Paredes  por Hain Parkett

12 escadas para ficar boquiaberto

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

As escadas são mais do que um simples meio para atingir um fim – na verdade, actualmente este é um elemento para embelezar naturalmente uma casa, cujas características também ajudam a despertar alguma curiosidade junto das visitas, uma vez que são criadas expectativas acerca do que estará depois do último degrau. No entanto, é necessário que a escadaria cumpra normas, para evitar acidentes – por isso mesmo, prefira a segurança em vez da beleza da mesma. 

No artigo de hoje, reunimos para si 12 tipos e modelos de escadas diferentes que o poderão inspirar para as suas! Fique connosco e deixe-se deslumbrar!

Em cristal

Corredores e halls de entrada  por Railing London Ltd
Railing London Ltd

​A single-flight cantilever staircase crafted in toughened, laminated glass

Railing London Ltd

Completamente inspiradas no conto de fadas onde o cristal se torna fundamental, o que acha desta escadaria com degraus em vidro? Qualquer coisa entre o luxo, a sofisticação e a beleza minimalista!

Enquadramento perfeito com fundo azul

Procura uma escadaria moderna, mas que não se remeta para algo fora do contexto sóbrio da sua casa? Então esta dica é para si! Com um ângulo de 90º perfeito no início, utiliza uma placa de acrílico que serve de corrimão. O fundo azul finaliza o conjunto dos degraus, que contrasta perfeitamente com os materiais utilizados na sua construção.

Disfarçadas como um camaleão

Casa em S. Pedro do Estoril: Salas de estar modernas por Ricardo Moreno Arquitectos
Ricardo Moreno Arquitectos

Casa em S. Pedro do Estoril

Ricardo Moreno Arquitectos

Neste tipo de escadas, aproveita-se o material de fundo para fazer ou revestir os degraus. Desta maneira, obtém-se uma escada perfeitamente camuflada, não tendo qualquer protagonismo no ambiente.

Um escadote fixo

Estas escadas tipo escadote de madeira imprimem à sala um ambiente mais informal e nem por isso menos contemporâneo ou elegante. Na verdade, este é o tipo de degraus perfeito para casas com pouco espaço, uma vez que aparentemente deixa mais área liberta.

Escadas em caracol – um clássico!

Moradia Foz do Douro: Corredores e halls de entrada  por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Foz do Douro

Karst, Lda

O clássico estilo caracol é igualmente óptimo para os tais espaços pequenos ou apertados. Mas experimente umas escadas um pouco mais desfrisadas e espante-se com o resultado final!

Com aproveitamento por baixo

PROJECTO 3: Corredores e halls de entrada  por Grupo HC
Grupo HC

PROJECTO 3

Grupo HC

Como normalmente o vão das escadas é uma zona mal aproveitada, pode inovar no que toca a este assunto e transformar o vão das suas escadas numa zona útil para o seu dia-a-dia. Por exemplo, pode criar um pequeno jardim interior, uma zona de leitura ou relaxamento ou ainda arrumação, com a aplicação de prateleiras, estantes ou armários.

Sinta-se a flutuar!

Casa Mar - Avanca: Corredores e halls de entrada  por a3mais
a3mais

Casa Mar – Avanca

a3mais

Das escadas mais modernas e minimalista que lhe podemos apresentar: degraus flutuantes. Para construir estas escadas, basta ter suportes e material resistente para os degraus. Pode optar entre vários, como madeira ou metal, desde que sejam indicados para este tipo de utilização. Lembre-se de fixar bem os degraus, para evitar acidentes!

Com azulejos aplicados

Renovação de Quinta em Sintra: Corredores e halls de entrada  por shfa
shfa

Renovação de Quinta em Sintra

shfa

Uma casa mostra a sua alma portuguesa se tiver azulejos típicos nas paredes. Mas por que não aplicá-los também nas escadas? Deixe que a madeira invada o topo de cada degrau, enquanto que a frente se enfeita de azulejos ao seu gosto. Pode optar por aplicar o mesmo padrão em todos os degraus ou, se tiver coragem para tal, dar a cada degrau um ar personalizado!

Degraus empedrados

Uma óptima solução, principalmente se estivermos a falar de uma escadaria a ser utilizada com grande frequência e por um grande número de pessoas ou para uma escadaria exterior, sujeita às condições climatéricas. O tipo de pedra utilizado deverá ter em conta características anti-derrapantes. Pode finalizar com uma carpete, que ajudará a manter o ambiente mais confortável e quente.

Ilusão de óptica

Escadaria constituída por várias placas de diversos tamanhos e recortes que se encaixam como se de peças de um puzzle se tratasse! Absolutamente fantásticas e altamente futuristas, não acha?

E se o chão se desintegrasse?

Não, não lhe desejamos isso! Mas já reparou como nesta escadaria parece que o chão se vai partindo aos poucos, tornando-se estas partes degraus? Um pormenor que é impossível não reparar e perfeitamente enquadrado na arquitectura do espaço!

Escadaria bi-fásica

Moradia Unifamiliar Rua Geraldo Kimpell - Valbom Gondomar: Corredores e halls de entrada  por Albertina Oliveira-Arquitetura Unipessoal Lda
Albertina Oliveira-Arquitetura Unipessoal Lda

Moradia Unifamiliar Rua Geraldo Kimpell – Valbom Gondomar

Albertina Oliveira-Arquitetura Unipessoal Lda

Ao subir esta escada, repara que há dois lances separados por um pequeno patamar. Há aqui uma mistura de materiais e de estilos, que provoca um impacto à primeira vista. Se as escadas são assim… o que haverá lá em cima?

Qual o modelo que gostou mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!