Piscinas rústicas por Baixo Impacto Arquitetura Ltda.

Uma sensacional casa com paredes de terra crua

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Sabia que é possível construir casas fantásticas com paredes de terra? E que elas ficam quentes no Inverno e frescas no Verão? Prova disso é a casa rústica que integra este livro de ideias, localizada em Florianópolis, designadamente no bairro Santo António de Lisboa. Trata-se de uma casa ecológica que faz uso de materiais simples, baratos ou retirados do terreno. 

As paredes são feitas com tijolos de terra crua (adobe), a estrutura com madeira retirada de outras construções e o muro de contenção com pedras do terreno. A moradia também emprega energia solar e reaproveita a água das chuvas. Esta bonita casa foi projectada pelo estúdio Baixo Impacto Arquitetura Ltda.

Mais do que uma tendência, a arquitectura sustentável é hoje uma realidade e está cada vez mais incorporada nos projectos residenciais actuais. A arquitectura sustentável tem por fim reduzir o consumo energético e o alto grau de desperdício de materiais e de energia na construção e na manutenção de um edifício, de modo a estabelecer um equilíbrio ecológico entre o ser humano e a natureza. 

Venha conhecer esta casa muito pouco convencional.

Fachada principal

Uma construção sustentável foca-se na redução do seu impacto no meio ambiente e no seu entorno imediato. Portanto, para além de sistemas tecnológicos da geração de energia limpa, a escolha dos materiais é um dos passos principais num projecto desta categoria. O projecto da Casa Santo António de Lisboa tem paredes de adobes em terra crua, com terra extraída do próprio local. A estrutura em madeira aparente é composta por madeira da demolição.

A casa está situada na parte mais elevada de um terreno com forte declive. Os muros revestidos de pedra servem para nivelar o terreno sobre o qual a casa está implantada, realçando o estilo rústico do edifício.

Quente no Inverno, fresca no Verão

O projecto priorizou a sustentabilidade em todos os aspectos: construtivos, técnicos e funcionais. Organizada em três pisos, se adaptar ao terreno, a casa disponibiliza sobre as lajes de cobertura, terraços com jardins -(telhado verde). Para além disso, os telhados abrigam os painéis fotovoltaicos que convertem a energia solar em energia eléctrica. O terraço com jardim contribui para a redução da radiação solar e do aquecimento dos espaços interiores por condução e a energia solar é utilizada como alternativa limpa, dando ao edifício uma maior autonomia energética.

Entrada principal

O projecto procurou reduzir também o impacto no seu entorno imediato. As árvores existentes no terreno permaneceram intactas, fornecendo sombra ao edifício. A implantação da residência levou em conta a localização das árvores de modo a evitar que fossem retiradas.

As pedras dos caminhos, escadas exteriores e muros de arrimo foram extraídas também do próprio local, evitando, portanto, o impacto ambiental e o consumo de energia com o transporte de materiais para o local.

Sala de estar

O núcleo social da residência, situado no primeiro piso, abriga a cozinha, a sala de estar e a sala de jogos. As paredes de tijolos de adobe, feitos de terra crua extraída do local, realçam o estilo vernacular e rústico do ambiente. As peças de madeira aparente da estrutura do telhado também dão um charme especial ao espaço e realçam a sensação de aconchego. 

Na sala de estar, o mobiliário de cor neutra visa propiciar conforto e funcionalidade. Todavia, as generosas aberturas, nomeadamente no tecto, proporcionam vistas privilegiadas para a paisagem natural circundante e luz natural abundante.

Linda lareira

A lareira a lenha garante o aquecimento e conforto nos dias mais frios. Observe como os tijolos de adobe à mostra deixam a casa com uma aparência rústica e aconchegante. Duas placas de pedra trazem ainda mais resistência à lareira.

Terra à mostra

As paredes com terra à mostra trazem um maravilhoso toque rústico para a casa. As esquadrias de madeira complementam a decoração. Observe como as arandelas com luz quente valorizam a textura natural da parede

Cozinha

A cozinha é integrada no núcleo social, mas quando as portas de correr de vidro e de caixilhos de madeira estão abertas, o terraço da churrasqueira e a cozinha formam um espaço único. Para além dos armários feitos à medida, a cozinha conta com uma bancada em forma de ilha, com armários de madeira e tampo de granito preto e com uma bancada de madeira para servir de apoio às refeições.

Sala de jogos

Em vez de uma mesa de jantar, os clientes optaram por uma mesa de bilhar que materializa momentos de lazer e de entretenimento para toda a família.

O espaço sob a escada, que dá acesso ao segundo piso, foi utilizado como jardim. Os amplos planos envidraçados que revestem a fachada leste contrastam com as paredes de adobe e com a madeira e proporcionam uma sensação de integração e de fusão entre o espaço interior e exterior.

Terraço e piscina

Na área exterior do primeiro andar, criou-se um amplo terraço com deck de madeira que abriga o espaço gourmet integrado com a piscina infinita. Os dois quartos e a sala de televisão abrem-se para o terraço que serve como área de lazer e como varanda que se debruça sobre a paisagem natural.

Uma casa, no mínimo, original. Não concorda? Que área mais o impressionou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!