Cozinhas modernas por Diego Alonso designs

Como ter uma cozinha espectacular com pouco dinheiro

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Falar de uma cozinha completa é falar de uma cozinha que inclua electrodomésticos, utensílios, iluminação e espaço. Beneficiar de todas estas qualidades pode ser muito dispendioso e requerer muito tempo de planificação. Contudo, não se apoquente. Há sempre uma alternativa.

Se começou a viver sozinho, com o seu par ou se se acaba de mudar para uma casa que comprou após muitos anos de esforço e de espera, recomendamos-lhe que leia com atenção as sugestões que lhe vamos deixar. Ser-lhe-ão, todas elas, úteis para tirar o máximo proveito de uma das principais áreas da casa – a cozinha – sem, com isso, gastar muito dinheiro.

Veja quais são.

​Escolha uma configuração funcional

Há elementos essenciais na decoração de uma cozinha. Todavia, antes de pensarmos neles, é importante perceber como se vão distribuir no espaço para que este não fique demasiado cheio e, como tal, pouco funcional. Seja criterioso no que diz respeito à escolha dos electrodomésticos e utensílios que lhe serão úteis para as actividades diárias da cozinha. Não se entusiasme pois acabará com uma míriade de objectos que  não usa a ocupar espaço na sua cozinha e que acabarão esquecidos. Uma boa ideia é ter sempre à mão aquilo que usa com mais frequência.

​Economize com o branco

Cozinhas modernas por ARCE MOBILIARIO
ARCE MOBILIARIO

Proyecto Arce Cocinas

ARCE MOBILIARIO

Os processos de remodelação requerem, normalmente, avultados gastos monetários e de tempo. Assim, deve-se avaliar que materiais devem ser usados na nova decoração da cozinha ou se pode reciclar móveis – ou outras peças – antigos. O branco é sempre um bom ponto de partida ou de viragem. É uma cor consensual, que se encontra facilmente no mercado e que permite que seja versátil no que à decoração diz respeito. Para além disso, a sua beleza intemporal evita que se canse dela e que tenha menos necessidade ou vontade de remodelar o seu espaço de tempos a tempos. O branco é também benéfico para ampliar espaços pequenos ou iluminar áreas escuras.

​Inclua uma ilha

Não raras são as pessoas que pensam que uma cozinha só pode ter uma ilha se for ampla. Contudo, não tem necessariamente que ser assim. Se uma cozinha estiver bem distribuída e for bem planeada, também é possível a adição de uma ilha de cozinha. Pode optar por ilha mais pequena ou até com rodas, sendo que, a esta última, pode encostar para uma das paredes da cozinha quando precisar de mais espaço livre ao centro. Lembre-se, também, que este novo elemento pode ser multifuncional e, por isso, desimpedir espaço noutros sítios. Há ilhas que incluem pia, frigorífico, garrafeira, armários e prateleiras, zona de refeições, área de preparação de alimentos, entre outras coisas.

​Ervas aromáticas: decoração e não só!

Cozinhas campestres por The Cotswold Company
The Cotswold Company

Marseille Distressed Granite Top Assembled Kitchen Island

The Cotswold Company

Actualmente, a maioria dos projectos de decoração incluem um pouco de natureza. Na cozinha, há uma escolha que nos parece óbvia: as ervas aromáticas. Para além de enriquecerem os seus cozinhados, trazem uma nota de cor e de beleza ao espaço. No mercado – e a preços muito acessíveis – encontra soluções muito originais para armazenar as suas ervas aromáticas. Depois de as cultivar, por que não rotulá-las, usando uma placa de lousa? Simples, bonito e barato.

​Sistema de armazenamento

Cozinhas modernas por homify

A arrumação é prioridade na cozinha. Actualmente, existe um sem fim de modelos de armazenamento que lhe permitem manter tudo em ordem de uma maneira funcional e económica. Em cozinhas pequenas, pense na vertical, e instale armários do chão ao tecto, a todo o comprimento. Use a ilha, se a tiver, para o mesmo efeito. Escolha materiais com uma boa relação qualidade-preço. Lembre-se que materiais demasiado baratos podem fazê-lo entrar em despesas mais cedo do que tencionava.

​Vinis para modernizar a cozinha

Se olha ao seu redor e acha que a sua cozinha precisa de uma lufada de ar fresco, pode sempre dar uma nova vida às paredes através da colocação de um vinil com um desenho que o agrade ou com uma frase divertida e cativante como é o caso da que vemos na imagem, cortesia da Home Staging Factory. Os vinis são uma forma fácil e barata de emprestar individualidade a um espaço e até definir um tema que o caracterize. Contudo, coloque o vinil numa parede importante dentro do espaço ou o impacto do mesmo será menor.

Por qual destas ideias optaria para fazer da sua cozinha um espaço mais convidativo? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!