por HOUSE HABITAT

Casa pequena mas SÓ no tamanho

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

A todos os apreciadores do design escandinavo, dedicamos este artigo sobre uma incrível casinha de campo espanhola, perfeitamente decorada ao estilo nórdico e recheada de soluções amigas do ambiente.

Esta casa branca de neve podia fazer parte de uma qualquer aldeia de Portugal, mas fica em Barcelona e foi executada pelo estúdio da House Habitat, mostrando todas as vantagens do minimalismo escandinavo, que permite ampliar visualmente pequenos espaços e tornar uma casa pequena numa casa muito elegante, ao mesmo tempo que nos dá entrada num mundo de conforto e poupança energética.

A casa foi construída sobre uma colina, e, por isso, tem uma bela vista da cidade e das montanhas arborizadas abaixo. Na cave tem a garagem e a primeira entrada para a casa a partir da rua, enquanto o segundo andar é totalmente residencial com um terraço muito espaçoso. 

Venha connosco e apaixone-se por esta casinha que de pequeno só tem o tamanho!

Acolhedora e romântica

  por HOUSE HABITAT
HOUSE HABITAT

CASA ECOLÓGICA

HOUSE HABITAT

Ver esta casa tão amorosa dá uma imediata sensação de boas-vindas! Um alpendre perfeito recebe-nos de braços abertos, com uma área sombreada, ótima para um clima mediterrânico onde o sol brilha grande parte do ano.

No próprio terraço, encontramos dois espaços num só, ambos imediatamente percetíveis- um familiar, com uma mesa de refeições exterior para aproveitar o sol do sul, e o outro mais privado, onde um sofá é anfitrião de um canto de leitura ou de uma conversa ao som das cigarras.

Imediatamente notamos o cuidado ambiental tido com esta construção, pois a casa foi elaborada com materiais da região e planeada para necessitar de pouca manutenção, diminuindo assim o impacto ambiental da sua implantação no terreno.

Uma cozinha muito familiar

A cozinha tem um tom muito familiar e uma estreita ligação ao espaço exterior, sendo aberta diretamente para o terraço, como não podia deixar de ser!

Apesar das suas dimensões não serem muito grandes esta cozinha tem tudo o que é necessário para ser muito funcional e percebe-se de imediato que é um espaço pensado para ser utilizado diariamente. Os equipamentos estão alinhados de encontro à parede, em frente à ilha de preparação dos alimentos, que por sua vez permite servir os alimentos imediatamente na mesa de refeições, em madeira castanha escura, a destacar-se da brancura do espaço. Um estilo simples e despretensioso, que produz uma cozinha não imaculada, ou de design arrojado, mas perfeita para o dia-a-dia de uma pequena família.

O espaço ideal para uma vida sossegada

O branco que predomina em toda a sala, assim como em toda a casa reflete a luz que penetra pelas amplas janelas e dá ao espaço uma atmosfera límpida e alegre. O fogão a lenha negro atrai de imediato o olhar e é o polo agregador de toda a sala, uma vez que tudo se dispõe à sua volta para usufruir do seu calor quando as temperaturas estão baixas lá fora. 

A decoração no geral é simples e funcional, oscilando entre o rústico e o moderno, e o sofá às riscas cinzentas é uma agradável interrupção ao branco, sem ser demasiado impositivo ao olhar!

Escadas inundadas de luz

As escadas que dão acesso às áreas mais privadas da casa, os quartos, são um primor de simplicidade e beleza. A luz que entra a jorros pelas generosas janelas e é ampliada pelo branco brilhante das superfícies, ilumina os degraus na perfeição, permitindo uma poupança energética substancial num local que se quer bem iluminada para maior segurança de quem os utiliza.

Um mobiliário rústico em vime permite desfrutar com todo o conforto desta atmosfera agradável, simples e muito bela.

Alegre e descontraído

É incrível a forma como uma simples manta de retalhos, tão rústica e até antiquada, dá todo um tom de alegria campestre a este quarto de casal! Neste quarto a decoração oscila entre o rústico e o marítimo da imagem na parede, mas o que realmente lhe dá relevo é o quadro verde que se abarca pela janela. E a cama foi estrategicamente colocada de forma a receber em cheio toda a luminosidade e calor da luz solar.

Esta casa tem apenas 170 m2 , e tem três quartos, um dos quais mostramos na imagem. Todos estão vestidos de branco integral com decoração rústica e um pouco chabby-chic.

Casa de banho moderna e funcional

Esta casa de banho parece um pouco discrepante do esquema cromático e decorativo da casa, mas funciona na perfeição. Aqui o cinzento escuro toma o controlo, mas é imediatamente amenizado pelos móveis brancos. O espelho devidamente iluminado por três luminárias ajuda a dar amplitude a um espaço de dimensões reduzidas, e a divisória do duche, em vidro transparente, permite uma distribuição homogénea da luz natural.

Nobre material de revestimento

A madeira natural que reveste a casa pelo exterior e muitas vezes no interior é provavelmente a sua característica mais marcante! É um material nobre, de produção local e com grande qualidade que ajuda a reduzir o impacto ambiental da construção da moradia e que ajuda a manter baixos os custos de habitação, aumentando os níveis de conforto. Funciona como isolamento térmico e acústico, e permite que a casa respire, contribuindo para um melhor ambiente interior.

Quer ver outra fantástica casa de madeira? Então leia também o artigo ’Esta casa de madeira é fenomenal!’

Ficou enamorado desta casinha tão bonita, ou prefere projetos mais arrojados?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!