por Agnès Dandine - Chichichic

Antes e depois: de cozinha banal a espaço com personalidade

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Remodelar a cozinha pode trazer desafios. A pensar nisso, mostrar-lhe-emos, neste livro de ideias, uma remodelação assinada pela arquitecta francesa Agnès Dandine, do gabinete Chichichic. Com um pequeno espaço para as actividades quotidianas, a cozinha pedia, não obstante, uma identidade mais moderna com detalhes que lhe trouxessem uma personalidade mais autêntica. A ideia dos profissionais responsáveis pelo projecto foi, então, optar por elementos em madeira que trouxessem cor e aconchego ao ambiente.  

A transformação desta cozinha é, sem dúvida, simples, mas com impacto. A envelhecida e banal cozinha passou a ser um lugar moderno que valoriza a inspiração culinária. 

Quer ver como ficou? Então, siga connosco.

O processo de remodelação da cozinha

Cozinhas modernas por homify

Numa remodelação bem feita, as mudanças têm que ser óbvias. A renovação de um espaço passa por etapas como a substituição do piso e nivelamento do solo, a possível troca de móveis e revestimento das paredes. Consoante os casos, a remodelação pode ainda ser uma boa oportunidade para rever as instalações hidráulicos e eléctricas que, dependendo do tempo de vida da cozinha, podem precisar de ser modernizadas.

A imagem dá-nos conta do processo de remodelação da cozinha. Vamos ver como estava antes do início das obras. 

Antes: simplicidade e elementos antigos

Cozinhas modernas por homify

Eis a cozinha antes do início das obras. Embora não estivesse em mau estado, o espaço era demasiado morno e sem personalidade. A cozinha é, como sabemos, um espaço criativo e social por natureza, pelo que um ambiente excessivamente frio é pouco propício às actividades que nela se desenvolvem. 

Os armários brancos e os azulejos creme pediam uma substituição. A cozinha estava parada no tempo. Venha ver como ficou.

Depois: um resultado moderno e incrível!

O resultado da remodelação é simplesmente maravilhoso. A madeira, como já mencionado, foi usada para revestir o balcão, agora com um ar mais moderno, elegante e, sem dúvida, acolhedor. Se optar por madeira, importa sempre lembrar que, para evitar humidade, convém tratá-la com produtos que a impermeabilizem.

Para além da madeira no balcão em formato de ’L’, realce-se a presença do preto na parede de backsplash (espaço entre a pia e os armários) e nos elementos decorativos como recipientes, electrodomésticos, quadros, entre outros. A soma com outros detalhes em dourado trouxe à decoração uma linguagem contemporânea que nada tem a ver com a anterior. 

Por fim, não podíamos deixar de reparar no branco dos armários que ilumina a divisão e contrasta com o preto e com a madeira.

Detalhes elegantes e contemporâneos

Na imagem, vemos de perto os detalhes que acima apontávamos. Se a madeira traz aconchego, o preto traz elegância e vanguardismo. Juntos, com o branco, criam a paleta cromática perfeita para dar uma nova identidade à cozinha. 

Detalhes vintage

A questão da falta de personalidade já não se coloca nesta cozinha. Para além dos revestimentos modernos e elegantes que vimos anteriormente, deparamo-nos também com detalhes decorativos com personalidade. É o caso destas peças vintage que nos remetem às décadas de '50 e '60 que trazem uma nota de cor ao ambiente. 

Ouse trazer peças das suas viagens ou recuperar velharias da sua família. Recupere-as e use-as na decoração. 

O que achou da remodelação feita nesta cozinha? Teria optado também pela combinação entre o preto, o branco e a madeira?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!