10 casas de banho pequenas que o encantarão!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

A casa de banho já é, por si só, a divisão mais pequena de toda a nossa casa. Imagine então (ou, quem sabe, até é mesmo verdade) que a sua casa de banho, para além de ser a divisão mais pequena da casa, é também mais pequena do que as casas de banho que estamos acostumados a ver por aqui, quase sempre grandes e modernas. Vamos provar-lhe que mesmo as casas de banho mais pequeninas podem estar decoradas com muito bom gosto, ser sofisticadas e práticas ao mesmo tempo. Um catálogo de 10 casas de banho, para todos os gostos que não quererá perder. Não menospreze esta divisão que tanto usamos ao longo do dia, desde o acordar até ao deitar, e continue a ler o artigo para ficar inspirado!

Toalha escondida

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO  I MORADIA CANEIRO: Casas de banho modernas por PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN
PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO I MORADIA CANEIRO

PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

Todos os cantinhos devem ser aproveitados, quando temos uma casa de banho pequenina! Foi o que a designer Paula Novais fez nesta casa de banho. O recanto estre a parede e o móvel do lavatório foi aproveitado para pôr o toalheiro. Deu espaço mais do que suficiente e assim o toalheiro não ocupa outra zona que pode ser necessária para outras coisas.

Poliban

Neste primeiro exemplo que lhe mostramos, falamos de algo que, à partida, qualquer pessoa pensa quando se fala em “casa de banho pequena”: o poliban. A verdade é que das coisas que mais ocupa espaço na casa de banho é a banheira e como não podemos abdicar do sítio para tomarmos banho, a solução perfeita é o poliban. Uma “banheira” muito mais pequena, que ocupa muito menos espaço, onde podemos tomar banho em pé. Esta casa de banho tem outra particularidade que faz com que o espaço fique melhor aproveitado, uma espécie de estante, à esquerda, criada na parede. É de salientar a luz branca que sai por detrás do espelho e que dá um efeito de degradé muito interessante nos azulejos da parede respectiva.

Mosaico

Remodelação T4 . Bairro de Alvalade, Lisboa: Casas de banho ecléticas por BL Design Arquitectura e Interiores
BL Design Arquitectura e Interiores

Remodelação T4 . Bairro de Alvalade, Lisboa

BL Design Arquitectura e Interiores

Já que se opta por ter uma banheira numa casa de banho pequena, há que saber “arrumá-la” tendo em conta o espaço que se tem. Neste projecto isso foi claramente conseguido! A arrumação por debaixo do lavatório prolonga-se até à banheira, como se fosse uma bancada para as duas coisas. O que torna esta banheira especial são os azulejos em mosaico. Sem dúvida, o que chama mais a atenção nesta casa de banho pequenina.

Lavatório transparente

De facto, estamos a mostrar-lhe várias casas de banho dentro dos mesmos tons de castanho. Esta, ainda nessa linha, é um pouco mais dourada! Os azulejos transmitem-nos uma sensação de luxo por terem este tom bronze/dourado. O espelho que vai desce o tecto ao chão, na zona do lavatório, faz com que reflicta ainda mais esse brulho. O lavatório, para além de ser muito pequeno, ideal para casas de banho de tamanho reduzido, por ser transparente, parece ainda que ocupa menos espaço!

Mistura de materiais

Casas de banho modernas por ASP Arquitetura
ASP Arquitetura

Cobertura Barra

ASP Arquitetura

Ainda dentro dos tons acastanhados, temos esta casa de banho, cuja mistura de vários materiais de tom castanho resultou muito bem! Desde os azulejos com quadradinhos pequenos castanhos escuros, à madeira da bancada que se prolonga pela parede toda, até ao vaso e passando também pelas portas do móvel. Tudo castanho, com excepção da sanita, de porcelana branca, e do lavatório, que é preto. Muitos se ouvissem esta descrição achariam “enjoativo” e cansativo, mas a verdade é que a combinação ficou fantástica!

Apontamentos castanhos

E cá vamos nós com mais castanho, mas desta vez é nos apontamentos. Esta pequenina casa de banho, projectada pelo atelier Bro DesignStudio, está em grande parte decorada com cores claras – branco e cinzento – e depois surgem os apontamentos castanhos, como complemento a esta casa de banho tão simples. O lavatório pequeno redondo é excelente para um melhor aproveitamento do espaço. A cor do lavatório está em harmonia com o chão de mármore.

Muitos espelhos

Este é um truque que se pode aplicar não só em casas de banho pequenas, como em todas as outras divisões da nossa casa que desejamos que pareçam ser maiores. Estamos a falar de um do melhor amigo da decoração: o espelho. Mas não queremos um espelho! Queremos dois, três, quatro… Muitos espelhos! Neste projecto vemos como resulta tão bem o uso de espelhos para que um espaço pareça maior. Neste caso, esta casa de banho parece ter o dobro do tamanho. E, melhor ainda, estes espelhos não só servem de espelhos, como servem também de portas de armário.

Muitas molduras

Casas de banho modernas por Deeco

Impossível não gostar! Esta é uma casa de banho que está verdadeiramente decorada com preocupação e tendo em conta que é uma divisão onde se vai várias vezes por dia, ao contrário do que se costuma pensar – já que tendemos a desprezar esta divisão. Parece que foi decorada como se fosse um quarto! Mas em vez de cama e mesa-de-cabeceira, tem sanita e lavatório. Parece um pouco anedótico, mas é verdade. Esta pequena casa de banho transmite-nos conforto. Está cheia de molduras com fotografias, uma lanterninha preta e o chão aos quadrados pretos e brancos conjugados com os azulejos estilo metro ficaram fantásticos!

Amarelo em todo o lado

Deixamos os castanhos e os tons neutros e entramos nas cores vivas. Esta casa de banho só tem duas cores: branco, unicamente no lavatório e banheira, e amarelo, em todos os azulejos. Ficou tão divertida! Transmite-nos alegria e energia logo para a manhã, não só pela sua cor, bem como pela enorme janela que dá para a rua e para o céu!

Azulejos à portuguesa

Casas de banho modernas por Paolo Fusco Photo
Paolo Fusco Photo

NEAR Architecture, San Paolo, Rome

Paolo Fusco Photo

Por último, mas não menos importante, temos esta casa de banho pequenina e bem portuguesa. Revestida de azulejos tipicamente portugueses, azuis e brancos, a combinar com a porcelana branca do lavatório, sanita e restantes peças, é uma casa de banho muito especial! Olhando para ela, dá-nos a sensação de ser uma casa de banho muito confortável e cujo chão dá vontade de pisar logo pela manhã, por ser de madeira. Estamos acostumados a casas de banho com chão frio, mas esta é diferente! Uma casa de banho pequena mas muito acolhedora.

Qual destas pequenas casas de banho mais gostou? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!