Casas coloniais por Mina Arquitetura & Construções

Uma habitação de estilo colonial para toda a família!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje vamos conhecer uma habitação magnífica e tradicional com um estilo único. Uma casa modesta e simples mas com detalhes acolhedores que nos derretem o coração, como é o caso do telhado tradicional de duas águas, galerias exteriores cuja perspectiva culmina numa fantástica piscina ou mesmo um espelho de água com uma cascata que confere um toque contemporâneo à habitação.

O estilo colonial foi implementado no Brasil com a chegada dos portugueses após o ano de 1500. O colonialismo segue linhas arquitectónicas tradicionais. Uma vez que este estilo já é um pouco antiquado, estas casas quase sempre necessitam de uma reabilitação, com o objectivo de lhes atribuir uma nova vida, e nesse sentido o projecto que lhe iremos mostrar hoje, é uma reabilitação da autoria dos profissionais Mina Arquitetura & Construções de São Paulo.

Continue desse lado e deixe-se levar por esta magnífica habitação de estilo colonial!

Uma fachada tradicional

A primeira impressão que temos da habitação revela-se na sua grande simplicidade aparente. A casa possui apenas um nível que se traduz num grande e extenso piso térreo onde se concentram todas as divisões do programa habitacional. A casa possui um telhado tradicional com duas águas e encontra-se rodeada de um maravilhoso jardim com uma grande diversidade a nível de vegetação. A fachada é maioritariamente branca e por isso, as paredes coloridas destacam-se criando assim um grande contraste a nível de cor.

Jardim perfeito

Iniciamos esta viagem tropical num dos locais mais especiais da habitação: o jardim. O jardim é amplo e verde, aqui encontramos uma flora diversificada e tropical graças à sua localização. No Brasil as palmeiras são espécies constantes e extremamente características do clima temperado e quente característico desta zona.

Detalhes e contrastes

Apesar da fachada ser puramente tradicional esta espelha alguns detalhes modernos como é o caso da utilização da cor na fachada.

É frequente encontrarmos várias edificações com este estilo no Brasil. O estilo de arquitetura colonial foi implementado a partir do ano de 1500 coincidindo com a chegada dos portugueses ao Brasil. Este estilo manteve-se até à Independência do país, em 1822. 

Uma galeria exterior

A galeria exterior é um dos locais mais especiais desta habitação. Aqui os habitantes podem deslocar-se no exterior da habitação embora este seja um espaço coberto e resguardado. A vista é maravilhosa e culmina sempre no jardim onde podemos encontrar diversas espécies de vegetação.

A galeria é composta por grandes arcos que criam um percurso dinâmico e ritmado onde os habitantes podem desfrutar de uma zona coberta que também serve para fins de lazer.

Natureza

Continuamos pelo jardim onde um grande e extenso lago artificial rodeia a habitação adicionando à composição um outro elemento natural: a água. É possível vermos como este elemento se enquadra perfeitamente no enquadramento geral do edifício criando uma união entre a construção e a envolvente natural. 

A montanha enquadra a paisagem terminando assim esta pintura magnífica com a qual nos deparamos no jardim desta magnífica habitação uni-familiar.

Cascata

Como se não bastasse este lago possui uma pequena cascata que cria um efeito visual e sonoro único. Esta cascata é um remate visual da edificação conferindo assim, um toque de frescura e naturalidade ao ambiente. Quem não gosta de escutar o som relaxante da água a correr?

Interiores rústicos

Ao entrar na casa o primeiro local com o qual nos deparamos é a cozinha. Ao fundo podemos observar a porta de entrada, ao lado desta existe uma janela com vista para o jardim. A maior parte das paredes interiores da habitação são brancas à excepção da zona da cozinha. O pavimento também é claro e o mobiliário em madeira confere um estilo rústico aos espaços interiores da casa.

Cozinha

A cozinha é uma divisão encantadora pelo seu estilo e mobiliário rústico. A madeira é então o material que aqui se destaca estando esta presente das mais diversas formas nomeadamente no mobiliário da cozinha, incluindo mesa e respectivas cadeiras.

Encontramos ainda alguns detalhes modernos que já foram adicionados posteriormente como é o caso do mosaico colorido que resgata a mesma tonalidade da fachada da habitação, criando assim uma grande união entre o interior e o exterior.

Casa-de-banho fresca e luminosa

Terminamos este artigo na casa-de-banho, uma divisão ampla, clara, brilhante e sobretudo muito moderna! Depois das imagens anteriores, não estávamos à espera de encontrar uma divisão tão moderna e contemporânea quanto esta. Repare no design da peça de mobiliário do lavatório em pedra branca. Linhas rectas e uma estética puramente contemporânea tornam esta divisão num espaço único e verdadeiramente maravilhoso!

O que achou desta habitação tradicional?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!