Desenhando a arquitectura com escadas

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

As escadas são elementos essenciais para a arquitectura, importantes na acessibilidade a todos os tipos de edifícios,  e que actualmente estão cada vez mais pensadas, exploradas e diversificadas. Tendemos a acreditar que as escadas são simples ferramentas que nos ajudam a conectar vários níveis, no entanto, a arquitectura contemporânea assume cada vez mais um forte papel na interactividade entre o espaço e os seus elementos, ligando-nos ao mundo exterior. Embora possam ser consideradas como elementos individuais, a introdução de novas técnicas e materiais de construção não só têm dado ao arquitecto a possibilidade de criar novas formas, mais inovadoras e desafiantes, tal como têm deixado um caderno aberto para outro tipo de soluções. 

Hoje na homify decidimos apresentar-lhe cinco exemplos fascinantes de escadas que figuram na história da arquitectura, fruto da imaginação, inspiração e de um intenso trabalho por parte de cinco ateliers. 

Construir com betão

Duas casas em Monção: Corredores e halls de entrada  por JPL Arquitecto
JPL Arquitecto

Duas casas em Monção

JPL Arquitecto

O betão é um material capaz de proporcionar formas arrojadas, sedutoras, e desafiantes no que respeita aos limites da arquitectura.  Nesta proposta, o material conjuga-se com a harmonia do local e com a criatividade do autor, constituindo-se como um elemento importante no espaço que ocupa. O arquitecto João Paulo Loureiro - JPL ARQUITECTO – apresenta-nos o projecto para duas casas em Monção, e transforma a escada em uma das principais  protagonista deste espaço, pela sua leveza e expressão. Bela e delicada, a escada em betão é assim trabalhada e manipulada para se envolver visualmente com os restantes elementos da casa.

Firmeza da pedra

O uso da pedra para a construção de escadas  esteve sempre em destaque ao longo da história da arquitectura. De Itália chega-nos LR Architetti com o seu projecto LOFT GIUDECCA (Venezia). As sua aparência pesada e maciça é compensada pela simplicidade do seu desenho, em que a principal atenção se foca no detalhe e no acabamento: a superfície da pedra polida proporciona uma textura lisa e muito apreciada neste espaço, e é sem dúvida um simbolo minimalista, destacado pela suave luz natural que penetra no espaço.  A escada em pedra representa assim, a intemporal da arquitectura.

A suavidade da madeira

O atelier de Dagmar Fritz-Kramer apresentam-nos uma escada em madeira, que surpreende pela leveza da sua construção.  Para o projecto WEITBLICK, o arquitecto combina o betão das paredes com a madeira dos restantes elementos, o que traz de certa forma, um equilíbrio estético interior. Para este projecto, os arquitectos certificaram-se que o interior da casa pudesse ser tão moderno e elegante como o exterior.  A elegância da escada que liga os dois andares, é iluminada com luzes LED, para quando a noite se aproxima. Cada degrau em madeira está incorporado na parede, o que dá a sensação de estar a flutuar, quando o seu único apoio é uma parede em betão polida.

Interessado em saber mais sobre este projecto que hospeda esta escada maravilhosa? Leia tudo sobre isso, aqui.

Metal que combina com os espaços

Corredor, hall e escadas  por Fontanot
Fontanot

Techne

Fontanot

As famosas escadas metálicas em caracol são um ícone do período industrial, que conseguiram prevalecer no tempo. Fáceis de montar e sedutoras com suas linhas geométricas, estas escadas encaixam-se facilmente em diferentes lugares, sendo uma enorme vantagem para espaços reduzidos. Nesta imagem, observamos um excelente exemplo de escada em caracol criada pelo atelier holandês Fontanot. Arrojada na cor em harmonia com os elementos do interior, esta escada é sinónimo de perfeição estética e de desenho de uma qualidade extrema.

Leveza do vidro

Quando achávamos que a construção de escadas teria chegado ao seu auge, apresentamos-lhe a famosa escada em vidro de Benjamin Friedl. Esta escada interior é uma pequena obra de arte por si mesma, pelo uso invulgar de um material tão  “frágil” como o vidro.  O seu nível de pureza eleva-a até ao expoente máximo de elegância. De uma forma quase irrealista, a sua transparência é capaz de ampliar o espaço visual, e provocar uma sensação de inexistência física deste elemento.

Procure mais exemplos de escadas nos nossos artigos!

Interessou-lhe este artigo? Consulte os nossos livros de ideias e deixe o seu comentário na secção em baixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!