Dicas fáceis de marcenaria versátil!

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

A arte da marcenaria nos dias de hoje se tornou mais do que um ofício, a fabricação de móveis, como estantes, armários, cômodos, guarda-roupas e outros utensílios tão necessários no dia a dia se desenvolveu e deu lugar a um campo extenso de possibilidades para a criação. Cada vez mais artistas, designers e arquitetos voltam atenção para a madeira como material versátil e reciclável, unindo-a com outros distintos materiais como o ferro, tecidos e concreto.

Nesta matéria, mostraremos algumas peças de mobiliário criativo, que podem te dar novas idéias de como se apropriar da madeira e seus inúmeros desdobramentos que podem ajudar a compor os ambientes da sua casa e fazer você por a mão na massa.

Estantes práticas

Corredor, hall e escadas  por Such & Such
Such & Such

Crash Bang Wallop

Such & Such

Trabalhar com marcenaria muitas vezes não é sinônimo de complexidade, estantes bem lixadas e retas podem ser muito práticas e elegantes quando combinadas com materiais como o concreto. Nesta imagem é possível ver objetos em madeira como rádios e copos, um grau de dificuldade maior na elaboração mas que equilibram a dureza do concreto.

A madeira bruta

Sala de estar  por D2 Studio
D2 Studio

Stolik MUMMY COFFE TABLE

D2 Studio

Quem nunca viu um pedaço de madeira ou tronco caído e pensou que poderia utilizá-lo de alguma forma?

A madeira bruta pode sugerir muitas funções distintas. Com um bom acabamento é possível construir bancos, mesas, tábuas para corte de comida entre outros interessantes mobiliários. 

Unico e feito a mao

o rodrigo que fez é uma marca bem original que mostra como o design contemporâneo pode dialogar com acabamentos rústicos. A marca desenha e produz peças únicas com técnicas de marcenaria tradicional, sem omitir as características individuais da madeira.

Praticidade r mobilidade

Inspirada na cadeira da arquiteta Lina Bo Bardi, a cadeira de três encaixes é estável e bem resolvida, suas formas geométricas dão uma característica atemporal ao projeto. Sistemas de encaixe se tornaram cada vez mais comuns, sem a necessidade de pregos ou parafusos, deste modo é possível montar e desmontar o objeto e transporta-lo com facilidade. 

Mobilidade e praticidade

Casa  por homify

A marcenaria contemporânea, tende ser algo pratico e acessível. Cada vez mais elaboram-se produtos com mobilidade ou fácil encaixe, que permitem que o consumidor além de transportar e instalar com mais facilidade o objeto, possa fazer parte do processo de construção da peça comprada. Nesta imagem, vemos um objetos  que soma as funções de mesa de apoio, porta objetos e luminária. 

Madeira rústica

A reciclagem das toras de árvores como luminárias para interiores e jardins, mesinhas e suportes de prateleiras é simples e possível a partir da instalação de lâmpadas comuns e LED. Combinada com vidros, lâmpadas diferentes ou metais a madeira rústica ganha um ar de modernidade.

Luminarias criativas

Escritório  por Iron and wood
Iron and wood

Foto portada

Iron and wood

Luminárias são divertidas podem ser a escolha certa para renovar no ambiente. As chamadas luminárias criativas em madeira podem ser construídas em diversos formatos, com sobras de madeira pequenas, são elementos decorativos para escritórios, mesas de cabeceira e até mesmo podem ser colocadas na cozinha. São capazes de proporcionar elegância e modernidade aos cômodos da casa e torna-los deste modo mais aconchegantes.

Mobilidade e praticidade

O projeto em marcenaria pode adquirir funções práticas e cada vez mais têm chamado atenção para o comércio de rua. Food trucks e lojas ambulantes cada vez mais se empenham no modo de apresentar sua marca e oferecer ao consumidor não apenas qualidade no produto, mas também toda uma experiência que a marca quer traduzir. Neste sentido, é importante considerar o mobiliário em que o produto será veiculado, como carrinhos de madeira, mesas dobráveis, bancos, enfim,  tudo voltado para criar um ambiente que traduza o conceito da marca.

Vintage

Esta leve mesa, funciona como uma bancada para comidas de um food truck, mas também como um escritório. Fácil de se transportar, o design favorece a forma vintage de carteiras de colégio dos anos 60, mas dá um tom leve ao compor com a superfície de madeira.

Mesa de luz

Escritório  por b_structure
b_structure

SD_0430_004

b_structure

A mesa de luz possui a combinação de três elementos básicos: ferro, vidro e madeira. A borda de madeira permite sutileza e uma combinação mais clássica para a mesa com materiais industriais. A dupla função da mesa, é o que lhe dá a denominação de objeto versátil, funciona bem em escritório, hall de entrada, sala de estar como um bar futurístico ou até mesmo na cozinha. 

Cadeiras de balaço

Quarto de crianças  por b_structure
b_structure

WC_0430_001

b_structure

O conforto proporcionado por uma cadeira de balanço é uma sensação que nos tranquiliza. Por ser um móvel que possibilita tamanho relaxamento, até hoje as cadeiras de balanço são uma das peças mais queridas pelos decoradores em projetos para salas de estar, quartos infantis e entre outros.Cadeiras de balanço lembram casas no campo ou salas de estar da avó, mas esta poltrona se direciona a um público que busca conforto com estruturas simples e modernas. 

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!