Salas de jantar mediterrânicas por Pia Estudi

Poucos m² e uma casa espetacular

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Quando idealizamos a casa dos nossos sonhos é frequente imaginarmos espaços grandes e luxuosos, à semelhança do que vemos nos filmes e revistas.  No entanto, desenhar a casa perfeita é um processo bem mais exigente do que criar divisões espaçosas e abrir janelas sobre paisagens espectaculares

É neste sentido que hoje selecionámos uma casa espetacular feita apenas com alguns metros quadrados. Muitíssimo bem pensada, esta habitação consegue acomodar todos os espaços necessários ao nosso conforto de forma acolhedora, num local único do território espanhol.

Pia Estudi é o atelier responsável por esta intervenção e já aqui foi mencionado devido à qualidade do seu trabalho. Sediada em Barcelona, a equipa tem se caracterizado pelo seu trabalho multidisciplinar capaz de responder a uma grande diversidade de desafios ligados à arquitectura e design de interiores. Venha connosco e descubra como se desenha uma casa de sonho em poucos metros quadrados.

Arquitetura

O projecto de arquitectura optou por um esquema funcional em open space, aumentando a amplitude dos espaços numa casa pequena. As áreas transformam-se através da presença de divisórias facilmente amovíveis, de acordo com as exigências e conforto de cada ocupante ou situação. A integração das diferentes divisões através de uma planta mais livre, assumiu ainda um papel preponderante ao nível da iluminação natural que desta forma inunda os espaços de forma mais heterogénea durante todo o dia.

Contexto

Situada na região nordeste do mar mediterrâneo, a construção encontra-se numa das Ilhas Medas da região da Catalunha, em Espanha. O arquipélago de sete ilhas é envolvido por água cristalinas, que com a sua fauna e recifes de corais atrai grandes números de visitantes e cientistas todos os anos. Esta habitação junto á foz do Rio Tez, beneficia ainda de uma paisagem natural incrível, protegida há mais de trinta anos.

Interiores

Ao nível dos interiores os arquitectos procuraram equilibrar a informalidade contemporânea do espaços com alguns elementos mais tradicionais. Sendo assim, as bancadas e armários em branco e linhas minimalistas são contrapostos com pavimentos e outros elementos rústicos. A harmonia entre diferentes materiais e design permitiu criar uma habitação moderna e funcional sem comprometer o conforto de uma atmosfera acolhedora.

Privacidade

Separado por uma parede de correr, a zona de quarto garante a sua intimidade através deste elemento vertical e da sua vista exclusiva sobre a praia. Aqui o branco é substituído pela presença de outros tons neutros, criando a atmosfera ideal para a esta divisão. O grande espelho integrado junto à cama permitiu multiplicar a sensação de espaço de uma área mais pequena e aumentar o nível de iluminação natural e artificial.

Permeabilidade

Participando na atmosfera mais íntima da casa, a casa de banho desenvolve-se por trás da cabeceira da cama sem recorrer a qualquer outro tipo de elemento para assegurar a transição. É esta permeabilidade entre os espaços e o minimalismo das loiças escolhidas que liberta o espaço e contrapõe as possíveis defeitos de uma instalação sanitária pequena.

Espaço e paisagem

De facto, é possível desenhar uma casa de sonho em apenas alguns metros quadrados. Neste caso, a qualidade do trabalho desenvolvido deve-se à capacidade de libertar um espaço pequeno e permitir que a habitação se desenvolva de forma coerente sem recorrer a uma compartimentação excessiva. Além da soluções espaciais encontradas, o design de interiores criou uma casa simpática e despretensiosa, tal como o local onde se encontra.

Conte-nos a sua opinião. Também ficou a repensar a dimensão da sua casa de sonho?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!