Casas rústicas por Zani.arquitetura

9 churrasqueiras incríveis para espaços pequenos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Os portugueses gostam de organizar convívios em torno de um bom churrasco. O clima é propício e a maneira de ser expansiva que nos caracteriza também. Apesar de ser um espaço social importante no nosso contexto, nem todas as casas são dotadas de um espaço exterior amplo. Contudo, é possível converter espaços pequenos em áreas de lazer com churrasqueiras agradáveis e práticas.

Neste artigo, trazemos alguns exemplos sensacionais de churrasqueiras adaptadas a espaços pequenos, mas que proporcionam o máximo de funcionalidade e comodidade. 

Veja as fotografias que seleccionámos e inspire-se nestes apelativos ambientes que tornam qualquer dia de folga mais prazeroso e, claro, saboroso.

No alpendre dos fundos

Mesmo que o seu alpendre não seja espaçoso, é possível adaptá-lo para receber uma churrasqueira e uma pequena área de estar, como se vê neste projecto, no qual o alpendre se abre para o jardim. O alpendre integra uma churrasqueira e um forno de piza – ambos revestidos com madeira de demolição – e ainda uma bancada de apoio. A integração com o jardim cria a impressão de o espaço ser maior, para além de o tornar mais agradável.

Personalizar

Se o seu apartamento já contempla uma churrasqueira, então só terá o trabalho de personalizar o espaço e de o deixar mais aconchegante para receber os seus amigos. Neste projecto, a varanda foi convertida num espaço de barbecue com área de refeições. A área inclui armários de madeira feitos à medida, uma bancada de granito e um revestimento cerâmico de cores distintas que acrescentam praticidade e personalidade ao ambiente. A mesa posicionada junto à parede garante conforto sem obstruir a circulação.

Aproveite o seu alpendre

Casas rústicas por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência P.D

Zani.arquitetura

Quem dispõe de um alpendre, pode aproveitar este espaço para instalar uma churrasqueira. Neste projecto, assinado pelo estúdio Zani Arquitetura, o alpendre, situado na zona adjacente à cozinha e à sala de jantar, foi aproveitado para a criação de uma churrasqueira compacta e funcional. As superfícies revestidas por tijolos e a estrutura de madeira aparente realçam o estilo rústico do ambiente que conta ainda com prateleiras e bancadas revestidas por granito e com três candeeiros de cor preta de design contemporâneo que rematam a decoração.

Na área exterior – I

Terraços  por homify

Usualmente, a churrasqueira fica situada no exterior, por questões práticas. Uma porção de área livre na parte exterior pode, então, ser convertida numa zona de churrascos. 

Neste projecto, o espaço foi construído nas traseiras, proporcionando maior privacidade aos moradores. O espaço compacto conta com uma churrasqueira feita com tijolo aparente e bancadas com tampos de granito. A estrutura de madeira aparente do telhado e o mobiliário rústico definem a atmosfera.

Na área exterior – 2

A construção de uma churrasqueira não exige um grande investimento. Se a churrasqueira é feita de tijolos à vista, como neste projecto, aproveite para explorar este estilo mais rústico, complementando o ambiente com uma pérgola de madeira, uma estrutura simples e económica, e realçando a decoração do ambiente com móveis de madeira e de design simples, criando um ambiente mais informal e despojado.

No jardim

Como já mencionado, os espaços abertos, por razões óbvias, são os mais propícios à construção de churrasqueiras. Neste projecto, criou-se uma estrutura de madeira aparente com uma cobertura de palha natural que protege o espaço compacto da churrasqueira. Situada no jardim, a churrasqueira proporciona aos moradores e convidados um ambiente convidativo e descontraído. 

No interior também vale

Nada impede que a varanda do apartamento seja aproveitada para a criação de um espaço gourmet, com churrasqueira, desde que respeitadas as regras do condomínio. Neste projecto, a varanda com churrasqueira foi integrada no núcleo social, tornando o ambiente mais amplo e aconchegante. Portas de correr de madeira servem para esconder a churrasqueira, quando esta não está em uso. O projecto de marcenaria e de iluminação acrescentam personalidade e funcionalidade ao ambiente.

Integrada na cozinha

Se no pior dos cenários, não dispuser de nenhum metro quadrado de área livre para ter uma churrasqueira no programa de necessidades da sua casa, a solução pode estar dentro de casa. Neste projecto, a churrasqueira foi integrada na cozinha, tornando-a mais versátil. A cozinha é inspirada na estética dos pubs londrinos e conta com um piso e bancadas revestidos por granito preto. As paredes pintadas de vermelho e os quadros com imagens de bandas de rock realçam o estilo jovial e underground do ambiente.

Integrada na área de serviço

Se dispõe de uma área livre na parte exterior da casa, mas não quer abrir mão da área de serviço, saiba que é possível conciliar a área de serviço com o espaço de barbecue com resultados bastante satisfatórios. Neste projecto, a antiga área de serviço foi convertida em espaço gourmet e área de lazer. Optou-se por armários e por materiais de cores claras para tentar camuflar a máquina de lavar. O tanque de inox pode ser usado como cuba em dias de churrasco. A churrasqueira surge revestida por tijolos e o espaço contém uma pérgola de madeira que a torna mais resguardada. 

Tem uma churrasqueira em casa ou gostava de ter? Então, esperamos que este livro de ideias o tenha ajudado a inspirar-se para a pôr ainda mais bonita.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!