Um toque de iluminação criativa

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
SOFÁS & CHAISE-LONGUES, Larforma Larforma Salas de estar mediterrânicas
Loading admin actions …

O desenho da iluminação, não só é um elemento importante para a decoração dos espaços, tal como é  ideal para criar diferentes ambientes e efeitos visuais no interior e exterior do seu lar! Com um design moderno, minimalista, orgânico ou vintage, ela é desenhada para servir o habitante , proporcionando momentos únicos de lazer. Neste artigo, mostramos-lhe alguns ateliers e as suas propostas originais que servirão de inspiração para o seu dia-a-dia: Arturo Álvarez para a Ociohogar, o grupo Larforma, e o atelier Cannata & Partners, profissionais que trabalham o design da luz artificial. Assim sendo, se o seu desejo passa por acompanhar a estética do design de iluminação, o gosto pelo detalhe e bem-estar no conforto da sua habitação, este artigo é o indicado para si. 

Inspire-se com as propostas e ponha em prática as suas ideias para uma decoração diferente e única em sua casa!

Design com elegância

Muebles galardonados en diseño, Ociohogar Ociohogar Casas modernas Acessórios e Decoração

A proposta GUAU,  um desenho original de Arturo Álvarez para o grupo OCIOGOHAR, é uma iluminação fixa de parede composta por discos móveis que criam diversos ambientes consoante a quantidade de luz. O design elegante e sedutor desta iluminação, galardoada com o prémio Red Dot 2010, é uma possível solução para corredores ou locais menos importantes em sua casa. No entanto, mantenha a atenção sobre a falta de luz nos espaços, pois a sua inexistência poderá apresentar um factor risco para a visão e provocar uma sensação de desconforto no seu quotidiano.

Orgânico e fléxivel

Muebles galardonados en diseño, Ociohogar Ociohogar Casas modernas Acessórios e Decoração

Novamente, Arturo Álvarez desenha uma colecção de iluminação que poderá contribuir para um maior desempenho, produtividade e equilíbrio estético em cada espaço. Com nome e um desenho associado à mulher – BETY – é um candeeiro aplicável ás zonas de lazer, tal como a sala de estar, de jogos ou até para os quartos individuais. A posição de todos estes elementos nos locais de trabalho devem estar também relacionados com a luz natural existente, pois ela desempenha um papel importante no campo da iluminação interior.

Minimalismo industrial

BOMBARDA Larforma Salas de estar mediterrânicas Sofás e divãs

A empresa portuguesa Larforma apresentam-nos a sua colecção de sofás e juntamente um design de iluminação que completa este mobiliário. O design minimal da iluminação sintetiza e personaliza os espaços  perante o uso controlado da luz. Tome atenção: os espaços bem iluminados durante este período do ano, caracterizado pelos dias cinzentos e chuvosos, são necessários para uma optimização do trabalho realizado por casa. Neste caso, a iluminação artificial proporciona um equilíbrio e um ambiente interior calmo e familiar, sintonizado com os restantes elementos. Assim sendo, o design deste candeeiro juntamente com os materiais usados no interior deste espaço, fazem desta proposta um exemplo de integração e unidade ao nível da linguagem estética. 

Um conceito que poderá ser útil para a renovação do seu espaço.

Brincar com a luz

A atenção aos detalhes é o que define um produto de qualidade superior e a proposta do atelier LINLIN ET PIERRE-YVES JACQUES demonstra que o design é digno dessa máxima. Como principal objectivo de criar ambientes mágicos e transcendentes, este exemplo que apresentamos – o candeeiro SKY –  é o resultado de um desenho orgânico e trabalhado capaz de provocar um efeito único e interessante sobre as paredes interiores. Não esquecendo que o tratamento cromático para estes ambientes deverá ter sempre em conta as cores claras ou neutras, para que exista um equilíbrio e uma unidade entre todos os restantes elementos.

Inspire-se com o exterior

Pelas mãos de Filippo Cannata, esta ideia para iluminação exterior possui uma característica única que valoriza o design com a natureza. O exterior do projecto VILLA PRIVATA COSTA AZZURRA é uma excelente alternativa para quem aprecia investir nos espaços exterior. Um proposta claramente diferenciada das restantes, desenhada com um respeito excepcional, com qualidade e acima de tudo com imaginação. O design de uma iluminação para ter êxito, não basta ser um produto agradável e de qualidade mas deverá concentrar-se no gosto e estilos de vida do habitante. 

Interessou-lhe este artigo? Deixe a sua opinião na secção de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista