Salas de jantar mediterrânicas por RIBA MASSANELL S.L.

Uma casa de 80m² simples, mas bonita

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Nesta adorável casa rústica, todos os dias parecem fim-de-semana. A moradia de apenas 80m² encontra-se num local ideal para que os proprietários se consigam evadir do bulício da cidade, oferecendo um interior simples e acolhedor que se obteve graças à  criteriosa seleção de materiais e da decoração simples e moderna na qual o branco prevalece.

Este rectângulo de 12 metros por 8 metros combina bom gosto, singeleza e funcionalidade, usando a madeira como material principal: desde a estrutura da vivenda até ao seu revestimento exterior, implementaram-se diferentes tipos de tecnologia e de processos construtivos para incorporar este material no projecto, sendo um dos favoritos dos designers e arquitectos pela sua beleza, sustentabilidade e resistência.

Vamos conhecer esta agradável casa. Curioso? O projecto é da autoria Riba Massanell S. L.

​A fachada principal

Casas mediterrânicas por RIBA MASSANELL S.L.
RIBA MASSANELL S.L.

CASA CON ESTRUCTURA MADERA

RIBA MASSANELL S.L.

O plano frontal da moradia evidencia uma arquitectura totalmente funcional e simples que combina profundidades, recuos e avanços e materiais nobres que criam uma composição rústica e, ao mesmo tempo, clássica. Com um alpendre a dar as boas-vindas, a fachada é acolhedora e tradicional, combinando madeira, telhas cerâmicas e painéis de madeira e de cimento que criam formas rectangulares na superfície branca.

​Alpendre

Cruzando o limiar do alpendre, entramos numa generosa área coberta que recebe os convidados e, ao mesmo tempo, funciona como lugar para espairecer, dispondo de um conjunto de mesa e cadeiras, ideal para tomar o café da manhã. A partir desta perspectiva, conseguimos ver a elaborada estrutura de madeira da moradia, feita com vigas robustas que contrastam com o branco das paredes, trazendo mais calor ao espaço.

​Sala confortável

Salas de jantar mediterrânicas por RIBA MASSANELL S.L.
RIBA MASSANELL S.L.

PUERTA ENTRADA Y COMEDOR

RIBA MASSANELL S.L.

Ao abrir a porta de entrada, acedemos directamente à área da sala de jantar com uma atmosfera acolhedora. Deparamo-nos, neste espaço, com os mesmos tons e materiais para o piso que vimos no exterior, enquanto as paredes repetem o tom branco das fachadas, fazendo com que esta pequena moradia pareça maior e mais luminosa. Com a selecção de mobiliário e a decoração simples, a área social principal não parece tão pequena.

​Sala de jantar agradável

Adjacente à sala de jantar, existe uma cómoda sala de estar adornada por um quadro colorido e candeeiros brancos para não gerar distracção. Separada por uma parede, mas com uma grande abertura, está uma cozinha moderna e luminosa que veremos em detalhe já de seguida. Luminosa e em tons neutros, a cozinha e a área social unem-se graças ao uso da cor branca e da continuidade do tecto de madeira que a parede e prolonga-se por ambos os espaços.

​Um toque moderno

Com um ambiente muito moderno que contrasta com o resto da vivenda, mais rústica, a cozinha desenvolve-se em L, consubstanciando um conceito minimalista e sofisticado graças à combinação de cores monocromáticas e peças de linhas simples. Os móveis brancos, o tampo em preto matizado e as paredes em vidro temperado geram um conjunto apelativo e moderno que conta com um amplo espaço de armazenamento que aproveita ao máximo a área disponível. Sem se ter esquecido a mesa para o pequeno-almoço, aproveitou-se para acrescentar uma mesa desdobrável que tira melhor partido do espaço.

​Quarto delicado e sereno

Para finalizar a visita, chegamos ao quarto principal da casa: um espaço sereno com tons em azul e branco, uma combinação relaxante para não sobrecarregar esta zona de descanso. Os têxteis funcionam, sem dúvida, como protagonistas deste quarto, onde as paredes foram deixadas totalmente em branco. De realçar, ainda, o tecto em madeira já presente no núcleo social da casa.  

As pequenas dimensões desta moradia foram superadas através da arquitectura rústica, das cores escolhidas e do mobiliário simples e funcional.

O que achou desta bonita vivenda? Alguma das divisões lhe chamou mais a atenção?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!