NEOCIM Décor Lis Azur : Terraços  por Kerion Ceramics

9 belos tipos de pavimentos para o seu pátio

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Se está a construir ou a remodelar uma casa, esta questão pode-se colocar: que material uso para revestir o terraço? Ou então: qual o melhor material para este local? Esta é uma questão importante na medida em que o pavimento para o exterior deve estar preparado para mudanças climáticas ou factores climáticos extremos. 

O pátio é o sítio ideal para descansar, para repousar e até para trabalhar quando é preciso. Por esse motivo, é muito importante decorar bem este espaço e certificar-se de que todos os elementos têm um papel importante dentro dele. O revestimento para o piso é, sem dúvida, um desses elementos. No artigo de hoje, deixamos-lhe algumas sugestões nesse sentido. Da pedra à madeira, passando pela cerâmica, damos sugestões para todos os gostos, estilos e circunstâncias.

Comecemos.

1. Espectacular piso em pedra

Tal como a madeira, um material muito utilizado neste tipo de espaço é a pedra que traz um aspecto rústico e natural que toda a gente aprecia. Repare no pavimento do pátio da imagem, cortesia do gabinete Viviana Pitrolo Architetto. As pedras, com um formato ligeiramente arredondado estão bem tratadas e prolongam a cor e a textura que caracterizam as paredes desta bela casa de estilo mediterrânico. O tom bege empresta calor e neutralidade ao espaço, harmonizando-se com o mobiliário que o decora.

2. ​Cimento polido com laivos brancos

O mercado actual tem à disposição uma alta gama de produtos, desde os mais caros até aos que se adaptam a orçamentos mais limitados. O cimento polido, conhecido por ser um material de construção, é um bom material para revestir o piso do terraço. O cimento polido é de fácil manutenção e tem uma grande resistência. Pode, também, surgir em diversas formas e cores, sempre ao gosto dos proprietários, e deve ser aplicado por especialistas. O resultado é muito moderno e vai ao encontro das mais actuais tendências.   

3. Madeira de bambu: sinónimo de calidez

Os pisos de madeira têm uma interminável lista de vantagens. Entre elas, está o conforto que este material transmite, deixando qualquer espaço a parecer mais aconchegado e elegante. Para além disso, a sua colocação, uso e manutenção permitem que se mantenha em bom estado durante um largo período de tempo. A vida útil de um piso em madeira pode ser de, aproximadamente, 50 anos. Contudo, a madeira é susceptível a certas formas de deterioração devido à humidade ou à existência de pragas. Logo, não deixe de a selar e impermeabilizar. 

4. Azulejos com motivos florais ou geométricos

NEOCIM Décor Lis Azur : Terraços  por Kerion Ceramics
Kerion Ceramics

NEOCIM Décor Lis Azur

Kerion Ceramics

Os azulejos de cerâmica têm preços muito mais acessíveis do que outros materiais. Para além disso, existem com desenhos, estilos, tamanhos, cores e materiais distintos. É importante que seja um especialista a colocar os azulejos. A cerâmica é muito resistente à água e, no geral, a qualquer mudança climática. Todavia, não se esqueça de escolher um estilo que se harmonize com o espaço, de modo a que se coadune com o resto da decoração. 

5. ​Barro cozido: como antigamente

Os terraços são, muitas vezes, o contacto mais directo que temos com a natureza. Por isso, as pessoas esmeram-se a decorar este espaço, acrescentando-lhe flores, plantas, mobiliário, entre outros. O piso não deve ficar para trás. O bairro cozido surge em tons distintos, entre o vermelho, o laranja, o bege e o castanho e é ideal num formato quadrado e perfeitamente natural, tal como se vê na imagem.

6. ​Cascalho: natureza ao alcance

Terraços  por AD ARQUITETURA E DESIGN
AD ARQUITETURA E DESIGN

MEU RANCHO CONTAINER

AD ARQUITETURA E DESIGN

Já percebemos o quão importante é a escolha do tipo de material que escolhemos para a superfície do nosso pavimento exterior. O facto de estarem em permanente contacto com a natureza e, como tal, com o excesso de calor ou chuva, exige que escolha recaia sobre um material resistente. O cascalho é uma boa resposta para esse desafio. Trata-se de uma pedra de dimensões pequenas e com um formato arredondado que se adapta com facilidade ao espaço e quase não requer manutenção. Inspire-se no exemplo da fotografia, uma proposta da AD Arquitetura e Design.

7. Um belo jogo de níveis usando a pedra natural

A pedra é o material mais duradouro e o que mais resistência tem face ao desgaste do tempo e ao uso constante. Contudo, deve ser usado com cuidado uma vez que traz uma sensação fria ao ambiente. Logo, é ideal que se incluam alguns ornamentos para complementar o projecto e para o tornar mais acolhedor e confortável, atenuando o efeito da pedra. Este material é ideal para varandas e terraços, já que se caracteriza por ser muito resistente à humidade e ao sol. 

8. Granulado de borracha: fácil de instalar

Terraços  por WARCO Bodenbeläge
WARCO Bodenbeläge

Gemütliche Ecke

WARCO Bodenbeläge

Um dos materiais mais modernos e utilizados actualmente para o piso de algumas superfícies é o granulado de borracha. Este material é um dos mais acessíveis em termos orçamentais, para além de ser fácil de instalar pois não necessita de ser pregado, nem martelado, sobre a superfície. Por ter um composto elástico, produz uma sensação agradável para quem está descalço sobre ela, servindo de isolante para o calor e para o frio. É um bom material para casas onde habitam crianças pequenas.

9. Uma bonita mistura de materiais

Escolho a madeira? Escolho a borracha? Se tiver um dilema, pode considerar misturar materiais diferentes, produzindo uma combinação perfeita entre, por exemplo, a madeira e a pedra. Assim, criará um ambiente mais cálido e estilizado, já que a frialdade que produz a pedra contrasta com a calidez da madeira. 

Por qual destes pisos optaria? Prefere os materiais mais tradicionais como a pedra e a madeira ou os mais invulgares como a borracha ou o cascalho?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!