Casas modernas por MG&AG.ARQUITECTOS

A casa paraíso

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

No homify 360º de hoje, propomos-lhe uma viagem até ao paraíso. É verdade, a habitação que hoje iremos ficar a conhecer é uma casa moderna absolutamente magnífica que o deixará impressionado. 

Vamos até Ibiza conhecer um projecto da autoria dos arquitectos Miguel Garcia Quetglas e Andres Garcia Castiella, que fazem parte do colectivo MG&AG.Arquitectos. Este atelier é liderado pelos dois arquitectos que também são pai e filho. Ambos privilegiam a utilização de materiais tradicionais da região bem como a preferência por linhas arquitectónicas modernas e contemporâneas.

As imagens seguintes espelham uma atitude irreverente e um conceito distinto que o deixará maravilhado. Vamos então conhecer esta maravilhosa casa paraíso, que certamente o deixará nas nuvens. Fique desse lado!

Fachada principal

A fachada principal da habitação compõe-se a partir de subtracções e acrescentos ao volume principal. Como já referimos anteriormente os arquitectos primaram pela utilização de técnicas mistas que unem a tradição com a contemporaneidade. Tendo como base a arquitectura tradicional da ilha, os arquitectos jogaram com diversos materiais e texturas criando assim um edifício rústico e moderno. 

Na fachada vemos como os diversos materiais se unem numa composição única na qual se destaca o branco e a pedra. A fachada caiada de branco ajuda a proteger a proteger a habitação das altas temperaturas ao mesmo tempo que lhe atribui um carácter rústico e tradicional.

Interior amplo e moderno

Passamos agora para os interiores que imediatamente nos impressionam. A fachada principal nada revelava acerca destes magníficos interiores. A área comum ocupa um espaço central que se divide do resto das divisões, única e exclusivamente graças a um pequeno degrau, que cria uma plataforma inferior onde se situa a sala de estar. Este jogo de níveis é típico da arquitectura mediterrânea que abdica de elementos verticais para compartimentar os espaços.

Sala de estar

Continuamos no mesmo espaço central da habitação onde a funcionalidade é de lazer. A decoração do espaço é discreta e minimalista. O mobiliário de linhas rectas segue um esquema de tons cremes e de madeira. O apontamento colorido é atribuído pelos grandes sofás vermelhos que criam uma atmosfera mais jovem e descontraída.

Refeições no interior e no exterior

A sala de jantar situa-se num local imediatamente adjacente à sala de estar e ambos os espaços estão apenas separados por um pequeno desnível no pavimento. 

Esta perspectiva mostra-nos como a casa está repleta de grandes vãos que permitem o prolongamento visual para o exterior. A conexão com o espaço exterior proporciona uma vista maravilhosa e uma grande sensação de liberdade no interior da habitação.

Transições

O acesso para o piso superior é efectuado através desta magnífica e moderna escadaria. O seu design cria um efeito de leveza e flutuação aparente. Repare no grande vão que ilumina toda esta zona ao mesmo tempo que revela uma maravilhosa piscina exterior.

Biblioteca contemporânea

Já tínhamos reparado na presença de uma mezzanine distinta mas nunca pensámos encontrar um espaço assim! Esta é uma área de trabalho com uma biblioteca particular. As paredes estão revestidas por estantes sendo estas acompanhadas por grandes rasgos horizontais que fazem deste lugar um espaço extremamente bem iluminado e com uma ventilação excelente.

A mezzanine possui uma abertura central criando assim uma espécie de percurso que se desenvolve em galeria em torno da biblioteca.

Enquadramento

Continuamos no piso superior onde encontramos um enquadramento perfeito deste local tão especial. Esta perspectiva permite-nos ter uma noção mais clara da grande simetria e rigor espacial no desenho arquitectónico deste lugar.

Detalhes únicos

Voltamos para o piso inferior para mais uma surpresa que nos impressiona pela sua simplicidade. A mezzanine permite que um candeeiro decorativo seja pendurado na cobertura atravessando os dois pisos e criando assim uma grande união entre os diferentes ambientes.

O jogo de vãos irregulares e com formas diferentes cria uma grande dinâmica espacial que contrasta com a simetria e planeamento do desenho do espaço.

Fachada posterior

E agora sim: o momento pelo qual todos aguardávamos. Esta é a fachada posterior da habitação onde se localiza o jardim privativo no qual os habitantes podem usufruir deste paraíso. A piscina, as palmeiras, o céu e as espreguiçadeiras conformam um ambiente único que nos remete imediatamente para férias e descanso.

Quando pensamos em Ibiza pensamos imediatamente na cor branca e no azul do mar. Esta imagem não poderia reflectir melhor este pensamento ao unir tudo isso numa perspectiva só. É caso para afirmar que esta habitação é mesmo um paraíso na terra!

O que achou desta habitação maravilhosa? Qual o seu espaço favorito? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!