br_house: Janelas   por rui ventura | [v2a+e]

Um projecto de sonho com 227m²

anadomenti anadomenti
Loading admin actions …

Ao analisarmos uma casa estamos em última instância a analisarmo-nos a nós próprios, afirmava Gustav Jung, um dos fundadores da psicanálise que valorizava bastante a análise dos sonhos. Enquanto viajava pelos Estados Unidos em 1909, certa noite sonhou com uma casa que sabia ser a sua, ainda que esta fosse bastante diferente da casa onde ele realmente morava. Ao interpretar este sonho, apercebeu-se que esta casa era ele próprio…

Claro está que a casa, ou pelo menos a casa dos sonhos de cada um nada mais é que o reflexo de nós mesmos. Traduz todas as nossas qualidades, defeitos e gostos pessoais; é o espelho da nossa alma. No seguimento desta temática iremos apresentar lhe uma moradia de sonho: o reflexo do bom gosto e modernidade. Trata-se de um moradia unifamiliar com uma área total de 227 m², projectada pelo arquitecto Rui Ventura. Ficou curioso?!

A beleza da fachada

Antes sequer de imaginar-mos o interior da casa dos nossos sonhos, é na fachada que pensamos em primeiro lugar. Que tipo de linguagem deverá assumir? Qual é o meu estilo arquitectónico preferido? Essas são as perguntas que invadem tanto os nossos pensamentos. E a criação deste projecto não foi excepção. . .

Já que lote em questão não assumia nenhuma característica marcante que pudesse guiar o arquitecto para a criação deste edifício, foi importante dar uso à criatividade, uma vez que as opções de projecto seriam infinitas. 

As premissas

Sem grandes referências perante a envolvente mais próxima, deu-se grande relevância à localização do terreno: localiza-se em gaveto e tem uma excelente exposição solar a poente. Assim sendo, o projecto assenta  em dois aspectos, sendo que um deles assenta nas condicionantes do regulamento do loteamento e no programa habitacional imposto pelos clientes. Desta forma e partindo da vontade dos mesmos, nasceu uma moradia moderna com telhado em duas águas e com uma enorme animação volumétrica!

Uma fachada cega

Um dos pontos chave deste projecto é sem dúvida a fachada virada a norte! Aqui, a casa não foi pensada como tendo um interior e um exterior mas sim pensada como um volume único que liga os dois. A Norte, observa-se uma fachada totalmente cega, sem qualquer abertura de luz, fazendo desta forma sobressair os volumes da caixa de escada e da casa de banho da suite, que se destacam por entre o branco das paredes e a chapa metálica utilizada na cobertura. 

Uma fachada dinâmica

Já na fachada sul, e ao contrário do que acontece a norte, as aberturas de luz são os grandes protagonistas deste plano de fundo. Aqui, a fachada é marcada pelo ritmo e impasse criados através dos vãos. De diversos tamanhos e formas, tornam este volume bastante divertido. Já que se trata da fachada virada a sul, foi extremamente importante garantir o ensombramento adequado. Desta forma, foram impostas palas em todos os vãos, que mais parecem terem sido recortadas da zona onde estes foram inseridos. A sensação que nos dá é a de que com o anoitecer, as palas irão descer e voltar a pertencer à parede a partir da qual foram rebatidas. Na fachada lateral, foi introduzida discretamente a garagem: um volume rebaixado, mas totalmente enquadrado no edifício.

A piscina

Outra particularidade super interessante desta casa é sem dúvida a piscina,  já que ajuda a qualificar o exterior da habitação. Ao estar encostada à casa, reflecte o exterior para o interior assim como o interior para o exterior. Para completar este cenário de sonho, o deck em madeira faz a ligação entre os vários elementos assim como a transição entre os vários espaços.

A escada

Já no interior, é a escada que assume um papel de grande destaque no projecto. Se por um lado tem um carácter funcional – o de ligar os dois pisos que constituem esta moradia, por outro lado, a escada assume um carácter único que funciona um pouco como um objecto de design. 

Depois destas imagens confesse, é este exemplo o arquétipo da casa dos seus sonhos não é?!

Se gostou deste artigo, não se esqueça de deixar o seu comentário em baixo.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!