Ideias para a decoração da sala de estar

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

O Inverno está ai à porta e agora todos queremos passar mais tempo no nosso lar. Depois de um dia de trabalho stressante, procuramos ideias para a decoração da sala de estar e assim torná-la um lugar perfeito para conviver com a família ou amigos, relaxar e recuperar energias. Mas como poderíamos combinar um espaço como este, escolhendo os elementos ideais para criar um ambiente perfeito e harmonioso? A sala de estar é sem dúvida uma zona privilegiada da habitação, lugar onde devemos experimentar novas ideias: poderá ser um pequeno espaço de relaxamento ou transformado no nosso home-cinema. A opção de criar uma área de refeições neste espaço, também é uma solução procurada.

 Hoje na homify apresentamos-lhe algumas ideias para decorar a sua sala de estar e procuramos mostra-lhe como definir o seu espaço e completá-lo: será hoje moderno e amanhã minimalista? Rústico, vintage ou retro?

Inspire-se e desfrute das propostas que encontrará neste artigo e crie um espaço de memórias, com personalidade e originalidade!

Ambientes quentes

Os espanhóis Bonba Studio apresentam-nos um espaço singular e perfeito para quem gosta de criar ambientes relaxantes e quentes. Como se trata de uma habitação com tectos baixos, estes designers optaram por pintar as paredes com um suave branco para dar uma maior sensação de amplitude e com isto, jogar com a horizontalidade. Outro aspecto importante que deve ter em conta é a iluminação artificial. Neste caso, ela tem um papel fundamental para criar um equilíbrio visual e ergonómico . Assim sendo, observe nesta imagem a qualidade do espaço, os seus elementos e a sua luz agradável, que penetra pelas janelas próximas, mostrando-nos um jardim exterior.

Estilo minimalista

As novas tendências sociais conduzem-nos a uma procura de espaços mais amplos onde nos desconectamos do exterior agitado da cidade, e onde podemos experimentar novas ideias para a sua decoração. A sala de estar do estilo minimalista proporciona uma maior amplitude visual para quem a habita, por isso torna-se uma excelente opção, despindo-se de adornos. No entanto, e independentemente das opções a tomar, deverá sempre procurar a confortabilidade do design.

Como exemplo deixámos um extraordinário projecto do estúdio de Márcio Kogan –  MiCasa Vol.B – onde é possivel observar uma combinação dos seus elementos com a simplificação arquitectónica e conceptual. O prazer de viver, dormir e relaxar, são pequenas actividades que se vinculam a esta sala de estar e que poderão transformar e manipular o espaço, consoante as necessidades do habitante.

Rústico suave

Salas de estar rústicas por Azulejos Onuba SL
Azulejos Onuba SL

SALON ATELIER

Azulejos Onuba SL

A singularidade e a estética da madeira, representa toda a vivacidade e identidade deste período do ano. Procure nos elementos inerentes à Natureza, as respostas à decoração da sua sala de estar, para garantir um conforto e uma qualidade espacial única.  No entanto, não descarte o uso de outros materiais na decoração da sua sala de estar , tais como tecidos ou vidros, que criam diferentes ambientes e sensações. Não se esqueça: a sala deverá ser bem iluminada! uma necessidade que visa a optimização da vida quotidiana, quando a tendência é em permanecer mais tempo dentro da habitação. 

Nesta proposta do atelier espanhol AZONUBA, o estilo rústico suave dos seus elementos, dá um toque natural e rural à sala de estar. Desde os móveis, tectos e pavimentos, esta será certamente uma ideia acertada para ser usada no Inverno que se aproxima.

Toque artístico

Nos dias que correm, as salas de estar são espaços que possibilitam cada vez mais um número vasto de diferentes soluções, no que respeita à sua decoração. Sofás, cadeiras, armários, estantes, iluminação e todos os restantes elementos que compõem o espaço, tornam-se livres e podem ajudar a flexibilizar a organização interior (o que poderá ser vantajoso em sua casa). Na seguinte proposta, a designer de interiores portuguesa Ana Rita Soares mostra-nos um espaço com qualidade, desenhado com personalidade e paixão pela arte da decoração. BE Loft é assim, fruto de um projecto arrojado e esteticamente sedutor.

Sabores tropicais

As cores quentes e tropicais são marca do arquitecto brasileiro Chicô Gouvêa. Nesta imagem, o autor apresenta-nos uma selecção magnifica no campo das cores para a decoração interior.  As paredes amareladas, sofás laranjas e carpetes vermelhas, trazem consigo a alma e o espírito festivo brasileiro. Perante esta estética totalmente diferente das clássicas salas de estar europeias, este projecto de raiz carioca – Apartamento São Conrado - possui um poder visual incrível, destacado pela luz solar do local.

Perante isto, quem não gostaria de passar um fim de semana nesta habitação ao sabor da sua sensacional atmosfera interior e ao ritmo relaxante da vida? Independentemente do lugar, procure a perfeição e harmonia na sala de estar!

Interessou-lhe este artigo? Deixe o seu comentário na secção em baixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!