Piscinas mediterrânicas por VIVSA. VIVIENDA SANA

A pérola dos jardins: o lago

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Para projetar um jardim perfeito andamos sempre em busca de novas ideias, certo? Fala-se em relva, em flores, em pedras, em mobiliário de jardim, em alpendres e em piscinas também… Mas e as lagoas? Também merecem destaque, afinal elas são tão especiais e belas, que só tornarão o vosso jardim ainda mais bonito. Um pouco como aqueles parques da Europa do Norte, em que estes pequenos recantos são tão comuns e criam ambientes tão mágicos e relaxantes. Não há dúvidas que um corpo de água confere um design e um ambiente bem especial a todo o jardim. Criando uma perfeita atmosfera para se refugiar e repousar nessa zona…  

Sabia que as lagoas são um perfeito habitat para os animais? É verdade, como vê as vantagens são mais do que muitas… Por isso, veja as nossas 11 inspirações de hoje e crie uma lagoa de jardim, para realçar mais ainda a sua paisagem. Inspire-se…

Para desfrutar da natureza

Não é preciso uma piscina para obter um lugar mágico e de beleza pura! Uma lagoa tem o poder também de tornar os espaços incontornavelmente belos e únicos. Repare nesta simbiose entre o terraço e a natureza envolvente. Incrível mesmo!

Lagoas paralelas

Um espaço que cativa à primeira vista, não há uma, nem duas, mas sim três pequenas lagoas de exterior.  A primeira dispõe de uma fonte, para o recair da água e para o som apaziguar o ambiente. Cada lagoa foi decorada com apenas uma planta aquática, num dos cantos. O fundo foi revestido com uma imagem de pedras, que transmite a ideia de fundo de lagoas. 

Toda esta zona lounge ficou com uma atmosfera de puro relaxe… Sem falarmos do jacuzzi que pode espreitar no resto do projeto.  

Peixe… peixinho…

Dentro da sua lagoa de jardim pode trazer o lado vivo e natural da vida, como plantas aquáticas ou ainda pequenos peixes e outros seres aquáticos. Atenção para não juntar qualquer espécie junta, há que informar-se e perceber se são aptos a viver juntos e dentro daquele meio aquático. 

Diga lá se isto não fará as maravilhas das crianças lá de casa! Melhor do que um aquário, é bem mais natural.

Espelho de água

Os arquitetos paisagistas portugueses - Atelier Jardins do Sul, mostra-nos uma lagoa com um design mais contemporâneo. Uma estrutura embutida, com rebordos em pedra, encontra o exterior do jardim, mas também harmoniza-se com o interior, já que este foi projetado mesmo em frente à janela. Um cenário idílico para os dois ambientes.

As rochas as flutuarem e as plantas aquáticas altas a recaírem, para diferentes sentidos cria uma lagoa de jardim bem inspiradora.

O extra da casa

Jardins mediterrânicos por The White Room

À medida que avançamos neste livro de ideias vamos ficando mais convictos que as lagoas são verdadeiros encantos. Tornam o espaço um pequeno paraíso, bastante acolhedor. Repare neste projeto da The White Room, em que os elementos naturais – água e plantas – estão em perfeita simbiose. 

A estatueta é um elemento decorativo que pode acrescentar na sua lagoa de jardim.

À sombra

Uma lagoa muito simples, que facilmente consegue reproduzir no jardim da sua casa. Veja como fazer, espreitando esta página aqui

As pedras em toda a volta, são claramente um detalhe típico e característico das lagoas. É algo que consegue facilmente reproduzir. O toldo branco traz alguma sombra e proteção à lagoa, de modo a não aquecer demasiado a água, para a proteção dos seres vivos. 

Nota: para criar uma lagoa é importante procurar um espaço com alguma sombra.

Envolver o deck

Este espaço distingue-se pelo contraste da relva e do deck em madeira, tendo pelo meio uma maravilhosa lagoa arredondada. Um projeto enriquecedor ao nível arquitectónico. 

O próprio interior de casa é brindado com esta vista, sendo uma paisagem fantástica para ser apreciada, tanto do lado de dentro como de fora. O deck permite desfrutar desta área perfeita de casa.  

O refúgio dos fins de semana

Uma lagoa é um lugar inspirador, onde nos imaginamos a descansar perto dela a ler um livro ou simplesmente a admirar a beleza da natureza. Também está a imaginar-se assim?

Cascata composta

Uma lagoa de jardim pode ter vários tamanhos, entre 2 ou 3 metros quadrados ou podem ir até 25 metros quadrados. Tudo depende do projeto que pretender ver no seu jardim e claro o tamanho que dispõe para a mesma. 

Esta lagoa é por exemplo pequena, foi apetrechada com diversos elementos, como uma pequena cascata e uma diversidade de plantas.

Um segredo por contar…

Jardins modernos por Grünplanungsbüro Jörg baumann
Grünplanungsbüro Jörg baumann

Holzsteg aus Bangkirai in Verbindung mit Wasserfläche und Basalt Natursteinplatten

Grünplanungsbüro Jörg baumann

Terminamos a visita com uma lagoa com grandes dimensões, cercando a casa com água. A pequena ponta de madeira é a passagem, como se de uma ilha se tratasse. 

Se esta galeria de imagens foi a inspiração perfeita e o impulso para desenvolver a sua lagoa de jardim, ficamos satisfeitos por termos cumprindo com a nossa missão! 

Gosta do efeito das lagoas nos jardins?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!