati Rénovation

Na imagem anterior, as cortinas brancas surgem em jeito de intervalo relativamente a um muito dominador preto. Em contrapartida, nesta cozinha, em Lyon, as cortinas pretas criam um ponto de referência e algum drama numa divisão que tem o branco como base cromática. Num país frio, optar por cortinas pretas pode ser uma boa ideia visto que impedem o calor de sair. Para além disso, são ideais para bloquear sons vindos do exterior. Assim, ainda que seja adepto de cortinas brancas e esvoaçantes, considere esta escolha mais arrojada para criar contraste e uma atmosfera inesperada.

A cortina em jeito de portinha

Cozinhas modernas por supercake
supercake

cucina in cemento a vista

supercake

As cortinas na cozinha não aparecem apenas a decorar as janelas. Podemos encontrá-las a dividir espaços e nos armários, à boa moda antiga. É o caso da cozinha da imagem, plena de rusticidade, em que vemos uma cortina a resguardar um dos compartimentos. Um pormenor campestre delicioso nesta casa italiana de seu nome Rustichella. O arco em pedra, o chão em madeira, o forno antigo, o ferro aqui e ali e a pequena cortina compõem um ambiente intimista e confortável.

A funcionalidade dos estores de rolo

Funcionalidade. Deve ser este o mote para decorar uma cozinha sem esquecer, porém, a parte estética. Os estores de rolo são uma boa opção no que toca a decorar as janelas de ambientes neutros e funcionais como a cozinha, a casa de banho ou o escritório. São facilmente reguláveis e, quando recolhidos, ocupam pouco espaço. Para além disso, limpam-se facilmente com recurso a um pano ou uma esponja húmida o que é sempre uma vantajoso numa cozinha.

Em madeira

Cozinhas clássicas por Increation
Increation

Clerkenwell WC1: Minimal Professional Home

Increation

Os estores em madeira natural – como o bambu, por exemplo – são, igualmente, boas soluções para cozinhas e ambientes semelhantes. Tal como o estore de rolo, também eles são fáceis de recolher, limpar e resistentes às agressões típicas destes espaços como a humidade, o calor ou os vapores. Pode, também, optar por estores venezianos – laminados em madeira – que, para além de práticos, são muito úteis para controlar a entrada de luz, bastando mudar o ângulo de inclinação das lamelas através do cordel lateral ou de um comando.

Para uma casa na praia

Cozinhas modernas por ARQ_IN

A que país diria que pertence esta cozinha? Ao Brasil, pois claro. Não é evidente? O SMEG amarelo, os mosaicos, também eles, amarelos, os bancos com almofadas laranja e, claro está, as cortinas japonesas com riscas verticais a fazer lembrar as barracas da praia. As cortinas japonesas são facilmente laváveis, quer à mão, quer à máquina, e muito versáteis pelo que se coadunam a quase todos os estilos decorativos.

Rústicas

Ainda que nos sugira memórias de lá de trás, nunca o rústico esteve tão presente na decoração contemporânea. Encontramo-lo, amiúde, reinterpretado e misturado com elementos modernos ou deixado tal como é, cheio de detalhes deliciosos a propiciar uma atmosfera acolhedora a qualquer que seja o espaço. É o caso desta cozinha onde não falta a jarra com flores campestres, a bonita mesa para dois, a cerâmica a revestir o chão e a janela com toscas portadas em madeira e cortinas em linho num tom de “lama”, entre o castanho e o laranja, a sugerir ligação com a terra, penduradas num varão em ferro forjado com argolas. Um conjunto leve e agradável onde nos conseguimos, perfeitamente, imaginar a bebericar um chá num dia de chuva.

A separar divisões

Janelas e portas tropicais por Bilderwelten
Bilderwelten

Design Schiebegardinen | Schiebevorhänge | textile Raumtrenner

Bilderwelten

Como já mencionado acima, as cortinas podem, também, servir, para apartar divisões. De um lado a zona de preparação de alimentos, do outro a zona de refeições. De um lado cozinha e mesa, do outro sala de estar. Ou, de um lado a cozinha, do outro a despensa. Para tal, pode recorrer a painéis de lona ou sarja como os que vê na imagem, proposta da marca alemã Bilderwelten. Estes painéis não só cumprem uma função prática, como também emprestam vida e cor a este espaço.

Brancura intocada

É da Raiz Quadrada esta cozinha imaculadamente branca. E por que gostamos nós de cozinhas em branco total? Bom, os motivos são muitos. A percepção que delas temos é que são higiénicas, amplas e arrumadas o que cria uma boa disposição mental para cozinhar. Para além disso, têm um forte impacto visual e estão sempre na moda. Essa brancura estende-se, neste caso, às cortinas, finas, lisas e esvoaçantes que oferecem ao espaço arejamento, frescura e luz! Muita luz! Este tipo de cortinas encontra-se amiúde em lojas com preços muito acessíveis. São um clássico que não o deixarão ficar mal.

Risco ao meio

Parede e piso  por Original Features
Original Features

Encaustic Cement Tiles

Original Features

Se o seu objectivo é apenas resguardar-se dos olhares indiscretos de um ou outro curioso que passa pela rua, então tem aqui uma boa solução. Nesta cozinha, um projecto da britânica Original Features, a cortina drapeada com um encantador padrão campestre, aparece apenas a tapar metade da janela o que nos parece um pormenor decorativo interessante e original. Desta forma, consegue preservar a sua privacidade e, ao mesmo tempo, manter uma boa entrada de luz.

Diga-nos lá: ficou convencido? Que cortinas escolheria para a sua cozinha? Comente mesmo aqui abaixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!