Casa moderna com toque mexicano

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje vamos dar uma volta pela montanhas de Jalisco (México) onde visitaremos uma casa que estamos certos que o chamará a atenção além de o fazer sonhar. Trata-se da Casa Cláudia, uma habitação rodeada de árvores e pinheiros ao sul da cidade de Zapopan. A fim da sua arquitectura encaixar na charmosa e espetacular paisagem mexicana, o desenho e conceito junta o estilo moderno com o rústico. Materiais da região e cores de terracota primam no exterior.

É um projecto desenhado e levado a cabo pelo arquitecto Jorge Arámbula do gabinete Excelência em Desenho, quem temos o gosto de dar a conhecer aos leitores da homify. Os seus projectos destacam-se pelos seus desenhos de habitações onde em todos características estéticas, ecológicas e impressionantes estão bem á vista. Vamos ver do que se trata?

Uma fachada dinâmica

Iniciamos o nosso passeio arquitectónico direccionado para a fachada principal. Nesta, destaca-se a sua mistura de volumes, texturas e cores, assim como os diferentes materiais. 

Destaques: dimensão e altura e sobretudo a parede de revestimento de tom terracota e a sua fonte. Como será esta parede vista de lado? 

Fachada lateral

Ao ver a fachada nesta perspectiva percebemos claramente o que há atrás da tal parede decorativa que falamos na foto anterior. Esta é nada mais nada menos, do que uma parede de cimento com cor de argila que permite proteger da forte luz directa para as janelas do piso térreo e do 1º andar.

Nesta posição, vemos que a casa é composta por 3 andares e que a presença de janelas de diferentes tamanhos é abundante. Um pequeno jardim circunda toda a casa.

Interiores totalmente luminosos

Ao entrar nos interiores, percebemos que são realmente luminosos e muito espaçosos. Na fotografia observamos a sala de jantar com altura dupla. Na parte superior existe uma grande janela que permite a entrada de todos os raios solares e claramente a luz natural é mais do que bem vinda.

A cor neutra das paredes e do piso faz com que o espaço ainda pareça mais cheio de luz. A mesa de refeições é em madeira e ferro forjado e destaca-se brutalmente no espaço, proporcionando um conforto encantador e um toque rústico a toda a casa. O candeeiro suspenso sobre a mesma é também de ferro forjado e está preso mesmo no topo te tecto, reforçando o lado moderno e elegante devido aos seus abajures delicados e em vidro. Sem dúvida um preâmbulo do que iremos ver de seguida no interior desta casa em Zapopan.

Cores claras primam nos interiores

Descemos a um piso ligeiramente inferior e separado da zona de refeições apenas por alguns degraus, pois as duas áreas distintas ocupam na realidade o mesmo espaço. Aqui, a altura do tecto é normal e comparada com a zona vizinha existe uma grande diferença. As paredes e piso seguem também aqui a mesma regra da zona superior criando um ambiente uniforme, neutro, fresco e moderno.

O detalhe da mesa de apoio ao centro, adapta-se perfeitamente ao desenho da mesa de refeições: madeira com ferro forjado. Se quer ver mais ideias de mesas de centro para a sala de estar, convidamo-lo a visitar este artigo:centre-se nas mesas de centro!

Cozinha minimalista

A cozinha caracteriza-se por um estilo minimalista. As paredes e piso mantêm-se iguais às outras áreas mostradas anteriormente. Nesta habitação, o estilo rústico brilha pela sua ausência, dando espaço ao moderno e ao minimalismo em toda a sua expressão. 

Bancadas de granito num tom bege, armários de cor branca e electrodomésticos de aço à vista reforçam o lado simples e funcional. Realmente os interiores são uma surpresa depois de conhecermos por fora toda a fachada – nunca imaginaríamos este conceito nos interiores.

Corredor com altura dupla

Corredores e halls de entrada  por Excelencia en Diseño
Excelencia en Diseño

pasillo doble altura

Excelencia en Diseño

As zonas de dia e de noite da Casa Claúdia estão interligadas com uma grande escada de mármore. No andar superior, este, um corredor de simples acesso a quartos e casas de tornou-se algo mais especial com a colocação de estantes com livros e objectos pessoais. Na fotografia vemos uma passagem com altura dupla onde o muro de protecção de meia altura termina com acabamento em madeira. Destacamos ainda o reforço de iluminação natural através de clarabóias no tecto.

Um cheirinho da zona mais privada

A zona mais privada da casa não a mostraremos totalmente, mas apenas um detalhe com esta fotografia. A casa de banho é espaçosa, luminosa, moderna e com toque rústico que vemos claramente no pormenor da porta. A bancada de lavatório em mármore destaca-se no espaço e é ainda completada com um modelo fantástico de lavatório em cerâmica branca.

E ao anoitecer… .

Para nos despedirmos da Casa Claúdia, partilhamos consigo uma imagem brilhante da mesma durante noite cerrada. Vemos que na escuridão a casa brilha e se enquadra no meio natural. As cores quentes da fachada e das suas paredes decorativas destacam-se, tal como o fabuloso tecto com moldura e azulejo.

Que achou destes contrastes de estilos? Faz o seu género?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!