Casa de Sá: Casas modernas por Sónia Cruz - Arquitectura

10 casas de cidade para pessoas cosmopolitas

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Viver num ambiente urbano é bastante comum, procura-se esse espaço devido ao trabalho, às escolas, às facilidades de acesso para diversas identidades públicas (hospital, centro de saúde, repartições públicas) ou ainda lojas e supermercados… Enfim pela praticidade do dia-a-dia. 

A quem gostará ou não… Há quem preferirá viver num ambiente mais pacato, no meio do campo. São gostos, opções de vida e sobretudo a própria influência das nossas necessidades diárias. 

Independentemente da vossa opção, é necessário procurar o bem-estar, a comodidade e o respetivo conforto. E como o nosso lar é onde está o nosso coração, não haverá problema ser na cidade, no campo, à beira mar, no sul, no centro ou no norte. Desde que sejam felizes! E falando em felicidade… trouxemos um artigo que vos deixará feliz, sabemos que gosta de ver projetos de arquitetura para se inspirar. Hoje, são bem especiais, todos eles são portugueses e são todos projetos de casas urbanas. É verdade, podemos viver no centro da cidade, numa casa, pois não terá de ser o tradicional apartamento. Ora descubra e inspire-se… Talvez a sua solução esteja numa dessas portas!

A casa citadina moderna

É no concelho de Oeiras que a ML se localiza. Um projeto português da JPS Atelier –  Arquitectura, Design e Engenharia. 

Esta construção de características modernas, demonstra a viabilidade de construir uma casa com estas linhas, no coração de uma cidade. Os arquitetos tiveram a preocupação de rentabilizar ao máximo o terreno existente, sem por isso deixar aquém, um espaço verde. 

As imensas janelas são dúvida um ponto alto desta habitação unifamiliar. 

A fusão de tempos

Uma casa citadina que marca pela suas características únicas. Se por um lado persiste o passado, por outro foi atualizado com traços modernos, uma fusão perfeita diríamos nós. O efeito final é, sem dúvida, sensacional. 

E o interior? Bem… merece ser espreitado.

Lote 192

Uma casa situada no coração de Matosinhos, na área metropolitana do Porto. Este lote nº 192, apresenta linhas simples, minimalistas e contemporâneas. Esta construção apresenta uma forma trapezoidal. 

O arquiteto Jorge Domingues, optou por projetar um volume, que acompanha toda estrutura do lote, deixando assim uma grande parte do terreno livre. 

Uma paisagem sem grandes contrastes, que se enquadra perfeitamente neste ambiente citadino. 

Com cortiça

Casa Cedofeita: Casas modernas por Floret Arquitectura
Floret Arquitectura

Casa Cedofeita

Floret Arquitectura

Casa Magalhães, é o nome deste projeto peculiar situado no situado no Largo do Priorado, no Porto. 

Uma casa antiga dos finais do século XIX e inícios do século XX, veio encontrar nova vida pelas mãos dos Arquitectos do atelier - Floret Arquitectura. Uma casa que respeita o se enquadramento, a sua história, mas que olha para o futuro. 

De facto, este projeto dá um passo em frente, reveste o seu alçado interior inteiramente em cortiça. Absolutamente incrível… mas como pode constatar por esta imagem, é uma realidade, de louvar mesmo. 

A memória de outros tempos

É muito comum depararmo-nos com arquiteturas semelhantes a esta, nos nossos centros urbanos. Mas infelizmente, muitas são as vezes em que estas habitações do coração da cidade são esquecidas, abandonadas e velhas. Apesar do rumo estar a mudar… ainda não é suficiente. É uma pena deixarmos, lugar tão centrais e privilegiados abandonados. 

Arrisque e tenha um projeto de reabilitação de sonho, no centro da sua cidade. A Arquiteta Sónia Cruz prova que é possível com este exemplo!

As traseiras de uma casa citadina

House in the city 3:   por aNC arquitectos
aNC arquitectos

House in the city 3

aNC arquitectos

Neste projeto, optamos por vos mostrar as traseiras da casa, mas a fachada verde-garrafa da frente é também digna de se ver. Mas achamos curioso esta fachada que acorda o passado, acolhendo umas novas linhas atuais. Como a estrutura de pilares finos em aço, que suportam as lajes das varandas, aumentando assim o edifício para o lado do jardim. O uso do vidro permitiu deixar visível a fachada antiga, mantendo assim uma harmonia com as casas vizinhas. 

A contar histórias…

OPORTO LOFT - ART HOTEL | OPORTO | PORTUGAL: Casas ecléticas por Bastos & Cabral - Arquitectos, Lda. | 2B&C
Bastos & Cabral – Arquitectos, Lda. | 2B&C

OPORTO LOFT – ART HOTEL | OPORTO | PORTUGAL

Bastos & Cabral - Arquitectos, Lda. | 2B&C

Um edifício que se situa na rua D. Manuel II, no coração da cidade do Porto, ocupando um lugar privilegiado. O edifício remonta a 1884… Apesar dos seus mais 130 anos de história, esta habitação não foi esquecida, hoje traça uma nova história e novas vivências. 

Soberba!

A casa unifamiliar

Casa na Ajuda: Casas mediterrânicas por EXTRASTUDIO
EXTRASTUDIO

Casa na Ajuda

EXTRASTUDIO

Mais um projeto que demonstra que é perfeitamente viável ter a sua casa unifamiliar em plena cidade, neste caso no coração da capital. 

Neste exemplo, não houve recuperação ou remodelação, optaram por demolir a habitação anterior, dando lugar a este projeto de linhas contemporâneas. A grande preocupação foi de otimizar todos os espaços. 

Contrastes de estilos

É agora até Póvoa de Varzim que vos levamos, como vê, está sempre a viajar connosco e isso à distância de um clique. 

Esta casa urbana salta à vista pelo contraste dos dois volumes – um claro (betão aparente), outro escuro. Uma habitação com linhas bastante moderna, projetada pelo atelier Grau Zero Arquitectura. 

Deste projeto destaca-se as imensas janelas, que conferem grande luminosidade aos espaços.

Aparências

Reabilitação Casa junto ao Rio: Casas minimalistas por Marques Franco Arquitectos
Marques Franco Arquitectos

Reabilitação Casa junto ao Rio

Marques Franco Arquitectos

Como as aparências por vezes enganam… Se por um lado temos uma habitação urbana, com um traçado original da fachada, por outro temos um interior completamente moderno!

Respeitaram assim, as caraterísticas de outrora, e deram vida aos seus sonhos, projetando um interior atual. Espaços abertos, limpos e luminosos. 

Ora espreita este artigo, para descobrir!

Gosta de viver na cidade? Importaria-se de viver na cidade nestas casas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!