Conjuntos inesperados de mesas e cadeiras!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A mesa de madeira sem graça com as cadeiras a condizer já era. Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrarmos combinações inusitadas. Mesas de madeira com cadeiras modernas brancas ou em acrílico. Mesas com uma cadeira de cada cor. Mesas com uma cadeira de cada formato. Mesas com um banco corrido de um lado e cadeiras do outro. Opções não faltam e a imaginação vai até onde a quisermos levar. 

No artigo de hoje, deixamos-lhe dez sugestões de combinações originais de mesas e cadeiras. Afinal de contas, são elas as peças principais na decoração de uma sala de jantar ou de uma cozinha por isso é importante investir em algo bonito e, claro, com qualidade e conforto. 

Veja as nossas sugestões. Seleccionamos dez imagens que vão de encontro às tendências que até nós têm chegado. Já sabe que estamos sempre em cima do acontecimento. E você, querido ’homifyer’? 

O rústico e o moderno

O contraste entre uma mesa rústica com um aspecto robusto e madeira texturada e cadeiras modernas de design é uma das tendências mais evidentes nos últimos tempos. Há qualquer coisa na grande mesa de madeira que faz com que as pessoas dela não abdiquem. Talvez seja o sentimento de familiaridade que evoca. No entanto, esta ideia é como que reinterpretada e trazida para um contexto mais moderno por via da adição de cadeiras modernas e minimalistas. Ainda assim, e no caso da sala de jantar imagem, deixou-se um banco corrido em madeira que nos empurra o imaginário para aquela mesa da quinta onde a família se reúne durante horas a fio. Essa ideia é reforçada pela porta que separa esta zona de refeições da cozinha, que se assemelha à porta de um celeiro ou de um estábulo.

A personalidade do preto

O preto é um tom dramático. Intrigante. Silencioso. Quando bem utilizado, em termos de decoração de interiores, é mesmo uma cor decisiva para a criação de ambiente num espaço, marcando pontos de referência e contrastes. Podemos, por isso, dizer que o preto pode perfeitamente funcionar como cor chave na decoração. É, precisamente, o que acontece nesta área em que o preto matizado das cadeiras e da mesa distinguem a zona de refeições da zona da cozinha, em branco. Linhas simples, rectas e longas dão um ar industrial e moderno, perfeito para uma casa com uma arquitectura contemporânea. Uma proposta da Ippolito Fleitz Group – Identity Architects

A mesa de uma cozinha aberta

A disposição deste conjunto de mesas e cadeiras parte do aproveitamento do balcão desta cozinha aberta para sala. De um lado, existe um sofá apetrechado com uma miríade de almofadas, do outro, cadeiras de inox, em grelha, tornadas mais confortáveis com a colocação de almofadas amarelas. Os assentos contrastam com a mesa tosca em madeira. Uma solução inteligente para optimizar este espaço  que integra um loft londrino. E há melhor cor que o amarelo para contrariar o cinzentismo de Londres? Não!

Cadeiras em pele

A sala de jantar da imagem é o epítome da decoração rústica elevada, porém, a outro nível. A mesa em madeira aparece complementada por luxuosas cadeiras acolchoadas e em pele o que dá, de imediato, um ar mais valioso ao conjunto. Uma terrina em prata com champanhe e um arranjo floral de encher o olho decoram a mesa rústica que exibe, orgulhosamente, os seus veios e nós. Do lado oposto, vemos um banco tosco comprido, que contrasta com o estilo das cadeiras.

Clássico e suave

Numa perspectiva mais clássica e com um esquema cromático em que o branco prevalece, temos, neste exemplo, cadeiras que consubstanciam elegância e purismo. O candeeiro de lustre suspenso sobre a mesa reforça, ainda mais, essa ideia. Repare no detalhe das rodinhas, uma boa solução para poupar o soalho da sua casa a riscos provocados pelo arrastar das cadeiras. O único intervalo de cor no meio deste cenário de brancura marmórea é mesmo a mesa com um tampo cujo acabamento brilhante a eleva para um estilo decorativo mais cuidado.

Colorido

E por que não ter um bocadinho das ruas de Paris em sua casa? O típico estilo romântico das esplanadas europeias pode perfeitamente ser replicado na sua sala sem grandes dificuldades. Uma pequena mesa redonda de tampo branco e pernas em madeira e duas ou três cadeiras de cores e estilos diferentes ditam a a personalidade deste espaço. É certo que a restante decoração da sala ajuda a imaginar todo um cenário idílico, mas este pequeno conjunto de mobiliário atiça-nos a vontade de ficar em casa a saborear um café e a ler o jornal. Oh la vie en rose…

As riscas não comprometem

Salas de jantar clássicas por 4D Studio Architects and Interior Designers
4D Studio Architects and Interior Designers

Historic House, Notting Hill, London

4D Studio Architects and Interior Designers

O preto e o branco é uma combinação intemporal. As riscas também nunca deixarão de estar na moda. Por esse motivo, o conjunto de mesa e cadeiras escolhido para esta sala só poderia ser vencedor. As cadeiras de saiote estofadas com um clássico tecido riscado exsudam elegância. A mesa é, também, particularmente interessante. As linhas que a desenham transformam-na como que numa escultura ou criação arquitectónica. O charme clássico das cadeiras e a modernidade da mesa fazem desta sala uma divisão francamente apelativa do ponto de vista decorativo.

Em palha

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de jantar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

A mesa redonda encaixa-se em qualquer recanto da sala de jantar ou da cozinha. O formato e a simplicidade remetem-nos para o ambiente acolhedor de uma casa habitada por uma pequena família. Neste tipo de mesa, cabe sempre mais um, não há lugares contados. Na maior parte das casas, encontramos mesas quadradas e rectangulares, mas as mesas redondas também são perfeitas para receber convidados e a conversa até se desenrola melhor em torno de uma mesa redonda que propicia maior proximidade. A da imagem é em vidro e as cadeiras dispostas ao seu redor, de laivos retro, são em palha com um suporte de ferro.

Formas diferentes

Apartamento Visconde da Luz: Salas de jantar modernas por Rachel Nakata Arquitetura
Rachel Nakata Arquitetura

Apartamento Visconde da Luz

Rachel Nakata Arquitetura

Na imagem, mostramos uma forma original e divertida de tornar o seu espaço de refeições mais alegre e moderno. A utilização de cadeiras em formatos e estilos diferentes cria uma diversidade de formas e linhas que tornam a sala mais dinâmica e jovial. Duas são modernas, as outras duas mais antigas. Se tem cadeiras antigas aí em casa às quais já não dá uso, por que não restaurá-las, pintá-las e usá-las para criar um efeito visual semelhante ao da imagem? Não só poupa o seu orçamento, como personaliza o seu espaço. No fim, pode dizer, orgulhosamente, que foi você que lhes deu uma nova vida e propósito! 

Debaixo do radar: acrílico

APARTAMENTO VdC01 - Remodelação: Salas de jantar ecléticas por A2OFFICE
A2OFFICE

APARTAMENTO VdC01 – Remodelação

A2OFFICE

Em voga estão, também, as cadeiras em acrílico. O mobiliário em acrílico, pela sua transparência, é perfeito para quando se pretende uma sensação de leveza visual no espaço. Casas pequenas, por exemplo, beneficiam desta opção decorativa. No entanto, tenha em consideração que o acrílico muito barato depressa se deteriora. Assim, se puder, invista numa peça mais cara e com melhor qualidade. A longo prazo, por ser mais duradoura, a compra revelar-se-á mais inteligente. 

Qual destes conjuntos melhor ficaria na sua sala de jantar ou na sua cozinha? Tem aí por casa alguma mesa ou cadeira como as da imagem? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!