Cozinhas ecléticas por Tria Arquitetura

Simples, mas sensacional: casa com um interior apaixonante!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje, a homify desembarca em São Paulo, no Brasil, para lhe mostrar um sensacional projecto de remodelação. Localizada em Moema, esta moradia dos anos setenta foi inteiramente intervencionada para acomodar um jovem casal. A reforma, da responsabilidade do estúdio Tria Arquitetura, procurou preservar a essência do edifício original e aproveitar as estruturas existentes. Para além disso, o projecto buscou acrescentar conforto e funcionalidade aos ambientes e dar-lhes uma personalidade única.    

Comprar um terreno e construir, comprar uma casa pronta nova ou comprar um imóvel usado e remodelá-lo? Quem sai de casa e inicia uma vida nova, principalmente os jovens casais, enfrenta estas questões. A solução ideal depende da condição financeira de cada casal e, claro, das necessidades práticas e do estilo de vida por ele almejado. 

Para os que optam pela compra de um imóvel antigo, a nossa sugestão é que se faça um investimento na restauração do imóvel de forma a adequá-lo às suas necessidades e ao estilo de vida. 

Venha ver em detalhe o projecto que aqui hoje lhe deixamos.

Fachada principal

Uma das principais exigências do jovem casal, que procurou o estúdio Tria Arquitetura, era preservar a memória e aproveitar as estruturas existentes da casa original da década de '70. Após um diagnóstico, o estúdio constatou que a organização espacial original da sala, cozinha e quartos funcionava bem e atendia às necessidades do casal pelo que foi mantida. Porém, todos os ambientes beneficiaram dos vãos de portas e janelas aumentados, com vista a um melhor aproveitamento da iluminação e da ventilação naturais. Esta solução permitiu também uma melhor integração entre os ambientes interiores e exteriores, pátios e jardins. As novas esquadrias metálicas, pintadas de preto, evidenciam o carácter contemporâneo da intervenção.

Sala de estar

O elemento escolhido para manter a memória do edifício e dar-lhe um sentido de unidade foi o tijolo à vista da construção original. A parede foi descascada em toda a extensão da casa, tendo sido exposta um pouco da história da construção como as marcas das antigas tubagens e a idade do edifício. À excepção dos tijolos aparentes, que foram mantidos, todos os revestimentos do piso, parede e caixilhos foram substituídos, trazendo identidade e contemporaneidade aos ambientes.

O núcleo social tem um piso de madeira, fruto de uma demolição prévia, que dialoga com a parede de tijolo aparente, dando um toque rústico e realçando a sensação de aconchego do ambiente.

Cozinha e sala de jantar

A cozinha, como podemos ver pelo revestimento do piso, composto por dois materiais distintos, abriga dois espaços que se encontram: a cozinha e a sala de jantar. Esta solução optimiza o espaço e oferece praticidade ao casal. A cozinha é caracterizada pelo piso de ladrilhos hidráulicos de cor azul, que dão um toque de tradição ao ambiente, pelos armários de madeira de cor cinza feitos à medida e pela bancada de granito na cor preta. A sala de jantar sobressai pela presença do piso de madeira fruto da demolição, pela parede de tijolos à vista e pelo mobiliário tosco de madeira que realçam a rusticidade do ambiente.

Pátio interior e jardim

A cozinha e a sala de jantar beneficiaram da adição de uma generosa porta de correr de vidro que integra a cozinha e o pátio situado na parte traseira da propriedade. A superfície envidraçada inunda o ambiente com luz natural e oferece uma vista agradável para o jardim que pode ser visto por quem entra pela casa através do corredor. Assim se realçou a sensação de amplitude e de profundidade espacial.

Mobiliário vintage

A parede de tijolos cerâmicos da construção original tem uma iluminação especial, embutida no forro de gesso, para realçar a textura da superfície. No que ao mobiliário diz respeito, o destaque vai para o armário vintage que traz um toque de tradição ao ambiente. O armário serve para armazenar as bebidas e os copos.

Jabuticaba

O jardim, situado no pátio posterior, tem como grande atracção uma jabuticaba, uma árvore frutífera brasileira. Para além da função ornamental, a jovem e exuberante jabuticaba já dá frutos e serve para adocicar o paladar do jovem casal e também para atrair os pássaros para o jardim.

Cozinha exterior

A parte traseira da propriedade foi a área que mais sofreu alterações. O quarto existente foi demolido e deu lugar a uma área coberta que abriga a churrasqueira. A área caracteriza-se pelos armários de madeira azulada feitos à medida que dialogam com os armários da cozinha. A mesa de jantar redonda com acabamento em laca azul e as cadeiras de design contemporâneo realçam a elegância e o estilo jovial do ambiente. O painel de madeira esconde uma casa de banho de serviço e dá um toque rústico e personalidade ao ambiente.

Casa de banho

A casa de banho do casal caracteriza-se pela preponderância das superfícies brancas. A casa de banho tem um piso de porcelanato e de ladrilhos hidráulicos. O lavatório é composto por armários de madeira laqueada em branco e uma pia esculpida em mármore, material que realça a elegância do ambiente.

Quarto principal

No piso superior, foi criada uma casa de banho para o segundo quarto; o quarto principal transformou-se numa suíte. A laje de cobertura do piso inferior transformou-se numa pequena varanda privativa. A generosa abertura de vidro, com caixilhos metálicos pintados de preto, permite a entrada abundante de luz natural e emoldura a vista para o jardim do pátio frontal, tornando o espaço mais agradável, fresco e aconchegante.

O que achou da forma como se remodelou e decorou esta casa originária da década de '70?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!