por DIE BALKONGESTALTER

A incrível transformação de uma mini-varanda

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter uma varanda em casa quando vivemos numa grande cidade é um verdadeiro luxo. Contudo, nem todos os que têm essa sorte sabem dela tirar partido da melhor forma. Não raras são as varandas que estão totalmente desaproveitadas ou por negligência dos donos ou porque são utilizadas para outros fins que não os de lazer (lugar onde colocar o aparelho do ar condicionado, caixas, escadas, entre outros).

Através deste livro de ideias, queremos mostrar-lhe como até a mais pequena – mesmo pequena – varanda se pode tornar no local mais agradável da casa. Basta, para isso, ser criativo e usar cada centímetro de forma estratégica. 

Um projecto do gabinete Die Balkongestalter.

Antes: pequeno e triste

O proprietário desta pequena varanda procurava ter o seu pequeno oásis no qual pudesse desfrutar do seu café da manhã ou onde fosse agradável beber um vinho ao regressar do trabalho. A ideia era ter um refúgio que lhe permitisse escapar em relação à vida corrida da cidade e por que não, também, saborear uma deliciosa refeição com a melhor companhia? Vamos ver o que se fez deste espaço com apenas um par de metros quadrados.

Processo: um novo piso

O piso em cimento da mini-varanda era pouco apelativo e nada acolhedor. Assim, a equipa de profissionais decidiu colocar placas de madeira de teca de alta qualidade com fácil colocação e, se necessário, remoção. O novo pavimento em madeira transmite neutralidade e aconchego. É sólido e, por isso, resistente a condições climáticas extremas. A varanda, com este chão, ganhou um toque novo e muito mais acolhedor.

Depois: oásis elegante

E na imagem pode ver o resultado final. Que grande transformação! Não acha? O projecto introduziu cores neutras como o branco e o negro que são, sem dúvida, as protagonistas. Para forrar as grades, optaram-se por telas às riscas. A sua simples existência causa impacto e transmite mais segurança. As grades foram aproveitadas para a adição de canteiros, um pequeno barbecue e ainda uma prateleira de apoio na qual vemos as raquetes de pingue-pongue. 

Depois: vista de cima

Graças às mentes criativas dos profissionais responsáveis pelo projecto de transformação desta pequena varanda, ela parece muito maior do que aquilo que realmente é. Agora, duas pessoas podem usufruir do espaço comodamente. Os móveis originais eram mais aborrecidos, em plástico branco. Agora, o jogo de cores e de formas faz deste o recanto mais especial do prédio situado em Hamburgo, na Alemanha.

Pequenos detalhes

No projecto de uma pequena varanda, os detalhes são cruciais para se optimizar cada centímetro. Aqui, vemos um suporte que sai da zona inferior da prateleira dos vasos. Sobre ele, foram colocadas tábuas de cortar e raquetes coloridas. Tudo pensado até ao último detalhe.

Uau! Como é que de tão pouco se conseguiu criar um recanto tão agradável? Criatividade e inteligência. Gostou do projecto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!