MASTER BEDROOM AFTER: Quartos coloniais por Home Staging Factory

Camas com dossel, sonhos de mel

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

As camas com dossel não é uma novidade, pelo contrário remontam à Idade Média, no quarto dos reis e das rainhas. Este servia como proteção e para resguardar a intimidade, já que por conveniência os monarcas dividiam o quartos com  os empregados. A partir de então, o dossel serviu para dar mais privacidade ao casal real. Hoje em dia, o dossel não tem essa função, é um item que serve para decorar e personalizar o quarto, criando uma atmosfera romântica e até moderna, resgatando o passado. 

Nem todos irão gostar de camas com dosséis, são opiniões, gostos pessoais e claramente indiscutíveis. Todavia, há quem adore e quem não prescinde dele nem por nada, para dar aquele toque pessoal à decoração do quarto. Se for o seu caso, é o seu dia de sorte! Trouxemos 11 inspirações absolutamente encantadoras de camas com dosséis. Quer ver? Nós deixamos espreitar!

Quarto fresco

Sítio da Lezíria: Quartos modernos por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Sítio da Lezíria

Atelier Data Lda

Um quarto cheio de frescura e de leveza, seja pela luminosidade que penetra no espaço, como pela cor acinzentada ou ainda pelo branco radiante da cama. O dossel branco e transparente tem um papel preponderante neste espaço, marca personalidade. Este foi suspenso a paus de bambu e foi preso à cabeceira da cama, criando um efeito semi-fechado. 

Branco e o pormenor dourado

MASTER BEDROOM AFTER: Quartos coloniais por Home Staging Factory
Home Staging Factory

MASTER BEDROOM AFTER

Home Staging Factory

Geralmente os dosséis das camas são brancos e transparentes, de forma a criar leveza no espaço, não criar barreiras e deixar passar a luminosidade. 

Veja como este dossel criou um ninho aconchegante. As duas almofadas douradas permitem criar algum contraste no meio de todo este branco. 

Para os românticos

Chalé das Três Esquinas: Quartos ecléticos por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Um sótão é sempre um lugar especial, pelas características arquitectónicas, como as vigas salientes no teto. Então se acrescentar um pequeno dossel por cima da cama, tal como projetou o arquiteto Tiago do Vale, melhor ficará o quarto – com um significado especial.

Com toque de exotismo

Um quarto português, idealizado pela designer de interior Andreia Louraço, que denota exotismo. O papel de parede com folhas de palmeira, os acessórios da cama (almofadas e cobertor) ou ainda o dossel branco colocado delicadamente, nas estrutura da cama conferem uma atmosfera perfeita e relaxante. 

Um ambiente mais rústico

Quarto de hóspedes: Quartos rústicos por Casa do Páteo
Casa do Páteo

Quarto de hóspedes

Casa do Páteo

Não há um estilo especial para apostar num dossel, num estilo – moderno, clássico, minimalista, mediterrâneo ou até rústico – fica sempre bem. Fica (sempre) um detalhe interessante na decoração do quarto.

Em movimento

Um dossel pode ter várias formas e ganhar o movimento que deseja, nem sempre tem de ser o famoso mosquiteiro, da inspiração anterior por exemplo. 

Nesta inspiração aproveitaram as vigas da parede e do teto, para pendurar como uma cortina de cor pérola. Este detalhe veio preencher a ausência da cabeceira da cama, e sem dúvida que fica diferente.

O quarto apaixonante

Quartos modernos por Skéa Designer
Skéa Designer

Une chambre à l'esprit cabane chic

Skéa Designer

Outra inspiração, outra ideia de dossel para apetrechar o seu quarto. Ideias fáceis de serem recriadas, como vê com dois paus de madeira, deixados no seu estado bruto, e com um tecido tipo tule branco, consegue recriar esta ideia. 

O candeeiro de teto reflete sobre o tecido, criando um efeito especial.

Cenário de férias

Quartos tropicais por ANG42
ANG42

CAMERA MTRIMONIALE

ANG42

Um perfeito cenário de férias e a cama é a culpada deste feito. Este magnífico quarto leva-nos até à ilha Mustique, no arquipélago das Granadinas. A combinação de cores e de materiais vão ao encontro do cenário paradisíaco, nomeadamente a cama com o dossel em palha.

Cama com estrutura de madeira

Cama Dossel: Quarto  por Boa Safra
Boa Safra

Cama Dossel

Boa Safra

A própria estrutura da cama é concebida para receber um dossel, que pode colocar do jeito que mais gostar. Esta cama inclui-se na linha Benjamin, da marca portuguesa Boa Safra e apresenta linhas minimalistas. É constituída por pinho maciço e com acabamento a óleo 100% biológico.

Nota Shabby Chic

Este quarto de estilo shabby chic reveste-se de detalhes do passado, remonta também nos tempos através do seu bonito e delicado dossel. Este foi colocado apenas numa lateral da cama, permitindo a entrada da luz por todo o espaço, deixando ainda avistar os bonitos detalhes da cama. 

Quarto da rainha

Showroom: Casa  por Piramidal
Piramidal

Showroom

Piramidal

Achava que os quartos dos reis e das princesas não existia? 

Aqui está a prova que é possível recriar um quarto digno do tempo passado, mas com a nota da modernidade. Neste quarto, todos os detalhes são puro amor, delicados e românticos. Veja toda a estrutura imponente deste dossel, lindo e majestoso. 

Para mais ideias de quartos, dê uma olhadela neste artigo:

8 quartos de casal de sonho!

Gosta de ver camas com dosséis? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!