Cozinhas ecléticas por DEULONDER arquitectura domestica

Ideias baratas para a sua cozinha pequena

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Se está cansado de olhar para a sua cozinha e ver que nada muda, o melhor que pode fazer é renovar-lhe o estilo. Aplicar novas técnicas de decoração pode ser a lufada de ar fresco de que ela precisa. Não tenha, por isso, medo de ver quais são as novas tendências para que o seu espaço as possa acompanhar.

Aqui na homify, reunimos as melhores cozinhadas planeadas e decoradas por alguns dos melhores profissionais do mundo. Leia os nossos artigos e reúna algumas ideias. 

Hoje, deixamos-lhe algumas ideias baratas para a sua cozinha pequena. Curioso para ver quais são?

1. Crie uma mescla: rústico e moderno

Cozinhas modernas por Ponta Cabeça - Arquitetura Criativa
Ponta Cabeça – Arquitetura Criativa

Cozinha Externa – Florianópolis / SC

Ponta Cabeça - Arquitetura Criativa

A cozinha é um espaço funcional e social por excelência pelo que é essencial garantir que, neste divisão, as pessoas encontram praticidade e conforto. Para que não se torne monótono, propomos que misture dois estilos que se complementem entre si. Pode, por exemplo, considerar o rústico e o moderno. O primeiro com a pedra, a madeira, a cerâmica, o segundo com acabamentos brilhantes, superfícies lisas, o vidro e os tons neutros. No fundo, é como reinterpretar o rústico e trazê-lo às necessidades do século XXI.

2. Aplicar o minimalismo e ocultar o armazenamento

Outra boa ideia é fazer com que as zonas de armazenamento sejam muito discretas, mesclando-as subtilmente com as superfícies que revestem o espaço. Para se criar menos ruído visual, é importante que os armários sejam opacos e fechados. Assim, todos os condimentos e utensílios desaparecerão do campo visual. Desta forma, obterá uma atmosfera mais limpa e apelativa o que é particularmente importante em cozinhas pequenas. Escolha armários com uma cor fresca e elegante e organize os interiores com compartimentos de tamanhos variados.

3. Tirar partido de todos os recantos

Quando se tem uma cozinha pequena, deve-se tirar partido de todos os recantos. Não deixe uma esquina vazia. Todos os centímetros importam, seja para um armário adicional ou para lá colocar um ornamento decorativo que traga conforto ao espaço como um candeeiro ou uma planta. Embeleze a sua área de refeições com um bonito centro de mesa ou, se não quiser comprar novas, renove as cadeiras que já tem na sua cozinha. Pode restaurá-las, pintá-las e dar-lhes uma nova vida!

4. Maximize o espaço vertical

No que toca a aproveitar o espaço da cozinha, é conveniente utilizar móveis que lhe permitam distribuir secções de diferentes tamanhos para que possa organizar tudo de forma optimizada. Se já tem a cozinha com móveis dos quais não se pode desfazer, pense em alargar os seus interiores e acrescentar-lhes divisórias. Também pode pintar ou substituir as portas por umas mais modernas, mudando completamente a frente da cozinha. Converse com um designer de interiores para criarem juntamente um novo modelo.

5. Monocromia?

Se é certo que as cores claras ajudam a fazer um espaço parecer maior, também não é menos verdade que, em certos casos, podem criar resultados demasiado frios. Tal como na imagem, pode pontuar a sua cozinha com tonalidades mais vibrantes ou contrastantes. Neste caso, o chão surge revestido por cerâmica e o castanho do estore de bambu interrompe o branco que prevalece na divisão. Procure uma cor de que goste, que transmita uma boa sensação e use-a criteriosamente.

6. Utilize diferentes unidades

Os profissionais do gabinete Amarillo Interiorismo mostram-nos quão fácil é aproveitar as diferentes secções ou unidades da cozinha. Hoje em dia, há uma vasta gama de cozinhas modulares disponível no mercado pelo que pode desenhar a sua conforme circunstâncias específicas. A cozinha da imagem é exemplo disso. Desenha-se em ’U’, contém uma península que serve também como área de refeições e inclui apenas dois armários superiores, visto que, do outro lado, a existência de uma janela ampla impedia que tal acontecesse. A sua cozinha é muito apertada? Pense nesta solução. 

7. Personalizar

Por muitas sugestões que lhe deixemos aqui na homify, cabe-lhe a si personalizar a sua casa e determinar a identidade que a define. Lembre-se que, numa casa, a sua personalidade materializar-se-á nos detalhes. Com poucos elementos, pode mudar completamente a atmosfera da sua cozinha. Experimente acrescentar-lhe flores, um papel de parede, uma boa iluminação, peças de design - cadeiras, por exemplo – ou renovar os têxteis. 

Vai pôr em prática alguma destas ideias na sua cozinha? Diga-nos qual delas!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!