Cores e materiais para a cozinha

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Tradicionalmente conhecida pelo seu carácter social, a cozinha é o lugar onde nos reunimos com amigos ou membros da família, para que possamos fazer algo que amamos: comer! No entanto, longe vão os tempos onde as cozinhas eram revestidas com um único material, que ia do chão ao tecto. Actualmente, são as cores e os materiais que transformam estes espaços  da nossa habitação. Com uma grande variedade de revestimentos, podemos decorar os nossos espaços com estilo e elegância, usando tintas, madeiras, plástico, cerâmicos e até vinil. Olhando para as diferentes superfícies da sua cozinha, certamente já pensou em pequenas coisas que podiam melhorar o seu espaço. O equilíbrio estético é importante, e ter uma cor agradável num espaço onde confeccionamos alimentos, é essencial para o dia-a-dia. A durabilidade dos materiais também é de extrema importância, tal como a atmosfera interior que eles podem criar.  Independentemente da sua escolha, certifique-se que vai ao encontro das melhores cores e materiais para a sua cozinha!

Portanto, hoje decidimos  seleccionar algumas ideias , que irão certamente ajudá-lo a atravessar todo o processo de decorar a sua cozinha, acrescentando um pouco mais de inspiração em sua casa!

Azul, a cor da moda

Salas de estar ecléticas por Daniela Vieira Arquitetura
Daniela Vieira Arquitetura

Casa Cor Sc 2014 – Studio BC Celebrate 50th

Daniela Vieira Arquitetura

O azul é uma cor muito utilizada nas cozinhas! A nossa preferência por esta cor, deve-se ao seu simbolismo e suavidade, tal como pela agradável pigmentação que sugere bem-estar e tranquilidade. Neste projecto de Daniela Viera – Studio Balneário Camboriú – a designer quis transmitir toda essa sensação de leveza e sedução da cor. Os elementos vegetais no interior em conexão com a cor azul, também criam um ambiente calmo e silencioso!

Amarelos e madeiras quentes

 A combinação entre a cor amarela e a madeira, resulta numa perfeita harmonia e equilíbrio estético único! Esta combinação, com fortes ligações ao estilo Mediterrâneo,  proporciona um ambiente tranquilo para a cozinha. O amarelo, cor do caril, do Sol e da terra, estende-se para lá dos conceitos estéticos e este projecto de Robert Babutzka é exemplo disso!

Mosaicos também são atraentes

Cozinhas ecléticas por ArkDek
ArkDek

Cozinha

ArkDek

Os mosaicos poderão ser uma boa alternativa para a decoração da sua cozinha, não só pelos padrões que podem ser criados, tal como a nível funcional, permitem uma grande facilidade na limpeza. Nesta imagem, Ivan Cassola assina um projecto para a residência Santana, onde combina de uma forma harmoniosa, a cor do mobiliário com o padrão dos mosaicos que estão colocado sobre as paredes.  

Tintas em espaços minimalistas

Este projecto minimalista define-se pela simplicidade e funcionalidade dos seus elementos. Apesar do espaço estar praticamente pintado com a cor branca, podemos concluir que, tanto o material como a cor resultam perfeitamente e estão direccionados para quem procura uma solução rápida, económica e eficaz para a sua cozinha. Portanto, no campo de tintas para este tipo de espaços, apresentamos-lhe este fabuloso projecto do atelier AMBAU TALLER D´ARQUITECTES. É importante pensar na higiene e manutenção das superfícies, sem que nada se torne um problema a longa duração. Assim sendo, este tipo de material é o ideal para o interior de cozinhas pequenas.  Tome atenção ao uso de alguns produtos de limpeza, pois alguns podem danificar gravemente as superfícies de alguns elementos!

Cor verde e o uso dos cerâmicos

Nesta imagem encontrámos uma perfeita combinação entre a cor verde do mobiliário e a cerâmica que compõe o espaço. A cozinha, de estilo rústico, possuí alguma ruralidade no uso da madeira, que surge neste interior de uma forma subtil.  Observe atentamente o espaço, e descobrirá que as portas dos armários também foram construídas com madeira, e em seguida, pintadas de verde escuro.  O mobiliário é completado com os azulejos, transmitindo assim toda uma sensação familiar e acolhedora. O pavimento em pedra natural também combina harmoniosamente com o tecto em madeira.O restante mobiliário nesta cozinha, adapta-se perfeitamente ao charme pitoresco do espaço, cumprindo todos os nossos ideais de uma cozinha rústica. A mesa, com as suas pernas marcadamente rurais e trabalhadas,  é um elemento perfeito para salvaguardar os cestos e outros pequenos itens.

Se procura mais ideias sobre diferentes superfícies numa cozinha rústica, veja aqui algumas boas ideias.

Interessou-lhe este artigo? Deixe a sua opinião na secção de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!