Casas mediterrânicas por Aina Deyà _ architecture & design

A remodelação desta casa demonstra que nada é impossível

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Se é daquelas pessoas que acha preferível comprar uma casa nova, criando um projecto à sua medida e das suas possibilidades, fique a saber que existem outras opções interessantes, antes e depois da construção. A remodelação de casas que estão em estado de abandono, mas que possuem uma estrutura recuperável ou uma localização interessante, podem representar uma excelente oportunidade de remodelação e restauração que responderá de igual forma aos seus desejos. Se preferir esta segunda alternativa pode, na grande maioria dos casos, passar a usufruir de uma magnífica casa, de custo bastante inferior e personalizada de acordo com os seus gostos. 

A moradia que vamos ver foi construída em 1885, em Espanha. Neste artigo, ficará a conhecer um antes e depois que o fascinará.

Antes: fachada principal dividida em dois

O terraço desta moradia, antes da remodelação, estava limitado por um pequeno muro adjacente a uma segunda casa que foi unida à primeira. 

A casa que vemos em primeiro plano era tradicional e apresentava um estado de conservação razoável. As paredes careciam, porém, de uma pintura e o chão de ser substituído. Por outro lado, a segunda casa denotava já um estado de degradação avançado, bem visível nas paredes. 

Vamos ver como ficaram após serem unidas. 

Depois: uma fachada uniforme e de altura

Unir ambas as casas foi, de facto, uma mais-valia. A moradia, agora ampla, foi totalmente restaurada e ampliada em largura e em altura. As portadas escuras deram lugar a portadas claras emolduradas numa tonalidade branca que contrasta com o cinza azulado da casa. A nova cor trouxe-lhe leveza e luminosidade, duas características que se coadunam ao local onde se ergue a casa: Palma de Maiorca.

O verde do piso do terraço foi criado através de uma relva artificial. Aqui pode-se colocar uma mesa e cadeiras para se desfrutar do calor e do sol de Maiorca.

Antes: os interiores obscuros e baixos

Um interior degradado, mas com um pormenor arquitectónico interessante. Adivinha qual é? Acreditamos que sim. As belas vigas de madeira traziam-lhe personalidade e solidez e, por isso, tinham que ser mantidas. Preste bem atenção a esta imagem. A mudança que aí vem é profunda.

Depois: Espaço luminoso e de dupla altura

O que diz desta remodelação? Vendo o espaço a partir do piso superior, percebemos a mudança realizada. Deparamo-nos com uma casa moderna, com piso de madeira, limpa, ampla, luminosa e confortável. 

A sala tem um mobiliário simples, mas muito funcional, com cores fortes que contrastam com as paredes brancas. A madeira natural é, também, um pormenor de excelência neste projecto. Apesar das alterações, as antigas portas foram recuperadas e adaptadas a uma nova distribuição. 

A estrutura do tecto em madeira foi conservada, mas pintada de branco de forma a oferecer maior luminosidade e se harmonizar com este que é um espaço agora moderno e elegante.

A cozinha agora, moderna e luminosa

O mobiliário da casa foi construído a partir das recuperadas vigas de madeira da construção, ou seja, atribuíram-se novas funções a materiais velhos. A cozinha com uma ilha em cor branca coexiste no mesmo espaço com a área de refeições em madeira, onde vemos um banco corrido suspenso numa das paredes. Uma cozinha moderna e bem iluminada, com um piso de madeira natural e cores claras que oferecem uma sensação de espaço e limpeza, elegância e modernidade. Uma verdadeira surpresa.

Área de múltiplos usos no segundo piso

Esta zona da casa abriga o escritório. O espaço surge do aproveitamento que se fez da altura da casa que possibilitou a adição de um mezanino. As estantes, ao fundo, marcam o espaço de trabalho da casa. A madeira em cor clara e uma balaustrada muito moderna feita em rede de cor branca, leve e simples, encerram uma área extremamente funcional.

Casa de banho nova: moderna e ampla

Terminamos o livro de ideias na moderna casa de banho que possui um chuveiro de grandes dimensões, com um separador em vidro que oferece leveza e não interrompe a vista geral do espaço. As cores terra e a madeira natural vêm no seguimento do que foi usado na casa. Mesmo nao contando com grandes janelas, os pontos de entrada de luz estão bem localizados e e a iluminação artificial é distribuída de forma eficaz e inteligente, tornando o espaço mais agradável e o ambiente mais equilibrado.

O que achou desta remodelação? O interior da casa surpreendeu-o? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!