4 Quartos em que o branco prevalece

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
homify Quartos mediterrânicos
Loading admin actions …

Certamente que a escolha das cores, papéis de parede e outro tipo de decoração para as paredes do seu quarto acarretam alguma importância no momento de decorar e planificar o espaço do seu quarto. Contudo, o branco continua a ser a cor/elemento mais seguro, enquadrando-se em qualquer tipo de situação, não interferindo negativamente no seu ambiente mais privado. Será que é porque sabemos que o branco é uma aposta segura, ou porque torna os espaços mais arejados e iluminados, ou porque simplesmente, transmite alguma forma de paz e tranquilidade? Definitivamente, um pouco de todas elas. Hoje em dia o branco domina grande parte dos revestimentos de nossas casas, e muito raramente vemos paredes pintadas ou adornadas com outro tipo de elementos.

Neste artigo, apresentaremos uma selecção de quatro quartos onde o branco prevalece e ajuda a melhor o ambiente de cada um deles. Uma breve descrição das combinações possíveis para o seu quarto. Venha daí conosco.

Personalizar o branco

O branco é a cor ideal para a grande maioria de ambientes e espaços. Se esses mesmos espaços forem escuros e opacos, o branco vem trazer-lhes luminosidade e até a ideia de um espaço maior do que eles realmente forem. Se os quartos já tiverem janelas grandes e se já forem luminosos q.b., então o branco irá ainda ajudar a aumentar o nosso campo visual e torná-lo mais luminoso e agradável. O branco será a base para o resto da decoração. Não obstante, será necessário personalizar o espaço e torná-lo acolhedor. Dessa forma, é possível quebrar qualquer tipo de monotonia, trazendo novos elementos decorativos ao seu quarto, a partir do uso por exemplo, de poltronas, almofadas e capas de edredão coloridas, plantas, tapetes, entre tantos outros objectos e móveis. Na imagem o uso de almofadas coloridas de uma cadeira de Design distinto e colorido assim como a forma como os candeeiros foram implantados, faz a diferença completa neste quarto dominado pelas tonalidades brancas e beges. 

O contraponto escuro

Dormitorio, ChicDeco ChicDeco Quartos modernos

O contraponto clássico e eficaz para o branco é preto, ou neste caso as tonalidades escuras e fortes. No caso deste quarto o azul marinho/preto, serviu para balançar e criar uma leitura mais articulada neste espaço, tendo sido utilizado em sítios muitos específicos, capazes de produzir esse mesmo equilíbrio. A predominância do branco é compensada e contraposta pelo tapete ou alcatifa escura, pelas cortinas e alguns itens decorativos como almofadas e candeeiros. O preto é poderoso e graças à presença do branco, destaca-se ainda mais. Para criar um ambiente mais amigável, foram inseridas pequenas pinceladas de cor nomeadamente na almofada central na cama e no quadro que vemos na parede traseira da mesma. A combinação dessas duas cores é um clássico continuamente revisitado e com sucesso.

Articulação com madeira

Não há dúvida de que o branco é a cor mais fácil de se associar a qualquer situação, porque combina bem com outros materiais com cores diferentes; é portanto uma cor neutra por assim dizer. Se procura obter um ambiente mais acolhedor e quente, então poderá optar por uma solução idêntica à que vemos na imagem, revestindo parte das paredes e do chão com madeira, conseguindo  dessa forma encontrar um ponto de equilíbrio entre a simplicidade, o bom gosto e o dinamismo. Os remates finais foram conseguidos recorrendo aos uso de pequenos apontamentos de cores discretas e, em concordância com o castanho das madeiras.

Relação entre cores

homify Quartos mediterrânicos

Do mais puro branco, passando pelo bege, e pelos azuis claros, as variantes de cores podem ser muitas e bem articuladas, quando pensadas devidamente. O mais eficaz é talvez, quando nos servimos da relação entre materiais e cores como demonstra esta imagem. Nesta quarto, por exemplo, fez-se uma combinação doce entre o azul e o branco, de forma a que nenhum deles saísse prejudicado. Conseguiu-se quebrar a monotonia, e o azul ajudou a criar uma sensação semelhante à do branco, trazendo clareza, paz e bem-estar a este espaço.

O que achou deste nosso livro de ideias? Faça-nos chegar a sua opinião.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista